Teste de Ciencias - 21/10/2014

Description

Flashcards on Teste de Ciencias - 21/10/2014, created by Matilde Garcia on 19/10/2014.
Matilde Garcia
Flashcards by Matilde Garcia, updated more than 1 year ago
Matilde Garcia
Created by Matilde Garcia over 9 years ago
283
1

Resource summary

Question Answer
Qual dos dois tipos de reprodução possiblita a criação de seres que poderão apresentar adaptações a alterações significativas que ocorram no planeta? Porquê? É a reprodução sexuada porque nesta os descendeste são unicos, geneticamente diferentes ao progenitor o que possiblita a evolução da especie e uma maior diversidade.
O que são gâmetas? Gâmetas são celulas sexuais.
Qual a designação da celula sexual/gâmeta feminina? A celula sexual/gâmeta feminina designa-se por ovócito ou oócito II.
Qual a designação atribuida à celula sexual/gâmeta masculina? A celula sexual/gâmeta masculina designa-se por espermatozoide.
O que é a fecundação? A fecundação ou fertelização é a fusão do espermatozoide com o oócito II/ovócito.
O que é dimorfismo sexual? Dimorfismo sexual é a capacidade de através de caracteristicas fisicas nao sexuais se conseguir destinguir o sexo feminino do masculino.
Em que se destinguem os caracteres sexuais primários de secundários? Os caracteres sexuais primários são as diferencas no sistema reprodutor (existem mesmo antes do nascimento). Os caracteres sexuais secundários sao as diferencas morfologicas visiveis a partir da adolescencia.
O que acontece durante a puberdade? Na puberdade há uma tranformação profunda na morfologia, na fisiologia e mesmo no comportamento. É aqui que se desenvolvem os caracteres sexuais secundarios.
Quais os caracteres sexuais secundarios comuns a ambos os generos? - O crescimento acelarado - O aparecimento do acne - O aparecimento de pelos nas axilas, nas zonas pubicas, etc.
Quais os caracteres sexuais tipicamente femininos? - Desenvolvimento dos seios - Alargamento da bacia e arrendondamento das ancas - Estreitamento da cintura - Crescimento dos ovários e restantes orgãos sexuais - Inicio da menstruação
Quais os caracteres sexuais tipicamente masculinos? - Mudança de voz (mais grave) - Aumento da massa muscular e alargamento dos ombros - Aumento do tamanho do pénis e testiculos - Primeiras ejaculacoes - Aparecimento da barba
O que são vias genitais? Vias genitais são canais que armazenam e transportam as gâmetas (celulas sexuais) para o exterior.
O que são as gónadas? Gónadas são os orgão sexuais onde se formam as gâmetas (células sexuais) e se produzem hormonas sexuais.
Quais sao os orgaos sexuais exteriores masculinos e feminios? Masculinos- pénis e escroto Femininos- vulva
Quais sao as glandulas anexas presente no sistema reprodutor masculino? As glandulas anexas do sistema reprodutor masculino (só existem neste) são as vesiculas seminais, a prostata e as glândulas de Cowper.
Porque razão os testiculos não se localizam numa posição abdominal? Os testiculos não se localizam numa posição abdominal porque a temperatura do corpo humano é demasiado alta para uma normal formação dos espermatozoides.
Morfologia do sistema reprodutor masculino
Quais são as funções dos epidídimos? Os epididimos são os locais onde os espermatozoides sofrem a maturação tornando-se moveis e ferteis.
O que é a espermatogenese? A espermatogenese é o processo de formação de espermatozoides.
Onde ocorre a espermatogenese? A espermatogenese ocorre nos tubos seminiferos.
A partir de que celula se forma o espermatozoide? O espermatozoide forma-se a partir da espermatogonia.
Qual é o importante acontecimento que acontece durante a maturação de um espermatozoide? O importante acontecimento que ocorre durante a maturação de um espermatozoide é a redução do numero de cromossomas (46) para metade obtendo-se assim celulas com 23 cromossomas.
Qual é a função do liquido prostatico? O liquido prostatico tem como função neutralizar o pH da uretra e da vagina possiblitando a sobrevivencia dos espermatozoides.
O que é o acrossoma? O acrossoma localiza-se na parte interior da cabeça dos espermatozoide contendo enzimas que são essenciais para a penetração no ovulo.
Onde estão localizadas as mitocondrias num espermatozoide? As mitocondrias concentram-se na peça intermedia.
Qual a funcao dessas mitocondrias? As mitocondrias fornecem energia para os batimentos do flagelo.
O que acontece durante a 3ª fase da espermatogenese? A 3ª fase da espermatogonese é a divisao/meiose/maturacao. Nesta fase o espermatocito I divide-se em dois espermatocitos II. A diferenca entre um e outro é que um tem 46 cromossomas e o outro tem 23. Após isto, o espermatocito II divide-se em dois espermatideos. A diferenca entre um e outro é que um tem 23 cromossomas e o outro tem 23 comatideos. )( -> ) (
O que acontece durante a etapa da diferenciacao da espermatogenese? Durante a diferenciacao ocorre a perda de citoplasma e o crescimento do flagelo.
Porque se considera continua a producao de espermatozoides? A producao de espermatozoides considera-se continua porque é diária e permanente.
Quais os orgaos que constituem o sistema reprodutor feminino?
Quais as estruturas que constituem a vulva?
O que é o endométrio? O endométrio é um tecido vascularizado e rico em glândulas que protege a parede do utero da mulher.
Qual a quantidade de folículos presentes nos ovários desde o nascimento até atingir a puberdade? Na altura do nascimento existem 2 milhões de folículos e até à puberdade muitos degeneram. (Folículos é um celula germinativa que originará a célula do óvulo)
O que são gonadoestimulinas? Gonadoestimulinas são as hormonas hipofisárias que servem para controlar a produção de testosterona.
Qual a função do GnRH produzido pelo hipotálamo? O GnRH é libertado pelo hipotalamo para estimular a produção das gonadoestimulinas.
Porque pode ser considerada a hipófise uma glândula mestre? A hipófise é considerada uma glândula mestre pois produz hormonas que controlam o funcionamento de outras glândulas.
Quais as hormonas gonadoestimulinas? As hormonas gonadoestimulinas são a FSH e a LH.
Qual a glândula produtora de gonadoestimulinas? A glândula produtora de gonadoestimulinas é a hipófise (que é controlada pelo hipotalamo)
Qual a função de cada uma das gonadoestimulinas? A LH actua sobre as celulas de Leydig induzindo a produção de testosterona e a FSH actua sobre as celulas de Sertoli induzindo o transporte de testosterona para as celulas germinativas.
Quais as glandulas que controlam a produção da hormona testosterona? As glândulas que controlam a produção da hormona testosterona são o hipotálamo e a hipófise.
Como decorre a regulação da produção de testosterona?
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Genética Molecular: Ácidos Nucleicos
Renata Cavazzana
Primeira Lei de Mendel
Helio Fresta
Genética e Síndromes
Gabi4438
Genética
Milena Sousa
Biologia Genética
Amanda Souza
Conceitos da Genética
Fabio Tadeu Guastaferro
HEREDITARIEDADE
Marcelo Freitas
Genética
Kaleane Cunha
QUIZ BIOTECNOLOGIA CP2019
Diego Vinicius Braun