Micoses Superficiais 2022

Description

Flashcards on Micoses Superficiais 2022, created by Tatiane Gasparetto on 20/04/2019.
Tatiane Gasparetto
Flashcards by Tatiane Gasparetto, updated more than 1 year ago
Tatiane Gasparetto
Created by Tatiane Gasparetto about 5 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
V ou F Micoses superficiais são infecções causadas por fungos que invadem apenas camadas queratinizadas ou semiqueratinizadas da pele. V
As micoses superficiais podem ser divididas em dois tipos: com e sem inflamação. Cite exemplos de cada um desses tipos. -SEM INFLAMAÇÃO (ptiríase versicolor, tinea negra, piedra negra e piedra branca) -COM INFLAMAÇÃO ( dermatofitoses e candidose cutânea)
Quais são os possíveis exames que podem ser realizados para o diagnóstico das micoses superficiais? -MICOLÓGICO DIRETO -MICOLÓGICO CULTURAL
Qual é a diferença do exame micológico direto do micológico cultural? O DIRETO vê estruturas fúngicas e o CULTURAL a espécie do fungo.
Qual fungo causa a Ptiríase versicolor? Fungo leveduriforme Malassezia sp.
Quais indivíduos o fungo Malassezia sp. mais acomete? Indivíduos predisponentes: como desnutridos, imunodeprimidos e com hiperidrose (Transpiração anormalmente excessiva que envolve extremidades, axilas e rosto, geralmente relacionada à temperatura do corpo ou à prática de exercícios.)
Quase sempre a ptiríase versicolor é assintomática, entretanto em algumas situações as lesões se tornam aparentes. Quais são essas situações? Torna-se evidente após exposição solar, quando surgem máculas ou manchas discrômicas múltiplas com descamação furfurácea( descama quando se passa a unha sobre a mancha).
Quais as regiões mais acometidas pela ptiríase versicolor? Cervical, tórax e membros superiores, ou seja, em áreas seborreicas.
V ou F A Malassezia pode colonizar o folículo piloso, causando foliculite pitirosórica. V
Como se caracteriza a foliculite pitirosórica? Pápulas eritematosas ou pústulas levemente pruriginosas na região dorsal.
Quais exames são utilizados para o diagnóstico da pitiríase versicolor? -Confirmação pelo exame em LUZ DE WOOD que revela fluorescência róseo-dourada. -EXAME MICOLÓGICO permite visualizar esporos e pseudo-hifas, por isso quando negativo exclui doenças.
V ou F Raramente os pacientes respondem ao tratamento tópico com antimicóticos na ptiríase versicolor. F
Como é realizado o tratamento tópico da ptiríase versicolor? Deve-se tratar toda a pele do pescoço até os joelhos sempre. Pode-se utilizar CETOCONAZOL 1 a 2% ou xampu de sulfeto de selênio 2,5%. O tratamento pode ser realizado 2 vezes por semana durante 4 semanas, sendo que, em cada aplicação, deve-se deixar o antimicótico de 10-15 min antes de retirar.
Como é realizado o tratamento sistêmico da ptiríase versicolor? -CETOCONAZOL (200mg/dia por 10 dias) -FLUCONAZOL(150 mg/semana por 3 semanas) -ITRACONAZOL (200mg/dia por 5 dias)
Para prevenir recorrências de ptíriase versicolor de pacientes com alto risco, o que deve ser feito? Utilizar xampu de cetoconazol uma vez por semana ou antifúngico VO uma vez por mês.
O que são dermatofitoses? São infecções causadas por três gêneros de fungos: -Microsporum -Trichophyton -Epidermophyton Que invadem e se multiplicam dentro dos tecidos queratinizados.
V ou F Os fungos das dermatofitoses são essencialmente humanos. F Podem ser : -Específicos de humanos (antropofílicos) -Próprios de animais (zoofílicos) -do solo ( geofílicos)
Como ocorre a contaminação por dermatofitoses? Pelo contato direto ou por materiais contaminados.
Como é realizado o diagnóstico de dermatofitoses? -Exame clínico cuidadoso -Exames laboratoriais para confirmação (micológico direto e cultura)
Que locais a Tinea corporis acomete? Pele do tronco e das extremidades, excluindo cabelos, pelos, unhas e regiões palmares e plantares.
Como ocorre a transmissão da tinea corporis? Contágio entre humanos( incluindo autoinoculação) e exposições ocupacionais ou recreacionais (alojamentos,ginásios, luta livre, vestiários..)
