Vanguardas EUROPEIAS

Description

tentei agora vejamos no que vai dar akkkkkz segunda tentativa :)
Beliangel_juh
Flashcards by Beliangel_juh, updated more than 1 year ago
Beliangel_juh
Created by Beliangel_juh about 8 years ago
838
33

Resource summary

Question Answer
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.
FUTURISMO Caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. CUBISMO Teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.
DADAISMO Surgido em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Por isso, os dadaístas são contra as teorias e ordenações lógicas. EXPRESSIONISMO Tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista.
SURREALISMO Como o Expressionismo, preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho.
Show full summary Hide full summary

Similar

Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Feudalismo
Malu Miralha
2º Guerra Mundial
João Gabriel
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar