Geopolitica - 3o bimestre - SINOPSES

Description

Oriente Médio- principais conflitos - paralelo com guerra fria -
neusamiotto
Flashcards by neusamiotto, updated more than 1 year ago
neusamiotto
Created by neusamiotto over 9 years ago
679
8

Resource summary

Question Answer
A que se liga o canal de Suez? Liga o mar Mediterrâneo ao mar vermelho. Objetivo : ser usado como via de circulação de navios.
A que se ligam as colinas de Golan? Área de morros cobertos de gelo; Abriga as nascentes do Rio Jordão, fundamental para o abastecimento do Oriente Médio.
A que se liga o Golfo Pérsico? Se liga ao golfo de Oman.
A que se liga o Estreito de Ormuz? Ele liga o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã
O que é geopolítica e geografia política? CONCEITOS RESUMIDOS: Geografia Política= relações entre o território e o Estado (posição, situação, características das fronteiras, etc.), Geopolítica= relações territoriais no plano internacional.
Explique o que foi a Guerra no Golfo. Quais os países participantes? Quais os motivos envolvidos? * A Guerra do Golfo - conflito entre Iraque e o Kuwait. (1990 até 1991). * Países participantes: Kuwait e Iraque (Oriente Médio) e Estados Unidos. * Motivos: disputas territoriais - o Kuwait prejudicava o Iraque, vendendo petróleo por uma preço mais baixo.
Explique o que foi a guerra Irã X Iraque. Quais os motivos? Quais os principais personagens envolvidos? *Iraque queria recuperar terras perdidas que o Irã havia tomado. *Saddam Hussein : disputa de fronteiras e invade o país vizinho. *Durou por 08 anos e teve o Iraque como vitorioso.
Qual a relação entre Irã X Iraque e a Guerra Fria? *Guerra do Iraque - financiada pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos. *Guerra do Irã - financiada pela Síria e Líbia. *A União Soviética vendia equipamentos de guerra para o Iraque, mas como EUA apoiava o Iraque, então URSS passou a vender para o Irã. ***Como na Guerra Fria, as duas potências, em lados opostos.
Explique a Guerra no Afeganistão. Qual a relação dessa guerra com a Guerra Fria? União Soviética lutou ao lado das tropas do governo marxista do Afeganistão contra grupos de guerrilheiros mujahidins.
Qual o papel da ONU na criação do Estado de Israel? Decidir a questão Palestina. Os países foram chamados por ordem alfabética para votarem. Nasce o Estado de Israel.
EXPLIQUE O QUE FOI A REVOLUÇÃO ISLÂMICA. *Aiatolá Khomeini, derrubou o governo do xá Reza Pahlevi. *Abril/1979, um plebiscito criou a república islâmica, que, em plena Guerra Fria, não se aliava nem com os EUA, nem com a União Soviética.
Quais os principais partidos existentes na Palestina? OLP HAMAS Fatah ou Al-Fatah INP
Dê uma breve explicação sobre os partidos existentes na Palestina. *OLP - Organização para a Libertação da Palestina. *HAMAS - Um partido político , um braço armado. Manteve o controle de Gaza. *Fatah ou Al-Fatah - Movimento de Libertação Nacional da Palestina". organização política e militar. *INP - Iniciativa Nacional Palestina.
Qual a situação dos territórios da Cisjordânia e a Faixa de Gaza? A Cisjordânia é um território sob ocupação de Israel. Os Palestinos e a Jordânia reclamam e disputam por esse território.
Explique a situação dos refugiados da Palestina. Os palestinos, foram trazidos por promessas de melhores condições de vida, não tendo outra opção senão se separarem de suas famílias.
Qual o papel da Jordânia nesse conflito? A Jordânia se aproximou de Israel por meio de um acordo de paz e com o apoio dos EUA. O rei jordaniano ficou com uma imagem de moderador e estadista, mas nunca foi bem aceita por seus súditos.
Explique e nomeie as guerras envolvendo Israel e Palestina. *Guerra da Independência ou da libertação - Após a fundação de Israel, Egito, Jordânia, Síria e Iraque invadiram o território. *Guerra dos seis dias - Israel foi vitoriosa contra um acordo árabe. Após o conflito, Israel ocupou a Faixa de Gaza. * Guerra do Yom Kippur - colocou Egito e Síria contra Israel numa tentativa dos árabes recuperarem os territórios ocupados em 1967.
Show full summary Hide full summary

Similar

Blocos econômicos
Ighor Ferreira
GEOGRAFIA - GEOPOLITICA
neusamiotto
BRIC
na_tye21
Blocos Economicos
Malu Miralha
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop