A Tecnologia como Área do Conhecimento Humano: conceito e evolução histórica

Description

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE
Katia Batista
Flashcards by Katia Batista, updated more than 1 year ago
Katia Batista
Created by Katia Batista over 5 years ago
214
1

Resource summary

Question Answer
Origem da palavra tecnologia? Origem da Palavra Grega "techne" que significa: técnicas, arte, oficio, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana.
O que é tecnologia humana? As tecnologias são processos evolutivos dos seres humanos nas áreas de conhecimento e saberes
Como surgiu essas tecnologias humanas? Surgiu através da comunicação dos indivíduos, no início era pintura nas paredes das cavernas, depois vieram os pergaminhos e penas, entre outras formas de comunicação, até chegar nos dias de hoje, com celulares, tablets, relógios, etc.
Como foi a evolução histórica do desenvolvimento da tecnologia no mundo?
Quais são essas tecnologias? Científicas, biológicas, informática, nas artes, na educação, entre outras
Onde encontramos essas tecnologias? Na vida diária, nos meios corporativos, educacionais, comerciais
Qual a influência da tecnologia na vida humana? Ela influencia na vida das pessoas conforme sua cultura e educação, poder econômico e posição social.
Onde a tecnologia pode influenciar na vida de um humano? Em qualquer área seja nas artes, jogos, ciência, escola, trabalho, etc. A Tecnologia terá coisas boas e ruins dependerá do ponto de vista, da vivência e experiência de cada indivíduo.
Qual a Importância da tecnologia para vida Humana? A Informatica, ciências, comunicação, entre outras tecnologias são muito relevantes e importantes para o desenvolvimento do homem, pois elas determinam a capacidade produtiva da sociedade e os padrões de vida sociais e a sua organização econômica.
Exemplo de Tecnologia? Trem a vapor - Barco a Vapor – Radio - Cinema – Leser – Espaçonave - Viagem ao espaço - Lâmpada elétrica – impressora – Avião – Fotografia - Carro – Moto – Smartphones - Wireless Broadband - Realidade Aumentada - Redes Sociais - entre outros
Porque a tecnologia tornou a vida humana mais fácil? Devido a Influencia de comunicação rápida e ter se tornado mais fácil e ágil a vida humana, desde a forma de se comunicar e nos aspectos social, o econômico e o cultural.
Quais as diferentes alternativas nas atividades diárias humanas? Atividades comerciais, trabalho, educativas, passeios (desde um tour pelos museus, que possibilita estudar historia, biologia, e outras ciências), até compartilhamentos de documentos, vídeos etc.
Qual é a nova tecnologia atualmente? CAD (Computer-aided design), Carros autônomos, Realidade Virtual, áreas de robótica, neurociência, informática e cultura digital, etc.
Quais os aspectos positivos e negativos da tecnologia humana? Aspectos Positivos: Auxilia na comunicação, melhora a qualidade e expectativa de vida, enriquece o lado cognitivo e criativo da mente humana, melhora a economia, educação, etc. Aspectos Negativos: contamina o meio ambiente, informação falsas, raques, se torna obsoleta rápido de mais, etc.
Conclusão Tecnologia permite articulação das áreas de conhecimento, possibilita que o indivíduo desenvolva o lado criativo, comunicativo, sociável e cultural, explorar e entender o mundo por diversos anglos e formas.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto
Psicologia da Educação
rsgomes88