Revoltas Regenciais

Description

Revoltas que ocorreram no período regencial (1831~1840)
Állef Bryon
Flashcards by Állef Bryon, updated more than 1 year ago
Állef Bryon
Created by Állef Bryon about 6 years ago
22
0

Resource summary

Question Answer
CABANAGEM, PA Ocorrida no Grão-Pará, a cabanagem foi uma revolta com ampla participação popular. Os revoltosos lutavam por maior participação na política e eram influenciados pelo quadro de miséria da província. Os revoltosos invadiram o palácio governamental, mataram o presidente da província e proclamaram a República Grão-Pará. O resultado da revolta foi a forte repressão por parte do governo imperial, com a morte de mais de 30 mil pessoas.
SABINADA, BA Ocorrida na Bahia, a sabinada objetivava estabelecer uma república desligada do império brasileiro até a maioridade de D. Pedro II. Liderada pelo médico Sabino, a revolta foi motivada pelo abandono político da antiga capital do império, com o agravante dos recrutamentos forçados para lutar contra os farroupilhas. O resultado da revolta foi a forte repressão por parte do exército imperial e o fim do movimento.
BALAIADA, MA Ocorrida no Maranhão, a balaiada contou com amplo apoio popular, haja vista que o povo vivia em um quadro de miséria extrema. Basicamente, tratava-se de uma disputa entre moderados e exaltados. Como resultado, a revolta foi sufocada por forças imperiais.
FARROUPILHA A farroupilha, que contou com a participação das províncias do sul do país, foi o mais duradouro conflito, que se estendeu além do período regencial. Ela foi motivada pelo aumento do preço do sal, da exclusão política do sul e das taxas cobradas pelo charque sulista, que, assim, não poderia competir com o charque platino. Como resultado, as demandas dos estancieiros foram atendidas, o charque platino, taxado, a República Riograndense e a República Juliana foram novamente incorporadas ao Império do Brasil.
Show full summary Hide full summary

Similar

Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
Karen Laura
Turismo na Era Vargas
Cao Sem Dono Rock
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo