SOCIOLOGIA

Description

Flashcards on SOCIOLOGIA, created by vanessasenez on 27/08/2014.
vanessasenez
Flashcards by vanessasenez, updated more than 1 year ago
vanessasenez
Created by vanessasenez over 9 years ago
317
7

Resource summary

Question Answer
Weber construiu uma tipologia ideal, com a finalidade de analisar as diferentes formas de dominação legítima. Explique o conceito de DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: Resposta: Na Dominação Carismática, a pessoa já nasce com esse "dom". Não é uma coisa que se ensina. Está relacionado com os magos, os heróis, etc. É um processo que o indivíduo consegue exercer a dominação de forma carismática sobre as outras pessoas. O poder de influência sobre os demais acontece de forma carsimática, sem muita percepção das pessoas que estão sendo dominadas. Gabarito: É baseada na simpatia do líder e geralmente se caracteriza por períodos de ruptura institucional.
Explique o conceito de dialética para Karl Marx: Gabarito: Para Karl Marx, há uma reciprocidade de influências entre a consciência e as condições materiais da vida em sociedade. O mundo das ideias é influenciado de forma determinante pela realidade material que, ao mesmo tempo, pode ser transformada pela ação consciente dos indivíduos.
Weber construiu uma tipologia ideal, com a finalidade de analisar as diferentes formas de dominação legítima. Explique o conceito de DOMINAÇÃO TRADICIONAL: Gabarito: É baseada nos costumes, mais diretamente, relacionadas às monarquias absolutistas do período conhecido como idade moderna.
Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido objetivo que possuem para os indivíduos que as praticam. De acordo com seu pensamento, qual a função do sociólogo? Gabarito: O sociólogo, por ser ele próprio homem, é capaz de compreender as ações humanas em suas conexões significativas interiores
A função da educação é integrar o indivíduo na sociedade. Para Durkheim a educação tem duas características: una e múltipla. O que o autor pretendeu dizer qual tal afirmação? Gabarito: É uma porque a educação inculca nos indivíduos idéias que fazem parte do meio social em que ele vive e múltipla porque é a soma dos conhecimentos distintos que variam de classe par classe social e de profissão pra profissão
A sociologia inicial buscava instaurar quais propostas de sociedade? Gabarito: Instaurar um estado de equilíbrio numa sociedade cindida pelos conflitos de classe, ligando-se aos movimentos de reforma conservadora da sociedade. As Ciências sociais passaram a ser utilizadas para produzir conhecimentos úteis á dominação vigente. Vários sociólogos tem manifestado postura crítica e questionadora de uma sociedade voltada para a preservação da ordem.
Gramsci a partir de suas observações e análises concluiu que a educação se apresentava de forma caótica e desordenada. Para tanto formulou uma política educacional. Como se constituía a escola de Gramsci? Gabarito: Como marxista, Gramsci, também compartilhava dos princípios que concebiam a educação como uma poderosa arma a serviço da conscientização e da emancipação da classe trabalhadora. Neste sentido ele imaginava a possibilidade de fornecer uma formação humanista e de caráter politécnico para os indivíduos. Deste modo ele imaginava que eles estariam aptos a interpretar a sociedade e, simultaneamente, obter uma boa colocação no mercado de trabalho.
"Na verdade, porém, cada sociedade considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitarmos, muito gravemente eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos, com os quais não encontrarão harmonia". (DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: Pereira, Luiz; Forachi, Marialice M. Educação e sociedade. 13. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987, p. 38). De acordo com o fragmento acima, podemos concluir que a educação é um fato social para Émile Durkheim? Justifique a sua resposta: Resposta: Sim, pois a educação é como um processo socializador, não educamos nosso filhos da forma que queremos, temos que seguir as "normas" da sociedade. Gabarito: Sim, pois a educação é responsável pela transmissão dos padrões sociais de entendimento e de comportamento, ou seja, reproduz maneiras de agir, de pensar e de sentir. Dito de outra forma, o modelo de educação é algo socialmente imposto aos indivíduos.
