Literatura - Escolas Literárias

Amanda Destro
Flashcards by , created about 5 years ago

Literatura - Escolas Literárias

1300
114
0
Amanda Destro
Created by Amanda Destro about 5 years ago
Quinhetismo
Enzo Sampaio
Revisão Geral
Tatiane Kunzler
Intensivo UEL
Otavio Ferreira
HSC Economics
lydia le
Magnetism
joan.march
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Recursos hídricos
Homero Borba
Trovadorismo
Júlia Brito
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas (feito por Izabel)
gabrielamcardoso
Question Answer
trovadorismo_imagem.jpg (image/jpg) TROVADORISMO: Cantigas líricas (amigo e amor) e satíricas (escárnio e maldizer), são as primeiras manifestações poéticas impregnadas dos valores da Idade Média.
humanismo_imagem.jpg (image/jpg) HUMANISMO (1418-1527): Do Teocentrismo (Deus no centro do universo) medieval ao Antropocentrismo (Homem no centro do universo) renascentista. Período marcado por autos e farsas moralizantes.
classicismo_imagem.jpg (image/jpg) CLASSICISMO (1527-1580): A valorização da cultura greco-romana traz nova fase de racionalismo. (Grande poeta - Camões)
quinhentismo_imagem.jpg (image/jpg) QUINHENTISMO (1500-1601): Na época do descobrimento do Brasil, a literatura compreende a produção informativa dos cronistas e os textos catequéticos dos missionários jesuítas.
barroco_imagem.jpg (image/jpg) BARROCO (1601-1768): No contexto da contrarreforma Católica as ideias antagônicas, os paradoxos e as antíteses presentes nas obras do movimento revelam a tentativa do homem de conciliar razão e fé.
arcadismo_imagem.jpg (image/jpg) ARCADISMO (1768-1836): Os ideais libertários do Iluminismo impulsionam uma produção poética que valoriza a harmonia do homem com a natureza e o resgate de elementos das Antiguidade clássica.
romantiso_imagem.jpg (image/jpg) ROMANTISMO (1836-1881): Subjetividade, sentimentalismo e liberdade formal são elementos centrais da literatura ligada à ascensão burguesa.
realismo_imagem.jpg (image/jpg) REALISMO (1881-1922): O mundo em desencanto substitui a idealização romântica pela crença na visão racional e materialista.
naturalismo_imagem.jpg (image/jpg) NATURALISMO (1881-1922): A produção literária, impulsionada pelo avanço da ciência, põe o escritor como observador imparcial diante das personagens.
parnasianismo_imagem.jpg (image/jpg) PARNASIANISMO (1882-1922): A exaltação da objetividade e abusca pela forma perfeita, numa reação aos excessos de forma e conteúdo do Romantismo.
simbolismo_imagem.jpg (image/jpg) SIMBOLISMO (1893-1922): A poética espiritualizada e centrada no poder da sugestão e da transcendência reage aos avanços da tecnologia.
pr__modernismo_imagem.jpg (image/jpg) PRÉ-MODERNISMO (1902-1922): O nacionalismo crítico e o olhar sobre os problemas sociais do Brasil unem obras de características diversas.
modernismo_fase_1_imagem.jpg (image/jpg) MODERNISO 1° FASE (1922-1930): Uma arte não sentimental e não realista, que exige a participação ativa do leitor, promove uma revolução na literatura e nas artes plásticas.
modernismo_fase_2_imagem.jpg (image/jpg) MODERNISMO 2° FASE (1930-1945): Essa nova geração busca expor as múltiplas faces que compõem o painel da população brasileira, numa literatura engajada e regionalista.
modernismo_fase_3.jpg (image/jpg) MODERNISMO 3° FASE (a partir de 1945): Três grandes nomes da literatura brasileira têm destaque: Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.