Processo Civil

Description

FlashCards em Sem título, criado por Alex Assis em 03-04-2019.
Alex Assis
Flashcards by Alex Assis, updated more than 1 year ago
Alex Assis
Created by Alex Assis about 5 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Conceito de competência. Assim, a competência é definida como o instituto que visa definir o âmbito de atuação, mediante critérios específicos, dos órgãos encarregados da prestação jurisdicional.
Ações de inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade, impugnação ou anulação de partilha extrajudicial e todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro: Serão propostas no foro do domicílio do autor da herança, no Brasil; se o autor da herança não possuía domicílio certo é competente o foro da situação dos bens; havendo bens imóveis em foros diferentes, a demanda poderá ser proposta em qualquer destes. Não havendo bens imóveis, o foro do local de qualquer dos bens do espólio.
A ação em que o incapaz for réu: será processada perante o foro do domicílio de seu representante ou assistente (art. 50, CPC).
Ação em que se pedem alimentos: Será proposta no foro do domicílio ou da residência do alimentan- do (art. 53, II, CPC).
Ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis: serão propos- tas, em regra, no foro do domicílio do réu (art. 46, CPC). Considerando que, até que seja provado em contrário, ninguém pode ser considerado culpado, o legislador quis dar a “comodidade” ao réu de responder a demanda em seu domicílio.
Ações fundadas em direito real sobre imóveis: É competente o foro da situação da coisa (art. 47, CPC). Pode o autor, entretanto, optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROCESSO CIVIL
TANIA QUEIROZ
RECURSOS
Bruna Carneiro
Atos Processuais
Rogerio Lima
Processo de Execução
Leandro Rigo
LITISCON- SÓRCIO
Mateus de Souza
TUTELA PROVISÓRIA
Mateus de Souza
IMPROCEDÊNCIA LIMINAR PEDIDO
Mateus de Souza
Processo Civil - Jurisdição e Competência
Didi Tuk
Competência no Processo Civil
hosanagarcia
APELAÇÃO
Bruna Carneiro
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Bruna Carneiro