"Ou seja, para Marx e Engels não existe 'educação' em geral. Conforme o conteúdo de classe ao qual estiver exposta, ela pode ser uma educação para a alienação ou uma educação para a emancipação". (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 42). De acordo com o fragmento acima, podemos concluir que Karl Marx defendia uma educação neutra e descomprometida com os interesses de classes? Justifique a sua resposta: Gabarito:Não, muito pelo contrário, pois o autor buscou refletir sobre a educação da classe trabalhadora, buscando uma formação que superasse a dicotomia entre o pensar e o agir e a própria subversão da ordem social capitalista.
Tá vendo aquele edifício moço / Ajudei a levantar / Foi um tempo de aflição, era quatro condução / Duas pra ir, duas pra voltar / Hoje depois dele pronto / Olho pra cima e fico tonto / Mas me vem um cidadão / E me diz desconfiado / "Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar" / Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido / Dá vontade de beber / E pra aumentar meu tédio / Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer. (Composição: Lúcio Barbosa). De acordo com a teoria de Karl Marx, qual seria a explicação para a situação de vida do indivíduo descrita na música “cidadão”? a explicação para a situação de vida do individuo seria que ele ser acustumo-se com a vida que tinha,e não vio que a vida passou diante do seu olhos,não se preocupou em viver uma vida mais competitiva e comcorre por outra coisa que fosse melhor para sua realidade apenas deixou indo ,teve uma vida tradicional e não racional relatica a valores que a vida demostra, não quis a força produtiva. Gabarito:Estamos diante de uma situação de exploração do trabalho humano, onde o indivíduo não é proprietário daquilo que produz, pois foi convertido em vendedor da sua força de trabalho no mercado.
Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos de educação sempre foram muito adequados para os momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que mandassem alguns de seus jovens para as escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamim Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa: Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida na floresta e incapazes de suportar Resposta do Aluno:a carta demostra que nem sempre podemos recorre a recurso,temos ensinar o maximo ao outros mais nem sempre isso e o suficiente,a cultura para muitos povos ainda é muito forte,tendo assim uma dificuldade na implantação de da educação,este objetivo vem para garantir uma educação de qualidade e a sociologia tenta fazer essa contribuições para o campo educacional.
CONTINUAÇÃO de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que nos ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens". (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1988). Com base no texto acima e nas contribuições da sociologia para o campo educacional, relacionar educação e cultura: Gabarito:De uma forma geral, os sociólogos buscam mostrar as conexões entre a educação e a construção de um determinado modo de vida.
Explique o processo de alienação para Karl Marx: Resposta: A alienação para Karl Marx era um tipo de sentimento onde as pessoas não percebiam a realidade em que esteva vivendo sem refletir a reaaquela situação sem esperança de uma vida melhor Ele queria uma sociedade igualitaria a todos os cidadãos e não uma sociedede onde viviam dominados e dominantes. Gabarito: O trabalho na sociedade capitalista é considerado como algo sobre o qual o próprio trabalhador não possui nenhum controle. Quem organiza e planeja a produção, não é quem executa o trabalho. Para Karl Marx, o trabalhador foi expropriado nesse processo histórico. Este mecanismo é definido por Marx como alienação.
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia? Resposta: O problema foi causado pela ganancia da burguesia, as industrias não foram abertas para a melhoria do povo, mas sim, em prol da crescente riquesa dos já ricos, os burgueses, que mantinham homens, mulheres e até crianças trabalhando horas afio, em ambiente totalmente insalubre e desumano, sem direito a lazer ou descanço considerável. Gabarito: A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). Segundo Karl Marx, o que significa acumulação primitiva? Gabarito: O processo histórico de separação entre o produtor e os meios de produção.
