Escrituração, nome e estabelecimento empresarial

Description

Concursos Públicos Direito Empresarial Flashcards on Escrituração, nome e estabelecimento empresarial, created by Renan Martins on 02/05/2018.
Renan Martins
Flashcards by Renan Martins, updated more than 1 year ago
Renan Martins
Created by Renan Martins about 6 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Ressalvados os casos previstos em lei, nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto, poderá fazer ou ordenar diligência para verificar se o empresário ou a sociedade empresária observam, ou não, em seus livros e fichas, as formalidades prescritas em lei (C/E). CERTO. Art. 1.190, CC.
O juiz só poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração quando necessária para resolver questões relativas a sucessão, comunhão ou sociedade, administração ou gestão à conta de outrem, ou em caso de falência (C/E). CERTO. Art. 1.191, CC.
O pequeno empresário está dispensado da escrituração dos livros (C/E). CERTO. Art. 1179/, CC.
Os livros empresariais provam contra o seu autor, sendo lícito ao empresário, todavia, demonstrar por todos os meios permitidos em direito, que os lançamentos não correspondem à verdade dos fatos (C/E). CERTO. Art. 417, CPC.
Os livros empresariais, que preencham os requisitos exigidos por lei, provam também a favor do seu autor no litígio entre empresários (C/E). CERTO. Art. 418, CPC.
Denominação é o nome empresarial adotado pelas sociedades adotado pelas sociedades anônimas e, opcionalmente, pelas sociedades limitadas e sociedades em comanditas por ações. (C/E). CERTO.
A denominação destina-se às sociedades de pessoas (C/E). ERRADO. Dada a relevância da figura dos sócios no nome deste tipo societário, as sociedades de pessoas se utilizam de firma ou razão social.
A sociedade cooperativa funciona sob firma ou razão social integrada pelo vocábulo "cooperativa" (C/E). ERRADO. As cooperativas funcionam sob DENOMINAÇÃO, integrada pelo vocábulo "cooperativa". Art. 1.159, CC.
Pode constar da denominação o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa (C/E). CERTO. Art. 1.160, § único, CC.
A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação (C/E). CERTO. Art. 1.162, CC.
O nome empresarial não pode ser objeto de alienação. Pode, contudo, o adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, e, se o contrato permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu próprio, com a qualificação de sucessor (C/E). CERTO. Art. 1.164, CC.
Conforme o entendimento doutrinário, o nome empresarial não pode ser alienado. Todavia, o título do estabelecimento pode (C/E). CERTO.
No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, perante os preponentes, pelos atos culposos e, perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos (C/E). CERTO. Art. 1.177, § único, CC.
O estabelecimento empresarial tem natureza jurídica de universalidade de direito (C/E). ERRADO. Trata-se de universalidade de fato.
É legítima a penhora da sede do estabelecimento comercial (C/E). CERTO. Súmula 451- STJ.
O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de uma no, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e quanto aos outros, da data do vencimento. (C/E). CERTO. Art. 1.146, CC.
Salvo disposição em contrário, a transferência do estabelecimento importa a sub-rogação do adquirente nos contratos estipulados para exploração do estabelecimento, se não tiverem caráter pessoal (C/E). CERTO. Art. 1.148, CC.
São requisitos ao direito à renovação compulsória da locação, o chamado "direito de inerência ao ponto": - Contrato escrito; - Prazo determinado, de no mínimo 5 anos ininterruptos; - Exploração da mesma atividade por no mínimo 3 anos.
O que é o aviamento? É o potencial de lucratividade do estabelecimento comercial. Obs. Não integra o estabelecimento.
Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Direito Empresarial
Daniella Paulino
Estabelecimento empresarial
Adhiel Bittencourt
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa
DIREITO EMPRESARIAL - Resumo do Livro Direito Comercial de Fábio Ulhoa - 24ª edição
Cláudio Henrique Cavalcante
Falência de Empresas lei 11.101/2005
galdinoarivan
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Ramos do Direito - Direito Privado
Pamela Mietto
Como calcular o CMV
Jizabely Atanasio
Estabelecimento Empresarial
fslipe
Quiz - Direito Empresarial I - 2017.1
Joao Milton Chaves