Qual é o período de incubação da Tinea corporis? 2-3 semanas
Existem várias formas de tinea corporis, mas a mais comum é a forma anular. Como ela se apresenta? Lesões pruriginosas, descamativas com bordas eritematopapulosas que crescem centrifugamente com cura central.
Em que sexo é mais comum a tinea cruris? Sexo masculino.
Fatores predisponentes da tinea cruris? Calor, umidade, retenção sudoral e obesidade. É frequentemente associada à tinea pedis quando roupas colocas pelos pés entram em contato com região inguinal.
V ou F Geralmente o comprometimento da tinea cruris é unilateral. F Bilateral E nas formas extensas há propagação para períneo, regiões glúteas e parede abdominal.
Como se apresenta a lesão característica da tinea cruris? Demarcadas por uma borda elevada, eritematosa e descamativa (leve) que pode apresentar pústulas e vesículas. Pode haver liquenificação e hiperpigmentação pela coçadura.
Como ocorre o crescimento das lesões da tinea cruris? Crescimento centrífugo a partir das pregas inguinais ( a bolsa escrotal costuma ser poupada).
Como a tinea cruris pode ser prevenida? Uso de roupas adequadas, perda de peso, lavagem de roupas contaminadas, uso de talco nas zonas úmidas, secagem correta pós banho e pelo tratamento da tinea pedis.
Como também pode ser chamada a tinea cruris? Coceira de jóquei
V ou F Adultos são a faixa etária mais acomentida pela tinea capitis. F. São as crianças!
V ou F As lesões da tinea capitis seguem sempre o mesmo padrão. F São bem variáveis conforme o agente causador. Variam desde uma descamação inflamatória até uma erupção pustulosa grave com alopecia (kerion)
Qual é a apresentação mais comum da tinea capitis? Alopecia com ou sem descamações, que podem ocorrer com placas discretas ou envolver todo couro cabeludo.
V ou F Na tinea capitis pode haver adenopatias. V
V ou F No local onde há perda de cabelo, há alopecia definitiva. F Normalmente o cabelo volta a crescer, porém quanto mais tempo de infecção maior a chance de alopecia cicatricial.
Como se caracteriza a tinea tonsurante? Placa de pelos tonsurados ou placas de alopecia de fundo sujo e descamativo no couro cabeludo. OBS: existe uma forma inflamatória que é caracterizada por placa elevada , geralmente única, bem delimitada, dolorosa com pústula e microabscessos que drenam e evoluem para alopecia cicatricial(kerion).
V ou F Tinea Favosa ou Favo é um infecção aguda causada pelo Trichophyton schonleinii, que ocorre principalmente em zonas rurais. F É uma infecção crônica.
Como se apresenta a lesão da tinea favosa? Lesões pequenas e crateriformes em torno do óstio folicular (godet fávico)
Pq a tinea favosa é uma forma grave de tinea? Pois o fungo ataca o folículo piloso , que pode resultar em lesões cicatriciais e alopecia definitiva.
Tinea barbae é uma dermatofitose que acomete áreas da face e do pescoço com barba em homens pós puberdade. Quais fungos são os maiores culpados por essa infecção? Fungos zoofílicos
Como são as manifestações clínicas da tinea barbae? Tendem ser graves com intensa inflamação e múltiplas pústulas foliculares . Abscessos, fístulas, superinfecção bacteriana e lesões semelhantes ao kerion podem acontecer. Podem ter sintomas constitucionais como mialgias, linfdenopatias e alopecia cicatricial.
Quais locais a tinea manuun acomete? Obs: há uma diferenciação da tinea que acomente o dorso das mãos, devido a falta de glândulas sebáceas nas palmas.
V ou F A tinea mannum costuma acontecer simultaneamente da tinea pedis. V
V ou F A tinea manuum quase sempre é não inflamatória e costuma ser unilateral. V Síndrome de dois pés e uma mão.
V ou F A presença de hiperqueratose exclui o diagnóstico de tinea manuum. F Geralemente há hiperqueratose difusa das palmas das mãos e dos digitos que não responde bem aos emolientes.
Quais regiões a tinea pedis acomete? Regiões plantares e interdigitais.
Pq os pés são os locais mais comuns das infecções dermatofíticas? Falta de glândulas sebáceas e ambiente úmido(pelo uso de sapatos fechados). Andar descalço em ambientes públicos.
V ou F A tinea pedis acomete mais adultos e afeta ambos os sexos. V
Quais são os 4 tipos de tinea pedis? -Mocassim -Interdigital -Inflamatório/vesicular -Ulcerativo
Como também pode ser chamada a tinea pedis? Pé de atleta
A tinea unguium ou onicomicose dermatófitica é uma infecção da...? Lâmina ungueal.
