Dermatite de Contato 2022

Description

Flashcards on Dermatite de Contato 2022, created by Tatiane Gasparetto on 21/04/2019.
Tatiane Gasparetto
Flashcards by Tatiane Gasparetto, updated more than 1 year ago
Tatiane Gasparetto
Created by Tatiane Gasparetto about 5 years ago
8
1

Resource summary

Question Answer
O que é dermatite de contato? Dermatose causada por substâncias do meio ambiente que entram em contato com a pele.
Como, na maioria das vezes, a dermatite de contato se apresenta? Eczema pruriginoso no local do corpo onde houve o contato com o agente desencadeante.
As dermatites de contato podem ser classificadas em 4 tipos, de acordo com sua etiopatologia. Quais são esses tipos? -Dermatite de contato por irritante primário -Dermatite de contato alérgica -Dermatite de contato fototóxica -Dermatite de contato fotoalérgica
A dermatite de contato por irritante primário é causada pelo o que? Exposição a agentes com propriedades de geral dano tecidual, sendo que não existe mecanismo imunológico na formação da reação inflamatória. Ou seja, decorre da reação caustica direta das substâncias irritantes.
Cite exemplos de irritantes que causam a dermatite de contato por irritante primário. Sabão, desinfetante, detergente, xampu, limpador industrial, solvente, ácidos, plantas e pesticidas.
Como ocorre a dermatite de contato alérgica? Sensibilidade à substância que entrou em contato com a pele, sendo uma reação tipo celular-mediada. Substância química se liga às proteínas epidérmicas e/ou dérmicas , originando um antígeno completo, que são apresentados pelas células de Langerhans aos linfócitos T, que se proliferam e entram na circulação. Quando o linfócito T entra em contato com o antígeno, ele libera citocinas que levam ao PROCESSO INFLAMATÓRIO que inclui dermatite eczematosa.
Como ocorre a dermatite de contato fototóxica? Tem o mesmo mecanismo da "irritante primário", mas a diferença é que a substância se torna irritante quando suas substâncias químicas são modificadas pelo sol. Ex: furocoumarinas no limão.
Como ocorre a dermatite de contato fotoalérgica? Mesmo mecanismo da dermatite de contato alérgica. A substância adquire propriedades antigênicas quando modificas pelo sol. Reação imunológica tipo IV.
As dermatites de contato podem ser classificadas em : a)Eczema agudo b)Eczema subagudo c)Eczema crônico Diferencie! a)prurido, eritema,edema,vesiculação e secreção b)prurido, eritema, edema e crostas c)prurido, infiltração, liquenificação e eritema discreto
O que é importante buscar na história clínica do paciente ? Início das lesões,número de surtos, história de dermatite de contato, atividades ocupacionais, hobbies, atividades manuais e contato com agentes químicos.
V ou F O exame histopatológico é fundamental para o diagnóstico. F Geralmente não é usado na rotina. É utilizado para diferencias de dermatoses não eczematosas.
V ou F Na dermatite de contato alérgica e na dermatite de contato fotoalérgica, respectivamente, os testes de contato e fototeste de contato confirmam o diagnóstico. V
Diagnóstico diferenciais das dermatites de contato. Dermatite atópica, dermatite de estase, dermatite seborreica, forma eritematosa da acne rosácea.
ttº dermatite de contato. -Evitar contato com agentes causadores. - ECZEMA AGUDO: compressas úmidas com água boricada, solução de Burow ou água de alibour 1/10 ou 1/20 com a função de adstrigência. -Obs: Corticoide tópico, corticoide sistêmico (em casos graves) e imunossupressores tópicos ( pimecrolimpo e tacrolimo, que não levam a atrofia da pele no uso crônico)
Show full summary Hide full summary

Similar

Lesões elementares da pele
Gabriela Hattori
Métodos de diagnóstico em dermatologia
Gabriela Hattori
Lesões elementares
sarah galvao
PL Dermatologia
João Vitor Samuel Castro
Escabiose
Giovanna Azevedo
Dermatite/Eczema (1-De Contato por Irritante Primário- DCIP)
Luis Pedro Barbosa
Eczema (classificação clínico e etiopatogênico)
Gabriela Hattori
Lesões dermatológicas
Deilane Guimarães
Eczemas
Ana Paula Gibim
Lesões Pré-Malignas
João Vitor Samuel Castro
Infecções na pele
Guilherme Nisiyama