Classicismo

Description

Apostila 2 - Aulas 9, 10 e 11
Ingridy Vieira
Flashcards by Ingridy Vieira, updated more than 1 year ago
Ingridy Vieira
Created by Ingridy Vieira almost 5 years ago
29
1

Resource summary

Question Answer
Contexto histórico (cite, pelo menos, duas características). 1. Grandes Navegações 2. Reforma Protestante 3. Invenção da impresa, por Johannes Guternberg (1450). 4. Fim do sistema feudal 5. Cienticismo de Copérnico e Galileu
Período que durou em Portugal. 1527 (chegada do português Sá de Miranda da Itália) à 1580 (morte de Camões).
Por que a chegada de Sá de Miranda é considerada um marco do classicismo português? Porque da Itália ele trouxe novidades estéticas , o "dolce stil nuovo" - que consistia no uso do verso decassílabo e de algumas forma fixas, como o soneto.
Qual é a forma do soneto? Poesia de quatro estrofes: dois quartetos e dois tercetos.
Características do movimento. 1. Desejo de fazer renascer o espírito da Antiguidade greco-romana 2. Racionalismo 3. Universalismo 4. Perfeição formal - cuidado rigoroso com a forma. 5. Antropocentrismo.
O que era o mecenato? O mecenato acontecia quando homens ricos patrocinavam artistas. Isso só ocorria porque, na época, artes e cultura eram sinônimo de enobrecimento (ostentação vai).
Que tipo de poesia Camões escrevia? Lírica e épica.
Que tipo de versos (métrica) são encontrados nas poesias de Camões? Redondilha maior, redondilha menor (maneira medieval) e decassílabos (maneira clássica renascentista).
Apesar da imitação dos modelos clássicos no plano formal, a poesia de Camões é comumente classificada como maneirista. O que seria isso? Mistura a forma clássica com uma visão pessimista e desencantada, antecipando características do Barroco.
Os Lusíadas é classificado como um tipo de obra muito comum na Antiguidade. Qual é? Épica ou epopeia.
Qual a principal diferença entre a epopeia feita na Antiguidade e a epopeia de Camões? A epopeia da Antiguidade é o desenvolvimento de um mito, enquanto a de Camões trata-se de uma poética reportagem que trata de um momento exato da história de Portugal. As epopeias da Antiguidade são naturais, pois faziam parte da tradição popular, sendo divulgadas, inicialmente, pela oralidade. Já Os Lusíadas é uma epopeia artificial, porque surgiu da intenção de Camões de tratar as glórias de seu povo.
Estrutura interna de Os Lusíadas. 1. Introdução: proposição (exposição do assunto), invocação (pedido de inspiração) e dedicatória (agradecimento ao mecena). 2. Narração 3. Epílogo
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
TROVADORISMO
Denise Teófilo
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss
Quinhentismo
Isadora Borges
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
De quem é a frase?
Liciane Brun