Quais são as formas de tinea unguium? -Subungueal distal -Subungueal proximal -Siperficial (manchas brancas)
Qual é a forma mais comum de tinea unguium? Subungueal distal e/ou lateral( inicia com lesão do hiponiquio, causando hiperqueratose do lito ungueal.)
V ou F Na tinea unguium normalmente, há descoloração da cor da unha, queratose sub-ungueal e descolamento da lâmina ungueal. V
Como ocorre o tratamento da tineas? -1ªlinha)antifúngicos tópicos (isoconazol, tioconazol, econazol...) -O tto com antifúngicos sistêmicos (cetoconazol, fluconazol, terbinafina; greseofulvina para tinea do couro cabeludo em crianças) é necessária para cura de certas infecções como: manuum, capitis e unguium, e infecções para grandes áreas da pele, locais com pelos ou associadas com inflamação excessiva.
Como também pode ser chamada a candidose? Candidíase ou monilíase
O que é candidose? É uma infecção cutânea, cutânea sistêmica pu sistêmica causada pelas leveduras do gênero Candida.
V ou F Candida é uma hifa de distribuição mundial, que coloniza habitualmente a pele, mucosa oral, intestinal e vaginal, mas nunca se torna patogênica. F é uma levedura. Às vezes se torna patogênica.
Quais são os fatores que favorecem a proliferação da levedura e consequente infecção? Menor grau de defesa das crianças e idosos, gravidez, ACO, DM, terapia com antibióticos e corticoides, tumores malignos, imunossupressão.
V ou F Normalmente, a infecção por candida é apenas mucocutânea. V
Como também é chaamda a candidose oral? Sapinho
Em quais grupos é muito comum a candidose oral? Lactentes, idosos com dentes mal conservados e HIV+
Como se caracteriza a candidose oral? Placas cremosas esbranquiçadas, circulares ou ovais, isoladas ou confluentes, que podem comprometer a cavidade oral.
ttº candidose oral? Eliminação dos fatores predisponentes com associação de terapia farmacológica, sendo que a droga de escolha é NISTATINA com suspensão oral, 3-4 vezes por dia após limpeza.
Como se caracteriza a candidose balanoprepucial? Lesões eritematosas ou eritematoerosivas na glande, recobertas ou não por induto esbranquiçado.No prepúcio, há eritema e edema.E comum ter tbm prurido e ardência.
Quais os grupos mais acometidos por candidose balanoprepucial? Idosos, DM, obesos, pacientes com higiene inadequada e/ou com uso de corticoterapia.
ttº candidose balanoprepucial? Banhos de PERMANGANATO DE POTÁSSIO a 1:10000 e secagem. Cremes de imidazólicos de uso vaginais são úteis, assim como violeta de gencina em solução aquosa a o,1% por não mais do que 4 dias.
Onde acomete a candidose intertriginosa? Dobras axilares, inguinais, submamárias e entre os dedos das mãos.
Como se caracteriza a candidose intertriginosa? Lesões eritematosas, úmidas, secretantes, que podem sofrer erosão ou fissura, que são envoltas por colarete córneo (muito sugestivo).
ttº da candidose intertriginosa? Violeta de genciana em solução aquosa a 1% por 3-4 dias no máximo ou cremes imidazólicos.
Como se apresenta a paroníquia? Eritema e edema na dobra em torno da matriz da unha; a pressão é dolorosa e pode eliminar material seropurulento.
O que é fundamental ter para ocorrer a paroníquia? Afecção ocupacional causada pelo contato continuado com água, detergentes.
V ou F A retirada das cutículas favorece a infecção por paroníquia. V
ttº da paroníquia? Evitar contato com água, sabão e detergentes, expor a dobra ungueal ao calor ao calor seco após cada contato com água e terapia direcionada pelo exame micológico.
Show full summary Hide full summary

Similar

Lesões elementares da pele
Gabriela Hattori
Métodos de diagnóstico em dermatologia
Gabriela Hattori
Lesões elementares
sarah galvao
PL Dermatologia
João Vitor Samuel Castro
Escabiose
Giovanna Azevedo
Dermatite/Eczema (1-De Contato por Irritante Primário- DCIP)
Luis Pedro Barbosa
Eczema (classificação clínico e etiopatogênico)
Gabriela Hattori
Lesões dermatológicas
Deilane Guimarães
Eczemas
Ana Paula Gibim
Lesões Pré-Malignas
João Vitor Samuel Castro
Infecções na pele
Guilherme Nisiyama