SOCIOLOGIA

Description

Escravidão Gilberto Freyre Florestan Fernandes
neusamiotto
Flashcards by neusamiotto, updated more than 1 year ago
neusamiotto
Created by neusamiotto over 9 years ago
63
0

Resource summary

Question Answer
3- Quais são as influencias de Gilberto Freyre? Teve grande influencia na formação social do Brasil, principalmente na questão do racismo.
4- Por que Gilberto Freyre era contra a semana de arte moderna de 1.922? Porque Gilberto Freyre se declarava um tradicionalista e regionalista nordestino.
5- Qual era o pensamento sociológico de Gilberto Freyre e Florestan Fernandes? Gilberto Freyre - Precursor do pensamento sobre patrimônio imaterial (o saber, a cultura de um povo).Foi o primeiro sociólogo a substituir a idéia de raça pela de cultura. Florestan Fernandes - As escolas publicas de boa qualidade, seria um meio para reduzir as desigualdades sociais.
6- Por que a obra Casa-Grande e Senzala era considerada fundamental para a formação social brasileira? Porque retrata o pensamento brasileiro. Fez uma analise da contribuição do nativo e do negro para o Brasil.
7- Escreva uma síntese da obra Casa-Grande e Senzala. -formação sociocultural brasileira; -ênfase a questão da miscigenação que ocorreu principalmente entre brancos, negros e indígenas; -estrutura arquitetônica da casa grande expressaria o modo de organização social e política que se instaurou no Brasil (patriarcalismo).
8- Quem foi Florestan Fernandes? Florestan Fernandes foi um dos mais influentes sociólogos brasileiros, também considerado um dos maiores educadores.
9- Quais são as principais obras de Florestan Fernandes? 1-Revolução da Burguesia no Brasil; 2-A função social da guerra na sociedade tupinambá . 3- Método de Interpretação Funcionalista na Sociologia .
10- Qual é o pensamento de Florestan Fernandes? Que as escolas públicas de boa qualidade, seriam um meio para reduzir as desigualdades sociais.
11- Por que Florestan Fernandes era defensor das escolas públicas? Porque as escolas públicas reduziriam as desigualdades sociais.
12- O que levou Florestan Fernandes ser preso duas vezes? Foi preso durante a ditadura militar, porque ele era a favor da democracia.
13- Do que trata o livro Revolução da Burguesia no Brasil? -De momentos históricos brasileiros. Desde a independência, da constituição do Brasil, até a ditadura militar de 1964. -A ditadura militar é chamada por Florestan Fernandes de revolução burguesa.
14- Quais foram as faculdades que Florestan Fernandes fez? Filosofia, ciência e letras, na USP e mestrado em Sociologia e Antropologia.
15- Quais foram as conseqüências de Florestan Fernandes ser preso duas vezes? Passou a lecionar em universidades do Canadá e dos Estados Unidos, só retornando ao Brasil em 1977.
16- Qual a principal idéia do filme Servidão Moderna? Mostrar a condição do escravo moderno dentro do sistema capitalista e de evidenciar as formas de esconderem esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de atacar de frente a organização dominante do mundo.
17- O que muda na servidão moderna com os tempos de antigamente? Hoje, vivemos a falsa ilusão de sermos livres e, antigamente, os escravos tinham a plena consciência de que eram pessoas aprisionadas pelo sistema.
18- Quais as diferenças da escravidão moderna para a escravidão antiga? 1- Falsas ilusões de sermos livres; 2- A existência do consumismo na escravidão moderna (comprar celulares, computadores, televisores, etc.),
19- A qual sistema o documentário Servidão Moderna critica? O sistema de consumo sem limites.
20- Qual o seu ponto de vista do documentário Servidão Moderna e dos autores Gilberto e Florestan? Servidão moderna: uma comparação entre o escravo de ontem e o de hoje, enfatizando o consumo sem limites. Gilberto Freyre e Florestan: grandes sociólogos que despertaram a sociedade brasileira para o combate ao racismo e igualdade de classes sociais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2