“Weber descobre que os valores do protestantismo - como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho – atuavam de forma decisiva sobre os indivíduos”. (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005). Com base nas informações acima e considerando a sociologia de Max Weber, é possível estabelecer uma relação entre o protestantismo e o desenvolvimento do capitalismo no Ocidente? Justifique a sua resposta Sim, pois, na visão do autor, a mentalidade aquisitiva e cumulativa do capitalismo ocidental e a idéia do trabalho como uma vocação teriam origem na visão calvinista de salvação da alma.
“Gramsci também coloca Leonardo da Vinci como símbolo da unidade tecnologia e cultura humanista, rigor científico e dimensão estética, disciplina produtiva e liberdade. É nele que vai se inspirar quando sonha com a escola unitária. Uma escola que dê a todos a oportunidade de explorar as suas potencialidades, fazendo incursões pela arte, tendo acesso à ciência, à técnica e à tecnologia. Uma escola em que o rigor científico não seja cerceador da fantasia, não impeça o desenvolvimento da intuição e da sensibilidade, não impeça a imaginação de vagar e de encontrar morada na criação. Uma escola em que, tendo tido a oportunidade de re-viver as conquistas realizadas através da história, vão se formando personalidades plenas e generosas, porque voltadas para o coletivo”. (GARCIA, Regina Leite. Cartas Londrinas: e de outros lugares sobre o lugar da educação. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995). De acordo com a perspectiva de Antonio Gramsci, o maior objetivo da “escola unitária” seria formar especialistas bem preparados para o mercado de trabalho? Justifique a sua resposta Não, ao contrário, o autor defende uma escola que ofereça uma formação integral, capaz de promover a superação entre o trabalho intelectual e o trabalho manual.
Antonio Gramsci era um pensador italiano simpático aos princípios marxistas, que escreveu a maior parte de sua obra nas prisões do regime fascista. Ele considerava a sociedade como o espaço em que interesses conflitantes entram em contato e, neste sentido, atribuía um grande valor à capacidade de persuasão. Com o objetivo de defender os interesses dos trabalhadores, ele considerava importante acabar com a apropriação privada e elitista do saber e da educação escolar. Para Gramsci, qual seria o papel dos intelectuais nesta tarefa de reformar a sociedade? Indique, também, qual seria a visão do autor sobre o papel da escola, nesta "batalha das ideias", entre as classes que compõem a sociedade? Resposta: Pra Gramsci, as classes dominadas deveriam formar seus próprios intelectuais e seriam estes quem educariam as classes dominadas, com o intuito de enxergar a sua condição de dominada e passar a lutar contra a dominação. A educação que seria responsável pela transformação social, não existiria outra maneira disso acontecer. "Tomada de poder" através da revolução armada não caberiam no capitalismo ocidental, a revolução deveria vir através das idéias Gabarito: Gramsci considerava como intelectuais aqueles indivíduos que eram capazes de articular a superestrutura da sociedade, ou seja, suas idéias e valores morais, políticos e culturais, com a estrutura econômica e material. Neste sentido caberia um importante papel aos intelectuais no sentido da persuasão e da formação de opiniões, nesta batalha cultural que seria travada no interior da sociedade capitalista. Para este autor as escolas deveriam oferecer um programa de caráter politécnico aos seus alunos, permitindo que estes recebessem uma formação de sentido integral.
A função da educação é integrar o indivíduo na sociedade. Para Durkheim a educação tem duas características: una e múltipla. O que o autor pretendeu dizer qual tal afirmação? Resposta: una- unica para todos. Até determinado período da vida, todas as crianças deveriam ter uma mesma educação. multipla- especialização para o trabalho. Apartir de determinado ponto, as educações seriam especificas para o papel social e trabalho de cada individuo. Gabarito: É uma porque a educação inculca nos indivíduos idéias que fazem parte do meio social em que ele vive e múltipla porque é a soma dos conhecimentos distintos que variam de classe par classe social e de profissão pra profissão.
