Gestão de TI

Description

Flashcards on Gestão de TI, created by Fernando Fernando on 02/10/2014.
Fernando Fernando
Flashcards by Fernando Fernando, updated more than 1 year ago
Fernando Fernando
Created by Fernando Fernando over 9 years ago
30
0

Resource summary

Question Answer
O que é governança de TI? Conjunto de práticas, padrões, processos e técnicas em uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, processos seguros e otimizados, minimizando riscos e custos no suporte a recursos tecnológicos.
Quais são os motivadores da Governança de TI? ● Integração tecnológicas. ● Segurança da Informação. ● Dependência do negócio em relação a TI. ● Regulação. ● Ambiente de negócio. ● TI como prestadora de serviço.
O que a Governança de TI deve garantir? ● Alinhamento da TI ao negócio (estratégias e obetivos). ● A continuidade do negócio. ● A regulação com marcos de negócio.
Qual o principal objetivo da Governança de TI? Alinhar os recursos de TI a requisitos do negócio. Garantindo a continuidade dos serviços e a minimização da exposição do negócio aos riscos de TI.
Quais são as características de negócios no Brasil? ● Competição Intensa ● Surgimento de novos produtos ● Redução de preços dos serviços ● Ciclo de vida mais curto para produtos ● Clientes exigentes ● Dinamismo dos negócios ● Custo alto de imposto, transporte, etc
As empresas e seus negócios tendem a ficar mais dependentes da TI. Quais são os níveis de dependência? Estratégico e Operacional.
O que é modelo Compliance? Cite um exemplo. Marcos de regulação que significam restrições ao negócio. Um exemplo é o Sarbanes-Oxley Act.
O que o Compliance ajuda? Na captação de recursos financeiros de baixo custo. Ex: Bolsa de Valores.
Explique o marco (compliance) Sarbanes-Oxley Act. Determina que os relatórios financeiros e controles associados tenham fidedignidade e responsabiliza conjuntamente diretores e o responsável pela área de finanças por seus atos.
Quais são os impactos dos modelos (compliances ex, Sarbanes-Oxley Act) na TI? ● Maior trabalho na área de desenvolvimento e segurança da informação. ● Aplicativos financeiros e contábeis devem ter alta disponibilidiade de emissão de relatórios e resultados financeiros. ● Garante segurança no armazenamento de informações. ● Rastreamento total das informações e processos. ● Possuir riscos (incluindo aos de infraestrutura) conhecidos e gerenciados.
A TI tende a se comportar cada vez mais como prestadora de serviço, onde usuários (clientes) esperam? ● Projetos sejam atendidos dentro do prazo. ● Disponibilidade de aplicações e serviços. ● Capacidade de expansão. ● Rápida solução de incidentes.
Como é o ciclo da Governança de TI? 1. Alinhamento estratégico e Compliance. 2. Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recurso. 3. Estruturar processos, Operações e Gestão. 4. Gestão do Valor e Desempenho.
A TI deve entender? As estratégias do negócio e transformá-las em planos para sistemas, aplicações, estruturas de pessoas, infraestrutura, desenvolvimento de competências e estratégias de segurança.
No cálculo de Investimento, quais são as Práticas Gerenciais? ● Orçamento de despesas e receitas devem ser divididos por unidades dentro de uma empresa como centro de custos, unidades setores etc. ● TI = tratada como centro de custos de despesa. ● É comum nas empresas a elaboração de um orçamento de TI que deve iniciar no próximo ano ou semestre fiscal.
O que é ROI? Defina, mostre o objetivo e demonstre a fórmula. Return on Investiment (Retorno sobre Investimento). É a relação entre o dinheiro ganho (lucro) ou perdido (prejuízo) através de um investimento. O objetivo é provar que é melhor investir no projeto do que no mercado financeiro. OBS: O valor retornado pela formula é em porcentagem %.
