REVISÃO - MORFOLOGIA (FORMAÇÃO DE PALAVRAS)

Description

MATERIAL - Site 'Só Português' CRIADO EM - 15/04/2019.
Bruna_ Concursada
Flashcards by Bruna_ Concursada, updated more than 1 year ago
Bruna_ Concursada
Created by Bruna_ Concursada about 5 years ago
28
0

Resource summary

Question Answer
MORFOLOGIA QUAIS PROCESSOS ENVOLVEM A FORMAÇÃO DE PALAVRAS? Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTES DOIS PROCESSOS? A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical.
O QUE É DERIVAÇÃO? Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva.
QUAIS OS TIPOS DE DERIVAÇÃO? Há dois tipos de Derivação: 1) Derivação Prefixal ou Prefixação; 2) Derivação Sufixal ou Sufixação.
O QUE É DERIVAÇÃO PREFIXAL OU PREFIXAÇÃO? Resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado.
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL OU SUFIXAÇÃO? Resulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.
QUAIS OS TIPOS DE DERIVAÇÃO SUFIXAL? - Nominal; - Verbal; - Adverbial.
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL NOMINAL? - Nominal, forma substantivos e adjetivos. Por exemplo: papel - papelaria riso - risonho
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL VERBAL? - Verbal, forma verbos. Por exemplo: atual - atualizar
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL ADVERBIAL? - Adverbial: forma advérbios de modo. Por exemplo: feliz - felizmente
O QUE É DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL? Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
O QUE É DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA OU PARASSÍNTESE? Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
COMO OCORRE A PARASSÍNTESE? Considere o adjetivo "triste". Do radical "trist-" formamos o verbo entristecer através do prefixo  "en-" e do sufixo "-ecer". a presença de apenas um desses afixos não é suficiente para formar uma nova palavra, pois não existem as palavras "entriste", nem "tristecer".
QUAL A DIFERENÇA ENTRE 'DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL' E 'DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA'? Retire o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe; caso isso aconteça, será derivação prefixal e sufixal. Caso contrário, será derivação parassintética.
O QUE É DERIVAÇÃO REGRESSIVA? Ocorre derivação regressiva quando uma palavra é formada não por acréscimo, mas por redução. Exemplo: comprar (verbo) compra (substantivo)
COMO SABER SE UM SUBSTANTIVO DERIVA DE UM VERBO (OU O CONTRÁRIO)? 1) - Se o substantivo denota ação, será palavra derivada, e o verbo palavra primitiva. 2) - Se o nome denota algum objeto ou substância, verifica-se o contrário.
O QUE SÃO SUBSTANTIVOS DEVERBAIS? Por derivação regressiva, formam-se basicamente substantivos a partir de verbos. Por isso, recebem o nome de substantivos deverbais. Note que na linguagem popular, são frequentes os exemplos de palavras formadas por derivação regressiva.
COMO A GRAMÁTICA ANALISA A DERIVAÇÃO REGRESSIVA? O processo normal é criar um verbo a partir de um substantivo. Na derivação regressiva, a língua procede em sentido inverso: forma o substantivo a partir do verbo.
O QUE É DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA? A derivação imprópria ocorre quando determinada palavra, sem sofrer qualquer acréscimo ou supressão em sua forma, muda de classe gramatical.
QUAIS SÃO OS CASOS DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA? 1) Os adjetivos passam a substantivos. 2) Os particípios passam a substantivos ou adjetivos. 3) Os infinitivos passam a substantivos. 4) Os substantivos passam a adjetivos.
HÁ MAIS CASOS DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA? 5) Os adjetivos passam a advérbios. 6) Palavras invariáveis passam a substantivos. 7) Substantivos próprios tornam-se comuns.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (ADJETIVOS) 1) Os adjetivos passam a substantivos. Por exemplo: Os bons serão contemplados.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (PARTICÍPIO) 2) Os particípios passam a substantivos ou adjetivos. Por exemplo: Aquele garoto alcançou um feito passando no concurso.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (INFINITIVO) 3) Os infinitivos passam a substantivos. Por exemplo: O andar de Roberta era fascinante. O badalar dos sinos soou na cidadezinha.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (SUBSTANTIVOS) 4) Os substantivos passam a adjetivos. Por exemplo: O funcionário fantasma foi despedido. O menino prodígio resolveu o problema.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (ADJETIVOS) 5) Os adjetivos passam a advérbios. Por exemplo: Falei baixo para que ninguém escutasse.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (PALAVRAS INVARIÁVEIS) 6) Palavras invariáveis passam a substantivos. Por exemplo: Não entendo o porquê disso tudo.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS) 7) Substantivos próprios tornam-se comuns. Por exemplo: Aquele coordenador é um caxias! (chefe severo e exigente)
QUAL O MOTIVO DA DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA ESTAR DENTRO DA MORFOLOGIA? Por implicarem alterações na forma das palavras. No entanto, a derivação imprópria lida com seu significado, o que acaba caracterizando um processo semântico. Por essa razão, entendemos o motivo pelo qual é denominada "imprópria".
O QUE É COMPOSIÇÃO? Composição é o processo que forma palavras compostas, a partir da junção de dois ou mais radicais. Existem dois tipos: - Composição por Justaposição; - Composição por Aglutinação.
O QUE É COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO? Ao juntarmos duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração fonética. Exemplos: passatempo, quinta-feira, girassol, couve-flor
O QUE É COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO? Ao unirmos dois ou mais vocábulos ou radicais, ocorre supressão de um ou mais de seus elementos fonéticos. Exemplos: embora (em boa hora) planalto (plano alto)
COMO OCORRE A ACENTUAÇÃO NA COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO? Ao aglutinarem-se, os componentes subordinam-se a um só acento tônico, o do último componente.
Show full summary Hide full summary

Similar

ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza