1- ESTRUTURA DA MADEIRA

Description

Estruturas em Madeira Flashcards on 1- ESTRUTURA DA MADEIRA, created by Priscila Andrade on 12/04/2018.
Priscila Andrade
Flashcards by Priscila Andrade, updated more than 1 year ago
Priscila Andrade
Created by Priscila Andrade about 6 years ago
75
2

Resource summary

Question Answer
As árvores são vegetais superiores subdivididas em 2 categorias Angiospermas e Gimnospermas
Gimnospermas não apresentam frutos. Um exemplo de gimnosperma são as... Coníferas, cujas flores são cones e tem folhagem em forma de agulha
Coníferas têm madeira mole e aparecem principalmente no hemisfério norte. Exemplo de Conífera no Brasil: Pinus e Araucária
Angiospermas são vegetais evoluídos. São divididas em duas grandes classes: Monocotiledôneas e Dicotiledôneas
As Monocotiledônias se subdividem em... Palmas e gramíneas. As palmas são madeiras NÃO duráveis, mas podem ser usadas como escoramentos. Nas gramíneas têm o bambu, com boa resistência mecânica e pode ser estrutural.
Dicotiledônias são madeiras duras. Elas podem ser usadas... Na construção civil.
Anéis de crescimento da árvore podem ser vistos em um corte transversal do tronco. Quais são as partes vistas na seção do tronco? Casca: protege a árvore contra agentes externos. Lenho: parte mais resistente do tronco. Com cerne e alburno. Medula: parte central onde a madeira tem menor resistência. Raios medulares: ligam as camadas e levam seiva.
Quais são os planos fundamentais da madeira? Plano transversal (P1), plano tangencial (P2), plano radial (P3)
Conífera tem crescimento rápido. Bom para... Fazer madeira laminada colada.
Os defeitos da madeira são acentuados ou abrandados conforme... as condições ambientais. Um exemplo, é a reorientação do tecido lenhoso em busca de sol
Um dos defeitos da madeira são os nós. Porque eles são um problema e como evitá-los? Os galhos formam nós, que são lugares de baixa resistência e onde os bichos conseguem atacar. Os nós dificultam a colagem e acabamento, podendo criar fissuras na madeira. Um recurso é ir cortando os galhos durante o crescimento da árvore para diminuir o surgimento dos nós.
O que é o desdobro? Etapa de transformação das toras em peças de madeira com dimensões previamente definidas, conhecidas como pranchões.
Qual a importância em se conhecer as características biofísicas e as espécies de madeira? É importante na especificação técnica do material na construção.
A madeira é um material... Higroscópico. O que significa que ela adquire umidade conforme o ambiente, procurando sempre manter um teor de equilíbrio. Em condições ambientais, ela pode alterar suas dimensões e se deformar, isso requer um processo de secagem para não permitir que o material seja degradado por agentes biológicos.
Quais as características das Categorias da madeira maciça? 1ª categoria: caríssima, pois não tem nó. 2ª categoria: mais usada para estrutura. 3ª categoria: não pode ser estrutural, é só para escorar e fazer fôrma.
Por que saber as propriedades físicas da madeira? Porque pode influenciar no desempenho e resistência da madeira utilizada estruturalmente.
Quais os fatores que influenciam no desempenho e resistência da madeira utilizada estruturalmente? Espécie da árvore; O solo e o clima da região de origem da árvore; Fisiologia da árvore (seu funcionamento); Anatomia do tecido lenhoso; Variação da composição química.
Quais as características físicas da madeira importantes de serem conhecidas e que influenciam em sua utilização? Umidade (quanto maior a umidade, menor resistência); Densidade (menos densa, menos resistente); Retratibilidade (variação da dimensão em função da troca de umidade do material com o meio até o equilíbrio); Resistência ao fogo; Durabilidade natural; Resistência química.
O que é retratibilidade? Está relacionada à variação dimensional da madeira em função da troca de umidade do material com o meio, até que seja atingido o equilíbrio.
O que significa a madeira ser um material ortotrópico? Significa que ela tem comportamentos diferentes dependendo do eixo em direção ao crescimento da fibra. Ela atua em 3 eixos: longitudinal, radial e tangencial. A melhor resposta é na direção longitudinal, tem maior resistência para qualquer esforço. A madeira é um material ORTOTRÓPICO e não ISOTRÓPICO.
Qual o desenho da madeira com os 3 eixos?
A água acontece de 2 maneiras na árvore. Água livre e água impregnada. Qual a diferença entre elas? A água livre está na cavidade das células. Quando ela é cortada, a água livre é a primeira a se perder. A água impregnada está contida nas paredes da célula. Depois que a água livre sai, a água impregnada sai lentamente.