Atualmente, as empresas no Brasil são classificas como? Pequenas e Médias.
Quais são as características de pequenas e médias empresas? ● A infraestrutura não é complexa. ● Tarefas mais complexas são terceirizadas. ● Geralmente compra-se em vez de desenvolver. ● A tolerância ao risco é alta. ● Foco em custo.
Quais são as principais dificuldades de um Gestor de TI? ● Justificar o investimento em tecnologia. ● Transformar a TI de uma área que representa apenas custo em uma área estratégica. ● Iniciar e terminar um projeto dentro de um cronograma. ● Participar das definições estratégias da empresa.
Quais são os aspectos críticos do gerenciamento de serviços de TI, quando ela recebe pouco investimento e não participa das atividades estratégias da empresa? ● Gerenciamento de Rede. ● Backup. ● Segurança da Informação. ● Gerenciamento e manutenção de recursos.
O que acontece quando pequenas empresas crescem a TI não consegue acompanhar esse crescimento? ● TI não atende o negócio. ● Gestor é tachado de incompetente.
Qual é o papel do Gestor de TI em pequenas e médias empresas? O gestor de TI deve gerenciar: ● Orçamento de TI ● Contratos e serviços terceirizados. ● Serviços e infraestrutura de TI. ● Recursos humanos. ● Desempenho da TI.
Qual é o papel do Gestor de TI em grandes empresas empresas? O gestor de TI deve gerenciar: ● Planejamento de TI. ● Planejamento e aquisições de TI. ● Planejamento de evolução da TI. ● Contratação de sistemas e serviços terceirizados. ● Avaliação de riscos. ● Rotinas de backup.
Como deve ser adotada as praticas de gerenciamento de TI? Não deve ser feita uma implantação do tipo Big Bang. Deverá ser feita passo a passo na medida do possível, melhorando o desempenho a garantindo que a área de TI ajuda no desenvolvimento do negócio dando todo o suporte necessário.
O que é PMBOK? Conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre a gestão de projetos por profissionais da área.
Qual é o ciclo de vida do projeto? 1. Conceitual. 2. Desenvolvimento. 3. Realização. 4. Finalização.
O que é COCOMO? Modelo para estimar esforço, prazo, custo e tamanho da equipe para um projeto de software. Tem os niveis: Básico, Intermediário e Avançado.
Quais são os mapeamentos dos processos no planejamento e análise de viabilidade? ● Gerenciamento de Escopo. ● Gerenciamento de Tempo. ● Gerenciamento de Custos. ● Gerenciamento de Riscos.
O que é Basileia? Conjunto de regras impostas a todos os bancos do mundo para dar mais segurança ao sistema bancário.
Quais são os níveis da Basileia? Basileia 1, 2 e 3. Quanto maior o nível maior a supervisão bancária e maior a transparência requerida das instituições.
O que é a Lei Sarbanes-Oxley Act de 2002? Também conhecida como Public Company Accounting Reformand Investor Protection Act of 2002. Também chamada de SOX ou SarBox. É uma leia federal dos USA em resposta aos inúmeros escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções ocorridos na época. O objetivo é coibir proceedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte-americano. Resumindo: Determina que os relatórios financeiros e controles associados tenham fidedignidade e responsabiliza conjuntamente diretores e o responsável pela área de finanças por seus atos. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas. O COBIT possui processos que auxili8am a manter a confirmidade com a Sarbanes.
Show full summary Hide full summary

Similar

ITIl FUNDATIONS V3
Alan Vieira
Cobit 5 : Interpretação
George Lucas
Aula 01 - Contextualização da TI alinhada ao negócio:
robertojuniorbsb
ISO 38500
Diego Souza
SUCESSO S/A
Nicole Copetti
.:: Ferramentas de Gestão de TI ::.
TI Set Jeans
Gestão de TI da CESPE 06
Diego Souza
Gestão de TI da CESPE 02
Diego Souza
Gestão de TI da CESPE 03
Diego Souza
Gestão de TI da CESPE 04
Diego Souza
Gestão de TI da CESPE 05
Diego Souza