HISTÓRIA DA ARTE

Description

Cubismo, Pablo Picasso, futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
neusamiotto
Flashcards by neusamiotto, updated more than 1 year ago
neusamiotto
Created by neusamiotto over 9 years ago
193
11

Resource summary

Question Answer
DEFINA CUBISMO Tipo de pintura, com formas geométricas: esfera, cone, cilindro, retângulos,etc.
QUEM FOI O LÍDER DO CUBISMO? O Espanhol PABLO PICASSO. A obra "Senhoritas de Avignon" é considerada uma das mais importantes obras de Picasso e inaugura o cubismo.
Por que o estilo cubismo recebeu este nome? O estilo recebeu esse nome a partir do desdém de MATISSE ao ver uma paisagem de GEORGES BRAQUE como nada além de "cubinhos".
Quais artistas foram considerados os "verdadeiros"cubistas? PICASSO BRAQUE GRIS LÉGER
Como era a maneira dos quatro cubistas expressarem sua arte? Quebravam os objetos aos pedaços, não propriamente em cubos, mas o nome pegou.
Como o cubismo liberou a arte? O Cubismo liberou a arte ao estabelecer nas palavras do pintor cubista Fernand LÉGER, que "a arte consiste em inventar, e não em copiar".
Do que deriva a qualidade provocativa de toda arte cubista? Deriva de sua ambivalência entre: A REPRESENTAÇÃO e A ABSTRAÇÃO
Quais as fases do cubismo? CUBISMO ANALÍTICO - analisava as formas dos objetos CUBISMO SINTÉTICO - colagem, incorporando letras em estêncil e tiras de papel às pinturas. Cores mais fortes e composições mais decorativas.
O que significa o termo "ASSEMBLAGE"? Termo incorporado às artes por Jean Dubuffet, para fazer referência a trabalhos, que segundo ele, "vão além das colagens".
Como é a feitura das "assemblages"? O principio que orienta a feitura das "assemblages" é a estética da acumulação: todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte.
Cite dois cubistas brasileiros que sofreram influências dos cubistas franceses. ANTÔNIO GOMIDE - estampas para tecidos, vitrais para igrejas, cerâmicas e tapeçaria.Dedicou-se no final da vida à escultura. e VICENTE DO REGO MONTEIRO - temática indígena e cerâmica marajoara.
Cite um artista para representar as muitas mudanças da arte no século XX. PABLO PICASSO. Ele é o mais famoso e, provavelmente, o mais influente artista do século XX, não só por sua versatilidade e originalidade, mas também por sua imensa produção.
Em que período Picasso passou a usar os tons de azul? Picasso compôs suas obras na sua "fase azul", no período que sentia-se infeliz e sózinho; por isso, todas as personagens dessa fase parecem tristes e solitárias.
Quando Picasso iniciou a "fase rosa"? Quando conheceu Fernande Olivier, uma das muitas mulheres por quem se apaixonou. Na fase rosa , não só as cores, mas também os temas de Picasso eram mais alegres. Retratou a arte circense.Mas, a fase rosa não durou muito.
Qual outro estilo adotado por Picasso para buscar novas formas de mostrar e interpretar a realidade? O encontro com as esculturas africanas. Juntamente com o pintor francês Georges Braque, criou o cubismo, considerado um dos movimentos mais importantes da história da arte moderna.
Qual o quadro mais famoso de Picasso? Em 1937, Picasso pintou GUERNICA, uma resposta aos horrores da guerra civil espanhola.
Descreva a obra Guernica, de Pablo Picasso. Após a notícia que os alemães bombardearam a aldeia basca de Guernica, Picasso reage criando a obra imensa de oito metros de largura. Usa símbolos de obscuridade: , gritos das pessoas e a brutalidade do touro e do cavalo para denunciar os horrores do fascismo.
Quais as cores que Picasso escolhe para sua obra GUERNICA? Ele escolhe o preto, o branco e o cinza, cores do luto e da morte. As formas, achatadas, são simplificadas para prender o olhar de quem observa a pintura.
Por que DERAIN, PICASSO, MATISSE, BRAQUE, MODIGLIANI, entre outros, deslumbraram-se com as peças de arte africana no início do século XX? Elas atraíram esses artistas por ter formas tão distantes e até contrárias ao que se fazia na Europa na época.
Que obra de Picasso recebe a influência da escultura africana (assimetria dos rostos e na forma angulosa dos seus traços)? A obra "Senhoritas de Avignon"é considerada uma das mais importantes obras de Picasso e inaugura o cubismo.
O QUE FOI O MOVIMENTO ARTÍSTICO FUTURISMO? Foi um movimento modernista lançado pelo italiano Filippo Tomaso Marinetti, baseado num entendimento dinâmico da vida, voltada para o futuro.
A concepção de arte do movimento artístico futurismo, reflete em que momento histórico? Reflete no movimento histórico da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, que trouxe mudanças profundas na forma de pensar e viver.
Cite alguns filmes que mostram diferentes formas de pensar no futuro. 2001, uma Odisseia no espaço WALL-E AVATAR
O movimento futurista italiano também contribuiu para qual outro seguimento da arte? Contribuiu para ampliação do universo sonoro e musical do início do século. Teve grande influência na música de John Cage, na obra Música e Silêncio. Luigi Russolo lança A arte dos ruídos, adotada décadas mais tarde por compositores da música eletrônica.
Cite principais nomes do primeiro movimento Futurismo. Umberto Boccioni Carlos Carra Luigi Russolo Giacomo Balla Gino Severini
Quais os termos da proposta da arte futurista? DINAMISMO SIMULTANEIDADE A BASE IDEOLÓGICA É ANTICLERICAL
Qual outra forma de expressão artística adotada no futurismo? O CINEMA.
O que é clássico? Dê um exemplo. Pode ser conceituado como tudo aquilo que é eterno, imortal. Exemplo: o filme "Tempos Modernos"de Charles Chaplin.
Qual a simbologia que Charles Chaplin usa no filme TEMPOS MODERNOS? Critica a modernidade e a forma que estavam lidando com o avanço da tecnologia. Nos compara às máquinas fazendo seus movimentos repetitivos.
DADAÍSMO O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suiça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
Cite um dos trabalhos do movimento dadaísta. As colagens, que eram feitas com materiais aparentemente escolhidos ao acaso. Os dadaístas foram os primeiros a incorporar o cinema e a fotografia de forma experimental, resultando num cinema completamente ABSTRATO e ABSURDO.
Quais artistas que se destacaram no dadaísmo? Hans Richter (cinema) Man Ray (fotógrafo) - escreveu o livro : "Fotografia não é arte?" Hanna Höch - fotomontagem
Defina Ready-made. Termo criado por Marcel Duchamp para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano
Qual outro célebre ready-mades criado por Duchamp? Reprodução da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci e, acrescenta à imagem um bigode, um cavanhaque e uma frase obscena escrita em francês.
Surrealismo Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
Qual o primeiro manifesto do surrealismo? Automatismo psíquico. Como toda vanguarda, o Surrealismo vivia da utopia.
Show full summary Hide full summary

Similar

Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte
GoConqr suporte .
Renascimento
Gustavo Bueno
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
flash card
chrisvicent2014.
Arte Rupestre
GoConqr suporte .
Renascimento Cultural e Artístico
Jordana Oliveira
PRÉ-HISTÓRIA - ARTE
Emerson Cardoso