teoria da deriva dos continentes

Description

Flashcards on teoria da deriva dos continentes, created by Ines Madeira on 21/11/2018.
Ines Madeira
Flashcards by Ines Madeira, updated more than 1 year ago
Ines Madeira
Created by Ines Madeira over 5 years ago
202
0

Resource summary

Question Answer
A Teoria de Alfred Wegener sobre a estrutura e dinâmica da Terra Alfred Wegener começou a olhar para o mapa mundo com muita atenção e reparou que os continentes se ajustavam exatamente uns aos outros como peças de puzzle que levaram a concluir que a configuração relativa atual dos continentes nem sempre era a mesma. Em 1915 publicou um livro que apresentava argumentos morfológicos
O ajuste aparente dos continentes (argumento morfológico) Wegener constatou que as margens atlânticas da América do Sul e de África se ajustavam, à semelhança das peças de um puzzle. Na sequência desta constatação, Alfred Wegener alargou o seu estudo aos restantes continentes, tendo verificando que, de modo semelhante, eles também se ajustavam.
Argumentos paleontólogos A constatação da distribuição dessas espécies fósseis, em continentes que hoje se encontram muito afastados, poderia ser explicada se, na altura em que esses seres vivos habitavam na terra, aqueles continentes estivessem reunidos num unico.
Argumentos litológicos Á semelhança do que verificou para o registo fóssil, Wegener encontrou correspondências entre as rochas existentes um e outro lado do Oceano Atlântico. Essa correspondência litológica verifica-se em termos de idade e tipos de rochas, depósitos minerais, camadas de carvão e estruturas geológicas.
Argumentos paleoclimáticos São conhecidos sedimentos de idade carbonífera de origem glaciar na costa oeste da América do Sul, no sul do continente africano, na Índia e no sul da Austrália. Ou seja, regiões que, hoje em dia, se encontram em latitudes incompatíveis, do ponto de vista climático, com depósitos daquela natureza.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
Comunicação
karol_franz
Design Instrucional
leodias.rj
Teorias da Motivação
Hugo de Sena
Os 4 argumentos de Alfred Wegener da deriva dos continentes
oleksandr klymenko
A origem da vida - TEORIAS
Jéssica Aline
Teorias e Sistemas da Parte Geral do CP
rodney martins farias
A presença das teorias de aprendizagem
angela.fuga
Os subsistemas terrestres
Ana Rodrigues
Pedagogia 2015
Alceu Bernardino
ABIOGÊNESE
T&M Educação