Para Weber a racionalidade predominante no capitalismo alterou radicalmente os modos de educar. Mudando também o status, o reconhecimento e o acesso a bens materiais por parte dos indivíduos que se submetem a educação sistemática. Educar passou a ser fundamental para o Estado e também para a empresa capitalista. Comente em linhas gerais os princípios do pensamento sociológico weberiano. Defina, também, o sentido do conceito ¿pedagogia do treinamento¿ construído por Weber, procurando relacioná-lo à dinâmica sociocultural da sociedade capitalista Weber analisava a sociedade a partir do sentido subjetivo, que estaria presente nas ações sociais. Esta seria a base do que ele definia como sociologia compreensiva. Para este autor, a própria racionalidade da sociedade capitalista, ou seja, a sua cultura teria desenvolvido um tipo de relação com o conhecimento que ele definia como pedagogia do treinamento. Por este princípio os indivíduos eram educados com vistas apenas a sua colocação no mercado de trabalho, o que os desvinculava de qualquer formação de caráter mais integral e transformava-os apenas em peritos.
Faça uma breve caracterização do pensamento sociológico de Émile Durkheim, definindo algumas de suas construções teóricas como o conceito de fato social, de consciência coletiva e as formas de solidariedade social. Em sua resposta determine quais as características do método de pesquisa em Sociologia, elaborado pelo autor. Descreva também a relação estabelecida, por Durkheim, entre educação e socialização. Durkheim concebia a sociedade a partir de uma forte influência do coletivo sobre o individual. Para a ele a sociedade era formada por estruturas, os fatos sociais, que exerciam sobre os indivíduos uma forte coerção externa. Para este autor o pesquisador deveria se despojar de suas ¿pré-noções¿ no momento da pesquisa, para conseguir se distanciar devidamente do objeto a ser pesquisado. Ele afirmava que os fatos sociais deveriam ser percebidos como ¿coisas¿, ou seja situações distintas que requerem olhar adequado. Ele percebia a educação também como ¿educação moral¿, o que fazia dela um instrumento de socialização.
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). Segundo Emile Durkheim, qual a função social da divisão do trabalho? Gabarito: A integração dos indivíduos mediante a busca de especialização complementar e simbólica.
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). O que se entende por processo de socialização? Resposta: É um processo que envolve a sociedade de acordo com suas relações sociais.São as ações praticadas por um determinado em sociedade. Gabarito: Meio pelo qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
Na perspectiva de Bourdieu, qual a função da educação? Gabarito: De reprodução das desigualdades sociais. Pela reprodução cultural, a educação contribui para a reprodução social.
"Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter"; ou: "maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem"; ou ainda: "maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares" . A que conceito corresponde estas afirmações de Durkheim, feitas em seu livro "As regras do método sociológico"? Gabarito: Ao conceito de fato social.
O trabalho na sociedade capitalista é considerado como algo sobre o qual o próprio trabalhador não possui nenhum controle. Quem organiza e planeja a produção não é quem executa o trabalho. Para Karl Marx, o trabalhador foi expropriado nesse processo histórico. Este mecanismo é definido por Marx como: alienação
Todas as ações praticadas em sociedade implicam um determinado nível de racionalidade. Como são denominadas por Weber as ações sociais cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores? Ação social racional com relação a valores
A educação é tudo que está a nossa volta, em permanente transformação e interação, por isso, não há futuro nem determinismo histórico que afirma o fim da história. O ser humano é um ser histórico e inacabado. Deve completar a sua formação com a participação consciente na luta para um mundo melhor. Freire gostava de dizer que ¿o mundo não é, o mundo está sendo¿. Dentre os autores clássicos da sociologia, qual deles mais influenciou a obra do educador Paulo Freire? Karl Marx.
A Política Educacional para Gramsci, pensador europeu do século XX, compunha-se de dois momentos escolares distintos. Constituía-se em primeiro lugar da Escola Unitária, seguida pela escola especializada, voltada para a formação do trabalhador. O objetivo da Escola Unitária é: Gabarito: Equilibrar o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente e o desenvolvimento das capacidades do trabalho intelectual.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2