Sociologia - Anhanguera

Description

Conforme curso de Serviço Social - Anhanguera
Larissa Sassi
Flashcards by Larissa Sassi, updated more than 1 year ago
Larissa Sassi
Created by Larissa Sassi over 6 years ago
66
0

Resource summary

Question Answer
Fato Social “Toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior: ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais” (DURKHEIM, 2002, p. 40).
Marxismo “Entende-se por marxismo o conjunto de ideias, dos conceitos, das teses, das teorias, das propostas de metodologia científica e de estratégia política e, em geral, a concepção do mundo, da vida social e política, que se podem deduzir das obras de Karl Marx e Friedrich Engels” (BOBBIO et al, 2004, p. 738).
Positivismo Perspectiva que defende que o estudo do mundo social devia ser conduzido de acordo com os princípios das ciências da natureza. Uma abordagem positivista da sociologia defende que se pode produzir conhecimento objetivo através da observação, da comparação e da experimentação (GIDDENS, 2005).
Proletariado “É um vasto grupo social constituído pelo subconjunto dos trabalhadores dependentes que, ocupados em diversos ramos no processo de produção capitalista, recebem um salário, em troca do trabalho prestado, de quem detém a propriedade dos meios de produção e o controle da sua prestação de trabalho” (BOBBIO et al., 2004, p. 1.015).
Sociologia “Sociologia, em sua definição mais básica, pode ser entendida como o estudo científico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas” (DIAS, 2013, p. 17).
Cultura Complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos inseridos em uma sociedade (DIAS, 2013).
Estereótipo “É a imagem que um grupo partilha de outro grupo, muitas vezes com visões/imagens distorcidas das características do grupo externo” (Id. Ibid., p.118).
Etnocentrismo O entendimento das ideias ou praticas de outra cultura através do prisma da nossa própria cultura. Um indivíduo etnocêntrico é alguém incapaz de olhar para outras culturas nos termos próprios destas ou o que não o deseja fazer (GIDDENS, 2005, p.691).
Max Weber “O filósofo Max Weber explicitou algumas das características básicas das sociedades industriais modernas e identificou debates sociológicos fundamentais, que ainda hoje permanecem centrais para os sociólogos” (Id. Ibid., p.13)
Socialização “A aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Esse processo tem início no momento em que nasce o indivíduo e só acaba quando morre” (DIAS, 2013, p.74).
Estrato Significa um conjunto de pessoas que detêm o mesmo status ou posição social (DIAS, 2013, p.180).
Globalização A interdependência crescente entre povos diferentes, regiões e países em todo o mundo, na medida em que relações econômicas e sociais abrangem todo o mundo (GIDDENS, 2005, p.693).
Macrossociológica O estudo de grupos, organizações ou sistemas em grande escala (Id. Ibid., p.695).
Ordem Social Sistemas de pessoas, relacionamentos e costumes que operam para a realização do trabalho de uma sociedade (DIAS, 2013).
Valores Sociais Um valor impõe-se ao indivíduo como uma evidência e um absoluto, que se pode melhorar, mas não se pode, normalmente, pô-lo em dúvida. Os valores organizam-se num “ideal” que a sociedade impõe aos seus membros. Tal ideia orienta os pensamentos e os atos dos indivíduos (Id. Ibid., p.130).
Ideologia “Ideias ou crenças partilhadas que servem para justificar os interesses dos grupos dominantes” (GIDDENS, 2005, p. 694).
Mudanças Sociais “Alterações nas estruturas básicas de um grupo social ou sociedade” (GIDDENS, 2005, p. 697).
Paradigma “Qualquer conjunto de crenças, valores, técnicas, regras e regulamentos, partilhadas pelos membros de uma determinada comunidade” (DIAS, 2013, p. 296).
Migrações Correspondem “ao deslocamento de contingentes humanos de uma região para outra, em caráter permanente ou temporário, por motivos políticos, econômicos, sociais etc.” (DIAS, 2013, p. 223).
Terceiro Setor “A expressão terceiro setor tem sido utilizada para [diferenciá-lo] dos outros dois setores clássicos da economia: o público e o privado” (DIAS, 2013, p. 240).
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
Migração
Leandro Ribeiro