Como se dá o processo de secagem da madeira? Quase metade da madeira é água, então ela precisa passar 6 meses secando. A secagem deve ser cuidadosa para não haver deformação. A perda de umidade é acompanhada de retração (redução das dimensões) e aumento da resistência.
Explique a densidade da madeira Existem dois tipos pela norma: densidade básica e densidade aparente. A básica:
O que acontece se a madeira tiver um teor de umidade maior que previsto e se a secagem não acontecer rapidamente? Ocorrerá variação nas dimensões, bolores e fungos, apodrecimento do material.
A densidade aparente tem como referência... umidade de 12%
A retratibilidade é a... redução das dimensões em uma peça da madeira pela saída de água de impregnação.
O que é conceito de segurança de uma estrutura? É a capacidade que ela apresenta de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida útil, continuando a satisfazer as condições funcionais a que se destinava por ocasião e sua construção
Em se tratando de segurança das estruturas, o que é o método dos estados limites? Quando uma estrutura deixa de preencher qualquer uma das finalidades de sua construção, diz-se que ela atingiu um estado limite, ou, que ela atingiu a ruína. De acordo com o conceito de segurança, esta é a capacidade que a estrutura apresenta de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida útil, sem atingir qualquer estado limite.
Estados limites últimos são correspondentes ao esgotamento da capacidade portante da estrutura, podem ser gerados por um ou vários fenômenos. Cite quais: Perda de estabilidade do equilíbrio de uma parte ou mais da estrutura; ruptura de seções críticas da estrutura; colapso da estrutura por plastificação; perda da estabilidade por deformação; deterioração por fadiga; deformação que provoca mudança na geometria
O estado limite de utilização é correspondente a exigência funcional da estrutura. É preciso fazer uma simples verificação do comportamento da estruturas. São os Metodos dos Estados Limites que fazem a verificação. Quais os fenômenos podem ocorrer neste estado? Deformação excessiva para a utilização normal da estrutura; deslocamentos excessivos sem perda de equilíbrio; vibrações excessivas
De acordo com a NBR 7190-97, toda estrutura deve ser projetada e construída de modo a satisfazer o que? Os requisitos básicos de segurança, permanecendo adequada ao uso previsto e suportando todas as ações e outras influências que podem agir durante a constrição e durante sua vida útil.
Quais parâmetros devem ser informados para fazer projeto em madeira? Classe de resistência (C40, C60); se é dicotiledônia ou conífera; umidade de equilíbrio adotada ou obtida no ensaio; resistência característica à compressão.
Caracterização e identificação das espécies identificação botânica: qual a família, gênero e espécie Caracterização mecânica: solicitação de tração, compressão, cisalhamento e flexão
Quais as três formas de caracterizar a madeira? Caracterização completa: determinar tudo (por ensaio), mas somente de madeiras desconhecidas. Caracterização mínima: para espécies pouco conhecidas, resistencia paralela, tração, cisalhamento, densidade básica, densidade aparente. Caracterização simplificada: através de ensaio de compressão paralela as fibras.
Estados limites últimos... é o esgotamento da capacidade portante da estrutura de se manter em pé. Porque perdeu o equilibrio por causa do apoio que deixou de funcionar ou não tem o material que se pensava, recalque diferencial por causa do tipo de solo, então começa a trincar, ruptura de seções críticas da estrutura, devido a repetição de ações, fogo, explosão
Estados limites de serviço/utilização... Exigências funcionais e durabilidade da estrutura, podendo ser oriundas em geral por um ou vários dos seguintes fenômenos: deformações excessivas normal das estruturas, deslocamentos excessivos, vibrações.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapa Mental - Como Criar um Mapa Mental
miminoma
GCSE PE - 1
lydia_ward
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
Break-even Analysis - FLASH CARDS
Harshad Karia
The Biological basis of Heart Disease
Andrea Leyden
Maths Revision
Asmaa Ali
HRCI Glossary of Terms A-N
Sandra Reed
History - Germany 1918 - 1945
Grace Evans
Science Additional B3 - Animal and Plant Cells Flashcards
Stirling v
2PR101 1.test - 8. část
Nikola Truong
Anatomie - sistemul respirator 1
Eugeniu Nicolenco