GEOGRAFIA - GEOPOLITICA

Description

principais conflitos no Oriente Médio.
neusamiotto
Flashcards by neusamiotto, updated more than 1 year ago
neusamiotto
Created by neusamiotto over 9 years ago
787
28

Resource summary

Question Answer
1-O que é GEOPOLÍTICA? A ciência que estuda as relações entre a política de poder dos Estados e suas relações com o mundo. Exemplos: poderio militar, política econômica, tecnologia, recursos naturais e energéticos.
2-Descreva a parte física do Oriente Médio. Sudoeste da Ásia, com um ponto de contato desse continente com a África. Paisagem: desértica ( muitos árabes). Clima : predomina é o desértico. Terrenos :com Hidrocarbonetos (substância formada principalmente de hidrogênio e carbono; o petróleo é um exemplo)
3-Quais são os rios do Oriente Médio? Eufrates Tigre Nilo Jordão
4-Quais são os principais conflitos que aconteceram no Oriente Médio? Árabe – Israelense (diferenças culturais e disputa de terras) Guerra dos Seis dias (1967, Israel invadiu a faixa de Gaza) Guerra do Líbano (mulçumanos e cristãos) Irã – Iraque (diferenças religiosas e a presença dos EUA no Oriente Médio)
5-O que foi a Guerra do Golfo? Conflito que envolveu o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico (1990 - 1991). Teve a participação de alguns países do Oriente Médio e dos Estados Unidos. Saddan Hussein, presidente do Iraque afirmava que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo.
6-Qual o principal motivo do conflito entre Israel e Palestina? Explique O controle do território ( faixa de Gaza) e a definição das fronteiras entre o que é de Israel e o que é da Palestina. A religião também é uma das causas do conflito, porque a cidade de Jerusalém, um dos alvos da disputa, é sagrada tanto para os judeus, quanto para os muçulmanos.
7-Explique os fatores religiosos entre Judeus e Palestinos. A disputa pela cidade de Jerusalém . Palestinos -Jerusalém representa a terra santa árabe onde Maomé teria ascendido aos céus; Israelenses- Jerusalém é o local onde foi edificado e onde se edificará novamente o templo.
8-Qual o motivo da existência do Muro de Israel? A principal justificativa da construção do muro de Israel foi o discurso da segurança, de acordo com o qual Israel isolaria os palestinos, evitando possíveis ataques a Jerusalém.
10-Qual o papel dos Estados Unidos no Oriente Médio? Dar segurança e bem-estar a Israel. Estão ligados por interesses mútuos (petróleo).
11-Qual a situação na faixa de Gaza? O território da Faixa de Gaza é extremamente conflituoso. Clima de tensão na região por causa de correntes conflitos. A Faixa de Gaza é toda cercada por muralhas nas divisas com Israel e com o Egito.
12-Defina os acordos de paz entre Israel e Palestina Uma série de acordos na cidade de Oslo na Noruega entre o governo de Israel e o Presidente da OLP,Yasser Arafat mediados pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Assinaram acordos que se comprometiam a unir esforços para a realização da paz entre os dois povos. Estes acordos previam o término dos conflitos, a abertura das negociações sobre os territórios ocupados, a retirada de Israel do sul do Líbano e a questão do status de Jerusalém. Esses acordos nunca foram cumpridos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Blocos econômicos
Ighor Ferreira
BRIC
na_tye21
Blocos Economicos
Malu Miralha
Geopolitica - 3o bimestre - SINOPSES
neusamiotto
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop