Princípios da Arquivologia

Description

MPU
Andrea Cabral
Flashcards by Andrea Cabral, updated more than 1 year ago
Andrea Cabral
Created by Andrea Cabral over 5 years ago
58
1

Resource summary

Question Answer
O que é os principio da proveniência? Um dos princípios fundamentais da Arquivologia determina que os arquivos oriundos de uma mesma fonte (proveniência) não devem ser misturados com os arquivos de outra fonte. ex: arquivos da PF se misture com o da Receita Federal
O que seria fundo e como se classificam? O fundo é um conjunto de arquivos oriundo de uma mesma proveniência e são classificados como: aberto e fechado.
Explique o que é fundo aberto? fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
Explique o que é fundo fechado? fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
Quais são os princípios da arquivologia ? Principio da Proveniência, integridade/indivisibilidade,Respeito á ordem mundial, organicidade, unicidade, cumulatividade ou naturalidade, Inalienabilidade e imprescritibilidade:,Territorialidade ou proveniência territorial:,Universalidade, Reversibilidade,pertinência
PRINCÍPIOS INTEGRIDADE/ INDIVISIBILIDADE? Os fundos devem ser mantidos sem divisão, dispersão, separação.
PRINCÍPIOS RESPEITO À ORDEM ORIGINAL? De acordo ,com esse princípio os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a ordenação estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
PRINCÍPIOS ORGANICIDADE? Podemos dizer que esse princípio é um desdobramento do princípio da ordem original. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
PRINCÍPIOS UNICIDADE:? Os documentos que são produzidos em diversas vias originais e ou cópias, após sua regular utilização devem ser reduzidos a apenas 1 (um) original para arquivamento.
Princípio da cumulatividade ou naturalidade? O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. Os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos. Eles se acumulam de maneira contínua e progressiva, como sedimentos de estratificações geológicas, e isso os dotam de um elemento de coesão espontânea.
Princípio da Pertinência Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos. É um princípio abandonado ou "praticamente não mais utilizado"
Inalienabilidade e imprescritibilidade: Inalienabilidade: é impedida a alienação de arquivos públicos a terceiros. Imprescritibilidade: é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos, sem limitação de tempo, por serem estes considerados bens públicos inalienáveis.
Territorialidade Define a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuando-se os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
Universalidade: Princípio que exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada. A abordagem do geral ao particular é o que fundamenta a organização dos documentos arquivístico.
Reversibilidade : Defende que o material de arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não possa ser revertido, caso necessário.
Qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, função s e atividade s acumuladoras em suas relações internas e externas. organicidade
Princípios segundo qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo proveniência
Show full summary Hide full summary

Similar

Arquivologia (Conceitos Fundamentais)
camilla0012
Questões - Princípios da Arquivologia
Mariana Pereira
Princípios Arquivísticos
Ricardo Pereira
Arquivologia (3 Idades)
camilla0012
SESA → Técnico Administrativo
Bruno Rodrigues
Arquivologia (gestão de documentos)
camilla0012
PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOCUMENTAL
Marcelo Xavier
Arquivologia I
michelegraca
Arquivologia - Gênero Documental
Lígia Maia
SEQUÊNCIA DE ARQUIVAMENTO DOS DOCUMENTOS
Marcelo Xavier
Arquivologia
Ariel Pires