Conflitos, Cooperação e Cultura nas Organizações

Description

Estresse no Trabalho
Bárbara Miranda
Flashcards by Bárbara Miranda, updated more than 1 year ago More Less
Bárbara Miranda
Created by Bárbara Miranda about 5 years ago
Bárbara Miranda
Copied by Bárbara Miranda about 5 years ago
19
0

Resource summary

Question Answer
Conflitos, Cooperação e cultura nas organizações Aula 9 - Estresse no Trabalho
Mas afinal, o que é estresse? São pressões ou tensões que se manifestam de forma exagerada, através de reações emocionais negativas, que podem levar ao desequilíbrio psicológico.
Quais as causas do estresse no trabalho? Sobrecarga de trabalho, pressão, alta competitividade entre colaboradores, devido ao risco de demissão, baixos salários, longas distâncias, etc.
Quais as consequências do estresse para o trabalhador? O estresse pode causar problemas de saúde como depressão, síndrome do pânico, doenças cardiovasculares e até mesmo desenvolver algumas formas de câncer.
De que forma o estresse pode comprometer o desempenho no trabalho? O estresse leva o colaborador a avaliar de forma negativa o ambiente de trabalho, acarretando em baixa produtividade, instabilidade emocional e até acidentes no trabalho.
A Síndrome Geral da Adaptação é constituída por três etapas. Quais são elas? Reação de alarme; Resistência e Exaustão
Como são definidos os três estágios do esgotamento no trabalho? Esgotamento emocional - Desânimo, exaustão... Cinismo/despersonalização - Indiferença ao trabalho, etc... Diminuição da realização pessoal - sensação de incapacidade para realizar as tarefas do trabalho.
Quais são os três estressores mais comuns no ambiente de trabalho? Assédio e Indelicadeza; Sobrecarga de trabalho e Falta de controle de tarefas.
Cada pessoa reage de forma diferente quando exposta ao mesmo estressor. Cite um exemplo que influencia esse comportamento. A saúde física do funcionário. Pessoas que mantém uma rotina de exercícios, possuem mais energia para enfrentar o estressor.
Que tipos de pessoas apresentam níveis menores de estresse? As pessoas extrovertidas, pois são mais positivas e gostam de interagir com outras pessoas.
Como é caracterizado o comportamento de uma pessoa viciada em trabalho? As pessoas viciadas em trabalho geralmente vivem preocupadas, muitas vezes acabam se afastando da família e amigos.
Quais os motivos que levam uma pessoa ao vício em trabalho? As pressões internas. Que muitas vezes atraem os estressores e reduzem as energias para enfrentá-los.
Cite as cinco Estratégias de Gestão do estresse relacionado ao trabalho. Remover o estressor; Afastar-se do estressor; Mudar as percepções de estresse; Controlar as consequências do estresse e Receber apoio social.
Quais as iniciativas que as empresas utilizam para remover o estressor? Horário de trabalho flexível e limitado; Partilha do emprego; Trabalho à distância; Licença pessoal e Apoio aos cuidados dos filhos.
Cite algumas alternativas para eliminar os fatores estressores no ambiente físico de trabalho. Oferecer um ambiente de trabalho agradável com salas amplas, ventiladas, iluminação adequada, etc.
Quanto aos aspectos ergonômicos, o que pode ser feito para reduzir o estresse dos colaboradores? Ajustar os equipamentos, mesas e cadeiras de acordo com as necessidades de cada colaborador.
De que forma o ambiente psicológico de trabalho pode desencadear o estresse? Através de conflitos entre colaboradores, fofocas, frequentes feedbacks negativos, etc.
Cite algumas alternativas que as empresas podem oferecer para melhorar o bem-estar dos funcionários. Oferecer salas para yoga e meditação, quartos com colchões para os colaboradores tirarem uma soneca após o almoço, horários flexíveis, divisão de tarefas, incentivo, etc.
Quais os benefícios da meditação e do yoga para o bem-estar dos funcionários? Reduz o estresse, equilibra as emoções, diminui a ansiedade, melhora os relacionamentos, etc.
Conclusão O estresse pode representar uma ameaça à saúde dos funcionários, cabe às empresas buscarem soluções para garantir o bem-estar dos colaboradores.
Referências: MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary A. V. Comportamento Organizacional: conhecimento emergente. Realidade global. 6.ed. McGraw-Hill, 2014.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Conceito de Gestão Produtiva
Ana Cristina Ush
Funções administrativas
brunocmt
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca