IRDR

Description

Processo Civil Flashcards on IRDR, created by Van Bicalho on 23/11/2017.
Van Bicalho
Flashcards by Van Bicalho, updated more than 1 year ago
Van Bicalho
Created by Van Bicalho over 6 years ago
7
1

Resource summary

Question Answer
Qual é o objetivo do IRDR? Acelerar e uniformizar a solução de demandas de massa!
Quais são os pressupostos de admissibilidade do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas? Devem se apresentar simultaneamente? Simultaneamente: - efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito; - risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.
Caso a parte desista ou abandone o processo, será extinto? Não, isso não impedirá o exame de mérito do incidente. E em caso de abandono ou desistência, o MP deverá assumir sua titularidade.
O MP deverá obrigatoriamente intervir? SIM, caso não seja o requerente.
Em caso de inadmissibilidade por ausência de algum pressuposto, o IRDR poderá ser novamente suscitado? SIM, uma vez satisfeito o requisito.
Em quais hipóteses não será cabível o IRDR? Quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva
Há necessidade de pagamento de custas processuais? NÃO!
A quem será dirigido o pedido de instauração do IRDR? Como e por quem? Ao presidente de tribunal: - pelo juiz ou relator, de ofício; -pelas partes, por petição; -pelo MP ou pela Defensoria Pública, por petição. O ofício ou a petição será instruído com os documentos necessários à demonstração do preenchimento dos pressupostos para instauração do incidente.
A quem caberá o julgamento do IRDR? Ao órgão indicado pelo RI dentre os responsáveis pela uniformização de jurisprudência no tribunal. O órgão encarregado também julgará o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente. Obs.: No TRF1, será competência das seções.
Deverá haver algum tipo de publicidade da instauração e julgamento dos IRDRs? Por qual meio e por quem? SIM, serão sucedidos da mais ampla e específica divulgação e publicidade, por meio de registro eletrônico no CNJ. Os tribunais manterão banco eletrônico de dados atualizados com informações específicas (fundamentos determinantes das decisões) sobre questões de direito submetidas ao IRDR.
Existe um prazo para julgamento ou preferência? De acordo com o CPC, será de 1 ano e terá preferência sobre os demais feitos, salvo os que envolvam réu preso ou pedido de HC. Superado o prazo, cessa a suspensão dos processos, salvo decisão fundamentada do relator em sentido contrário.
Quem fará o juízo de admissibilidade do IRDR? o órgão competente para julgar o incidente
Admitido o incidente, o que fará o relator? 1) suspenderá os processos pendentes, individuais ou coletivos, que tramitam no Estado ou na região, conforme o caso; 2) poderá requisitar informações a órgãos em cujo juízo tramita o processo, que as prestarão no prazo de 15 dias; 3) intimará o MP para, querendo, manifestar-se em 15 dias.
Quem irá decidir eventual pedido de tutela de urgência? o pedido deverá ser dirigido ao juízo onde tramita o processo suspenso!
Em que hipótese poderá haver a suspensão de todos os processos individuais ou coletivos em curso no território nacional? E quem poderá requerer? Visando a garantia da segurança jurídica, qualquer legitimado (juiz ou relator, partes, MP ou Defensoria Pública) que propôs o incidente poderá requerer ao tribunal competente que decida o recurso especial ou extraordinário que determine a suspensão, em todo o território nacional, das ações que tenham por objeto a mesma questão jurídica. Caso não seja interposto o RE ou REsp, cessará a suspensão.
Qual é o prazo para que as partes, demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia requeiram a juntada de documentos, diligências? 15 dias, prazo comum Em seguida, o MP se manifestará, no mesmo prazo. O relator poderá designar data para, em audiência pública, ouvir depoimentos de pessoas com experiência e conhecimento da matéria.
Qual será a ordem de atos no julgamento? 1) o relator fará a exposição do objeto do incidente; 2) poderão sustentar suas razões, sucessivamente: - autor e réu do processo originário e o MP, pelo prazo de 30 min; - demais interessados, no prazo de 30 min., divididos entre todos, sendo exigida a inscrição com 2 dias de antecedência. Obs.: considerando o nº de inscritos, o prazo poderá ser ampliado.
Julgado o incidente, como será a tese jurídica aplicada? - a todos os processos individuais ou coletivos que versem sobre idêntica questão de direito e que tramitem na área de jurisdição do respectivo tribunal, inclusive àqueles que tramitem nos JECs do respectivo Estado ou região; - aos casos futuros que versem de idêntica questão de direito e que venham a tramitar no território de competência do tribunal.
No caso de inobservância da tese fixada em IRDR, qual o recurso cabível? Reclamação
Caso o incidente tenha por objeto questão relativa a prestação de serviço concedido, permitido ou autorizado, qual a providência que deverá ser tomada? o resultado do julgamento deverá ser comunicado ao órgão, ao ente ou à agência reguladora competente para fiscalização da efetiva aplicação, por parte dos entes sujeitos à regulação, da tese adotada
É possível a revisão de tese fixada em IRDR? Como funciona? SIM, e ela será feita pelo mesmo tribunal, de ofício ou mediante requerimento dos legitimados.
Qual é o recurso cabível do julgamento do mérito do incidente? Tem efeito efeito suspensivo? RE ou REsp, conforme o caso. Tem efeito suspensivo, presumindo-se a repercussão geral de questão constitucional eventualmente discutida.
Apreciado o RE ou REsp contra decisão de mérito do IRDR, qual será a consequência? A tese jurídica adotada pelo STF ou STJ será aplicada no território nacional a todos os processos individuais ou coletivos que versem sobre idêntica questão de direito.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROCESSO CIVIL
TANIA QUEIROZ
RECURSOS
Bruna Carneiro
Atos Processuais
Rogerio Lima
Processo de Execução
Leandro Rigo
LITISCON- SÓRCIO
Mateus de Souza
TUTELA PROVISÓRIA
Mateus de Souza
IMPROCEDÊNCIA LIMINAR PEDIDO
Mateus de Souza
Processo Civil - Jurisdição e Competência
Didi Tuk
Competência no Processo Civil
hosanagarcia
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Bruna Carneiro
APELAÇÃO
Bruna Carneiro