Movimentos Migratórios no Brasil

Description

Trabalho Projeto Acadêmico Geografia 3 etapa
Gabriela Veitenheimer
Flashcards by Gabriela Veitenheimer, updated more than 1 year ago
Gabriela Veitenheimer
Created by Gabriela Veitenheimer over 5 years ago
18
0

Resource summary

Question Answer
Migrações Internas no Brasil As migrações são importantes focos de estudo para se analisar o crescimento demográfico e a diversidade cultural de uma região.
Migrações no Período Colonial Brasileiro Na época colonial as migrações internas se baseavam no eixo de exploração econômica, cada vez que ele mudava, o fluxo de pessoas seguia. Por exemplo, nos séculos XVII e XVIII, a intensa busca por metais preciosos causou um grande fluxo de pessoas para as regiões de Minas Gerais e do Centro-Oeste.
Século XX O modelo capitalista de produção levou á criação de espaços privilegiados no Sudeste para que a industrialização se firmasse de fato no país. Isso gerou um fluxo de pessoas, principalmente de nordestinos, em busca de empregos nas indústrias, para a região.
Processo Migratório O processo migratório no Brasil foi basicamente impulsionado pelas desigualdades regionais. O Nordeste, com grande concentração fundiária e problemas de seca foi a região em que mais pessoas saíram desde o início do século XX. Em contrapartida, o Sudeste, com vários fatores atrativos, foi o que mais recebeu pessoas.
1950 -1970 Nesses anos o maior fluxo de pessoas foi do Nordeste para o Sudeste, em busca de emprego e melhor qualidade de vida. Os nordestinos também migraram na direção do Norte, para atividades extrativistas e agropecuárias, e para o Centro-Oeste, devido a construção de Brasília.
1970 -1980 A migração desse período foi marcada pelo fluxo de nordestinos e sulistas para o Norte, devido a política de povoamento e integração da Amazônia criada pelos militares. Um dos objetivos era desenvolver a agropecuária na Amazônia: nova fronteira agrícola. A Zona Franca de Manaus foi criada nesse período.
Fronteira Agrícola A expansão da fronteira agrícola, muito incentivada pela elite agrária, atraiu muitas pessoas para a região. Esse fluxo logo foi diminuído por causa da concentração de terras que dominou a região. Muitos conflitos como grilagem de terras, índios vs latifundiários, assolam a região até hoje.
Migração de Retorno 1980-2000 A região sudeste, principalmente os estados de SP e do RJ, continuaram sendo uma grande área de atração. Porém um fluxo contrário, a chamada migração de retorno, se iniciou. Devido o desemprego e a desindustrialização da região, as pessoas começaram a voltar para sua terra natal.
2000 Sudeste é um grande polo atrativo, mas a migração em sua direção já é bem reduzida. Fatores que causaram isso: desindustrialização do Sudeste e maior investimento industrial e agropecuário na região Nordeste.
Estabilização dos processos migratórios No fim da década de 2000 foi verificado que a maioria da população permaneceu em sua região de origem.
Tipos de migração presentes no século XXI Intrametropolitana: Deslocamento da metrópole para alguma cidade menor da região metropolitana. Urbano-urbano: Deslocamento de uma grande metrópole para uma cidade média porém desenvolvida, geralmente "fugindo" do trânsito, violência e poluição das metrópoles.
Tipos de migração presentes no século XXI Pendular: O trabalhador mora em uma cidade vizinha de onde trabalha ou estuda e se desloca diariamente para lá. Sazonal: Quando a pessoa permanece fora por um tempo, geralmente a trabalho, mas retorna à terra natal.
Migracões e suas consequências As migrações trouxeram muitas boas consequências como a diversidade cultural nas regiões e uma maior integração do país, porém também ocasionaram muitos problemas como a favelização e o desemprego.
Referências e Integrantes Livro Didático Gabriela, Maria Eduarda, Mateus e Vinícius
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Brasil
andrerocha86
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
annasmoulin
República Velha
Vitor Gomes
Crise da República e a ruptura de 1930
jacson luft
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Quinhentismo
Isadora Borges
Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
Isadora Borges
BRASIL COLÔNIA
nanni.simioli
O Índio na literatura brasileira
Andreia Leão