conceitos em saúde e segurança do trabalho

Description

conceitos da disciplina de SSM
nice martins
Flashcards by nice martins, updated more than 1 year ago
nice martins
Created by nice martins over 9 years ago
234
10

Resource summary

Question Answer
ATRIBUIÇÕES DO MTE FISCALIZAÇÃO FOMENTAR O EMPREGO LIBERAR SEGURO DESEMPREGO EMITIR a CTPS – Carteira de Trabalho e previdência social
EPC EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA EPC Medida de segurança que protege muitos trabalhadores ao mesmo tempo, como por exemplo, o exaustor usado em laboratórios que produzam gases tóxicos ou o guarda-corpo usado nas obras para proteger contra quedas.
ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists ACGIH é a Conferência Norte-Americana de Higienistas Industriais Governamentais, uma organização de profissionais de higiene ocupacional patrocinados por instituições governamentais ou educacionais dos Estados Unidos.
OIT – Organização Internacional do Trabalho O Brasil é signatário desta organização, ou seja, ele é obrigado a cumprir com suas convenções. A OIT trata de assuntos de SST a nível internacional.
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho realizadas anualmente pela CIPA CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. comissão integrada por empregados dos mais diversos setores do estabelecimento os quais atuarão como vigias das condições de trabalho no local em que desenvolvem suas atividades.Sua obrigatoriedade depende do número de empregados
SESMT – Serviço ESPECIALIZADO em segurança e Medicina do Trabalho. funções ESSENCIALMENTE PREVENCIONISTAS aconselha o empregador e os empregados sobre os requisitos necessários para estabelecer e manter um ambiente de trabalho seguro e salubre.
COMPÕEM A SESMT: Engenheiro de segurança do trabalho (EST), médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho (TST) e auxiliar de enfermagem do trabalho. A obrigatoriedade de existência do SESMT depende do número de empregados e do GR do local.
GRAU DE RISCO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS são classificadas em GR 1, 2, 3 ou 4. Quanto mais perigosa e Insalubre maior será seu GR. Então, por exemplo, a atividade da construção civil é GR 3.
CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. OS ORDEM DE SERVIÇO instruir os empregados, através de OS - ordem de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. A OS pode ser feita por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.
DDS – Diálogo Diário de Segurança Reunião diária, FEITAS PELO TST OU EST,de curta duração, durante a qual são discutidos temas de segurança, saúde no trabalho e meio ambiente.
CAI CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Todo estabelecimento novo antes de iniciar suas atividades deve solicitar a inspeção prévia do MTE,em conformidade com as normas de segurança, o MTE emite o CAI - Certificado de Aprovação das Instalações.
PROGRAMAS EM SST 1- PPRA- PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 2- PCSMO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL São obrigatórios para todo tipo de empresa.
PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Visa garantir a saúde do conjunto de trabalhadores da empresa por meio de várias medidas dentre elas a submissão dos empregados a exames admissionais, periódicos e demissionais, trabalhador recebe um atestado ASO - Atestado de Saúde Ocupacional.
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores por meio do ESTUDO DOS RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO e da implementação de medidas de segurança para proteger os trabalhadores destes riscos.
PCMSO é “programa de caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da Exigência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores”.
PCMAT - Programa de Condições do Meio Ambiente do Trabalho. Programa de segurança voltado para os riscos específicos na CONSTRUÇÃO CIVIL
SEGURANÇA E SAÚDE NA ÁREA PORTUÁRIA PAM - Plano de Ajuda Mútua - obrigatória à existência em área portuária. PCE – Plano de Controle de Emergência - obrigatória à existência em área portuária.
APR - Análise Preliminar de Risco. Trata-se de avaliação dos riscos potenciais, suas causas, consequências e medidas de controle destes riscos. No trabalho em altura e em espaços confinados o empregador precisa avaliar os riscos antes dos empregados começarem suas atividades A legislação de segurança exige que atividades feitas em altura ou em espaços confinados tenham AR – Análise de Risco.
IPVS Os espaços confinados são ambientes que possuem Atmosfera IPVS - Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde
ESPAÇOS CONFINADOS Qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Galerias e esgotos são exemplos de espaços confinados.
ATIVIDADE DE MINERAÇÃO PGR CIPAMIN PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos CIPAMIN-comissão interna de acidentes na mineração
diferença entre PET e PT PET-PERMISSÃO DE ENTRADA E TRABALHO permissão para trabalhos em espaços confinados que exigem a entrada no local,pet exig da NR33 PT-PERMISSÃO DE TRABALHO permissão do trabalho em altura pt exNR35
RISCOS OCUPACIONAIS FÍSICOS QUÍMICOS BIOLÓGICOS ERGONÔMICOS DE ACIDENTES
Show full summary Hide full summary

Similar

NCEA level 1 Genetics
Summery16
My SMART School Year Goals for 2015
Stephen Lang
20 Study Hacks To Improve Your Memory
jen.sch.ca
Core HR Knowledge
jkim05
How to revise
KimberleyC
Perimeter Check-up
whitbyd
Health and Social Care Flashcards
Kelsey Phillips
MARXIST ROLE OF EDUCATION
ashiana121
IGCSE Chemistry Revision
sachakoeppen
Marketing and Distributing
Shannon Clarke
1PR101 2.test - Část 2.
Nikola Truong