Aula 3: Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira

Description

Definição de avaliação e quais os meios de avaliação utilizados na Educação Básica Brasileira
Verônica Burmann da Silva
Flashcards by Verônica Burmann da Silva, updated more than 1 year ago
Verônica Burmann da Silva
Created by Verônica Burmann da Silva over 6 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
FLASHCARD Aula 3: Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade
Avaliação é atribuir, ESTIMAR ou calcular o valor de algo. Não deve trazer medo mais sim Não há uma avaliação PERFEITA! Quanto mais instrumentos de avaliação mais próximos de evitar prejuízos de valor.
Os 3 momentos de avaliação: a pedagógica, a institucional e a em larga escala. Um único tipo de avaliação tende a igualar os desiguais.
Avaliação Pedagógica: tem relação direta de professor/aluno, utiliza instrumentos formativos de avaliação para observar o crescimento intelectual e social do aluno com a função diagnóstica: detectar falhas no aprendizado ressignificando conteúdos e a própria prática do professor.
Avaliação Institucional: a escola se avalia, verifica se os objetivos, as metas, as propostas e projetos do PPP estão sendo realizados de forma efetiva e legal. Objetivando um momento de avaliação e de transformação em práticas concretadas da atuação profissional.
Avaliação em Larga Escala: é um instrumento de acompanhamento global de redes de ensino com o objetivo de traçar séries históricas do desempenho dos sistemas que permitam verificar tendências ao longo do tempo, com a finalidade de reorientar políticas públicas.
Com o intuito de melhorar a QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) reuniu em um único indicador o fluxo escolar e a média de desempenho das avaliações. Depois de considerar diversos parâmetros socioeconômicos, foi possível determinar as metas que seriam atingidas pelo IDEB para a melhoria da educação.
SAESB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica avalia a Educação Básica brasileira e contribui para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), outro exame de larga escala, passou de, somente, avaliar o estudante no final da Educação Básica para uma forma de seleção para ingresso na Educação Superior. "Utilizar-se da avaliação para estabelecer um raqueamento, um instrumento de disputa, de meritocracia ou da obtenção de bônus salariais é desconhecer o sentido de qualidade na educação."
Referências Bibliográficas: FREITAS, Katia Siqueira; SOUSA, José Vieira de. Progestão: como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar? – Módulo X. Brasília: CONSED, 2009. www.inep.gov.br Tirinhas: http://comediadaeducacao.blogspot.com.br/2012/06/mais-charges-educacionais-e-ilustracoes.html http://educandoseufuturo.blogspot.com.br/2015/08/a-qualidade-da-educacao-brasileira.html http://www.fotolog.com/johncolvin/184000000000024701/
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de Alunos
Alessandra S.
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Revisão Para o ENEM em 20 dias
GoConqr suporte .
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .