Conceitos básicos de econômia

Description

Economia Flashcards on Conceitos básicos de econômia, created by Jizabely Atanasio on 25/02/2018.
Jizabely  Atanasio
Flashcards by Jizabely Atanasio, updated more than 1 year ago
Jizabely  Atanasio
Created by Jizabely Atanasio about 6 years ago
446
1

Resource summary

Question Answer
Microeconomia "Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em um mercados específicos.”
Agentes Econômicos Em uma economia capitalista, são as famílias, as empresas e o governo, que respondem às seguintes questões: O quê?, Quanto?, Como? e Para Quem Produzir?.
Oferta "A oferta de determinado produto é definida pelas várias quantidades que os produtores estão dispostos e aptos a oferecer ao Mercado, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo.”
Demanda ou Procura "A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo.”
Macroeconomia "Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica.”
Imposto É a parcela da renda cobrada pelo governo, direta ou indiretamente, dos agentes econômicos, com o objetivo de manter a estrutura governamental e reverter, à coletividade, benefícios coletivos.
Consumo Representa a maior destinação da renda. É por meio do consumo que os agentes econômicos têm as suas necessidades econômicas satisfeitas.
Poupança É a parcela da renda não-gasta em consumo. De maneira geral, a poupança representa um sacrifício no presente para permitir um consumo no futuro.
Política Monetária Refere-se, basicamente, ao manejo de operações destinadas a regular o suprimento de meios de pagamentos e a adequada disponibilização dos demais estoques de ativos financeiros. O suprimento desses ativos implica a 14 de ativos financeiros. O suprimento desses ativos implica a adequada irrigação da economia com moeda e crédito, em atendimento às exigências de liquidez do setor real.
Operações de mercado aberto São operações que se realizam no mercado monetário, essencialmente destinadas a regular, no dia-a-dia, a liquidez geral da economia. Atuam a curtíssimo prazo em dois sentidos, condicionando diretamente o volume da moeda e a taxa de juros.
TAXA SELIC Sistema Especial de Liquidação e Custódia) chamada de taxa básica de juros, é um dos indicadores econômicos mais importantes do mercado financeiro, pois é a taxa que serve de referência para toda a economia. Dentre as aplicações, Influencia o custo de captação dos bancos e, portanto, a taxa de juros que cobrarão por empréstimos;
INFLAÇÃO No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. O aumento continuado e generalizado dos preços . Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração. Causas: Muito dinheiro/moeda em circulação; Muita procura/escassez de um produto ou serviço;
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Panorama econômico da América Latina
Carolina Foganholo
Microeconomia - introdução
Luísa GT
China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES
Nova Ordem Mundial
Ighor Ferreira