FOTOGRAFIA

Description

Cards sobre fotografia
David Bitencourt
Flashcards by David Bitencourt, updated more than 1 year ago
David Bitencourt
Created by David Bitencourt about 5 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
TRIPÉ DA EXPOSIÇÃO: relação ISO, tempo e abertura. ISO corresponde a sensibilidade de um filme.
ABERTURA é como uma torneira, só que o fluxo é de luz. O DIAFRAGMA funciona como o registro para a torneira. ABERTURAS DO DIAFRAGMA: f/1.4 - f/2 - f/2.8 - f/4 - f/5.6 - f/8 - f/11 - f/16
Quanto maior a ABERTURA, menor a vazão. São inversamentes proporcionais! O DIAFRAGMA é o dispositivo que controla a ABERTURA e, consequentemente a quantidade de LUZ.
Quanto maior o tempo de ABERTURA, menor o tempo de EXPOSIÇÃO. O OBTURADO é o mecanismo que determina o tempo de EXPOSIÇÃO.
Quanto mais baixa a velocidade do OBTURADOR, mas longo é o tempo de EXPOSIÇÃO. VELOCIDADES DO OBTURADOR: 1 - 1/2 - 1/8 - 1/60 - 1/125 - 1/250 - 1/500...
ISO: International Standard Organization --- RELAÇÕES --- VELOC. OBT. X ABERT. DIAFRAG + rápido - luz > - LUZ -rápido + luz < +LUZ +tempo = -aberto
PROFUNDIDADE DE CAMPO é a área de nitidez de uma foto. Embora apenas o motivo esteja focalizado, e outros, que estejam à mesma distância, esteja realmente nítido, há uma faixa de nitidez aceitável, que se estende para frente e para trás do ponto focalizado. (DOF - Profundidade de campo Depth of Field) O FOTÔMETRO irá recomendar regulagens para uma EXPOSIÇÃO correta, mais isso pode não dar casos, em casos onde há um alto contraste. Por isso a importância de se pensar na iluminação.
MODOS DA CÂMERA #PAISAGEM: Priorizam o DOF . # ESPORTE: Priorizam a velocidade do obturador. #RETRATO: Prioriza abertura maiores para destacar o rosto e objetos principais VELOCIDADES ALTAS DE OBTURADOR congelam o movimento. VELOCIDADES BAIXAS dão a sensação de fluidez.
PANNING - VARREDURA - Consiste em fazer várias fotos seguindo o movimento de seu TEMA/MOTIVO com a objetiva. As LENTES podem focar uma distância de cada vez. Isso nós dá apenas um único plano nítido. UM ÚNICO PLANO NÍTIDO.
DICA: Quando estiver fotografando pessoas, lembre-se de fazer o FOCO a partir dos olhos do fotografado. No caso de MACRO FOTOGRAFIAS, a REGRA DOS TERÇOS para DOF não se aplicam.
Quanto maior ABERTURA (f/11) maior a PROFUNDIDADE DE CAMPO (DOF) Quanto menor a ABERTURA (f/1.4) menor do DOF. > f/x --- > DOF < f/y --- < DOF
TIPOS DE OBJETIVAS: * TELEOBJETIVAS * OBJETIVAS NORMAIS * GRANDE-ANGULARES * LENTES MACRO OBJETIVAS NORMAIS: 35mm à 100mm cobrem cerca de 45º de visão.
TELEOBJETIVAS: 35mm a 1000mm - servem para longas distâncias - e geralmente possuem zoom. As TELEOBJETIVAS têm problemas de DISTORÇÃO, pois achatam a perspectiva da imagem à medida que cresce a distância do objeto.
GRANDE-ANGULARES: são objetivas curtas, apropriadas para fotografar maior área possível, como em paisagens, por exemplo. É dentro desse conjunto que encontramos a objetiva "OLHO DE PEIXE", que tem a ABERTURA de 180º. MACROS: são para fotografar pequenos objetos, dando ênfase aos detalhes, seu DOF é reduzido.
A medida que o ZOOM aumenta o DOF é reduzido. FILTROS: São acoplados às lentes e têm a intenção de realçar, reduzir ou balancear o contraste dos elementos da cena.
FILTROS: - Amarelo: Escurece o céu, destaca nuvens. - Vermelho: Escurece mais o céu. - Verde: clareia a vegetação. - Azul: Enevoa as fotos. Ultravioleta: Aumenta a nitidez. FILTRO POLARIZADOR: Minimiza o elimina reflexos de superfícies lisas, metais e vidros.
FILTRO DE DENSIDADE NEUTRA: Reduz a luminosidade de uma cena. DSRL: Digital Single lens Reflex.
Show full summary Hide full summary

Similar

Fotografia
Marcio A F Duarte
TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS
geantur
Fotografia Contemporânea
Angélica Herthal
FOTOGRAFIA
Eduarda Bauer
FONTES DE QUE A FOTOGRAFIA SE ALIMENTOU PARA SE INSTITUIR
Aline Palaoro
Fotografia e Cegueira
Sarah Almeida0996
Espelho, espelho meu, existem alguém mais bela do que eu?
Itala Brandão
Releitura Fotográfica Caravaggio
caahortiiz
QUIZ DE LINGUAGEM VISUAL
Olavo Bilac dos Santos
Curso de Fotografia (estudos)
Diana Yumi
Site Portfólio
Sérgio Alexandre