trabalho de GEO / Ana Paula, Agnes e Ester Elias 224

Description

Envelhecimento da População Brasileira
Ana Paula Fonseca Sitya
Flashcards by Ana Paula Fonseca Sitya, updated more than 1 year ago
Ana Paula Fonseca Sitya
Created by Ana Paula Fonseca Sitya over 5 years ago
19
0

Resource summary

Question Answer
ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Conceito: Fenômeno recente que aumenta a expectativa de vida; consequentemente, aumentando a população idosa.
Causa Diminuição da taxa de natalidade por causa da redução do número de filhos por mulher.
Causa (Baby Boomers) A geração dos anos de 1960 a 1980 está saindo da PEA (População Economicamente Ativa), causando uma pressão previdenciária e laboral.
Causa Aumento da expectativa de vida por causa de avanços na área de saúde, educação, condição de vida e segurança.
Causa Ao longo dos anos, a voz das mulheres vem tomando força e se erguendo para exigir seus direitos. Isso é demonstrado com a inclusão delas no mercado de trabalho. Por causa dessa ingressão, a taxa de fecundidade reduziu.
Consequência Aumentando a população idosa e diminuição da natalidade, ocorre uma redução da PEA (População Economicamente Ativa). Isso pode gerar um problema para a economia do país.
Consequência Quanto maior a expectativa de vida, maior o número de idosos no país e maior o tempo de benefícios, como a aposentadoria. Porém a quantidade de PEA não será capaz de suprir essa necessidade.
Consequência A pirâmide etária brasileira está com sua base cada vez menor, ou seja, menores taxas de fecundidade e natalidade. Isso significa que o país está em uma transição demográfica, deixando de ter uma população jovem para ter uma população mais idosa.
Pirâmide Etária Charge
Curiosidades (IBGE) Uma pesquisa realizada pelo IBGE, demonstra que o envelhecimento da população acelerou. Entre 2012 e 2016, o grupo de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) cresceu 16%, enquanto o de crianças (entre 0 a 13 anos) caiu 6,7%.
Curiosidade (Métodos Contraceptivos) Em 2008, o governo alcançou a marca de distribuição de pílulas anticoncepcionais em todo o país. E aumentou a divulgação da importância do uso de preservativos, como as camisinhas que são encontradas por menor preço em farmácias e gratuitas em postos de saúde.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography Quiz
PatrickNoonan
Characters in "King Lear"
eleanor.gregory
Geography - Unit 1A
NicoleCMB
Symbols in Lord of the Flies
lowri_luxton
Lord of the Flies - CFE Higher English
Daniel Cormack
Biology (B2)
anjumn10
Biology B1.3
raffia.khalid99
History - Treaty of Versailles
suhhyun98
Derecho Aéreo
Adriana Forero
English spelling rules
Sarah Holmes
Repaso Revalida PR 2016
Rodrigo Lopez