bioenergética

Description

Bioenergética Flashcards on bioenergética , created by Wallison Leão on 08/05/2019.
Wallison Leão
Flashcards by Wallison Leão, updated more than 1 year ago
Wallison Leão
Created by Wallison Leão almost 5 years ago
18
1

Resource summary

Question Answer
Quando, e quem descobriu as células? Século XVII Robert Hooke
Quais são os quatro elementos da bioquímica básica? Oxigênio (65%), Carbono (18%), Hidrogênio (10%) e nitrogênio (3%). Os outros elementos adicionais encontrados no corpo incluem: sódio, ferro, zinco, potássio, magnésio, cloreto e cálcio
O que diferencia um composto orgânico de um inorgânico ? Os compostos que possuem carbono são denominados orgânicos e os que não possuem inorgânicos
Quais são as principais estruturas das células ou fibra muscular? • Membrana celular. É uma barreira semipermeável que delimita o meio extracelular do celular. (possuí também a função de regular a passagem de várias substâncias para dentro e fora da célula). • Núcleo. Em células eucariontes possuí uma membrana que limita sua área, chamada de carioteca. Dentro contém os genes compostos por uma fita dupla de ácido dioxirribonucleicos (DNA), que são a base para o código genético. Os genes regulam a síntese proteica, que determina a composição celular e controla a atividade da célula. Observa-se que, embora a maioria das células possuam apenas um núcleo a célula muscular possuem numerosos núcleos ao longo de toda a fibra. • Citoplasma (sarcoplasma). É o meio liquido localizado entre o núcleo e a membrana celular. Nele ficam distribuídas as organelas que são dedicadas ao desempenho de funções específicas. Também no citoplasma estão localizadas as enzimas responsáveis pela quebra da glicose (glicólise).
O que são reações exergônicas e endergônicas? Reações que requerem que a energia seja adicionada aos reagentes são denominadas de reações endergônicas. As reações que emitem energia como resultado de processo químico são conhecidas como reações exergônicas.
O que é um processo de redução e oxidação? O processo de retirada de um elétron de uma molécula é denominado oxidação, e o de adição é redução. A oxidação e a redução estão sempre acopladas, pois uma molécula só pode perder elétrons (oxidada) se tiver outro átomo para receber (reduzir). Uma molécula é capaz de exercer as duas funções.
Qual é a função das enzimas? A velocidade das reações bioquímicas celulares é regulada por moléculas catalizadoras chamadas enzimas. As enzimas não fazem as reações acontecer elas simplesmente regulam a taxa ou a velocidade que essas reações acontecem.
Quais são os fatores que modificam as atividade enzimáticas ? Fatores que alteram a atividade enzimática. Entre os fatores mais importante estão a temperatura e o pH. Enzimas individuais possuem uma temperatura ideal, onde são mais ativadas. Quando o pH sofre alguma alteração, fora do ideal, a taxa de atividade enzimática diminui.
Quais são os principais combustíveis para o exercício? Explique. Combustíveis para o exercício O corpo utiliza de carboidratos, gorduras e proteínas para obter energia. Sendo que, as proteínas contribuem com uma pequena parte deste processo. Carboidratos Os carboidratos são formados por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Seu valor energético para cada 1 grama é de 4 kcal de energia. Os mesmos podem ser encontrados em três formas: monossacarídeo (ex.: glicose e frutose), dissacarídeo (ex.:maltose) e polissacarídeo (ex.: amido e celulose). Polissacarídeos armazenados nos tecidos de animais são chamados de glicogênio. Nos seres humanos o maior armazenamento de glicogênio se da em tecidos musculares e no fígado. Gorduras Sua composição, de elementos químicos, é igual ao carboidrato. Porém possuí um número maior de moléculas de carbono e oxigênio. Em relação a sua capacidade energética, a cada 1 grama de gordura gera 9 kcal de energia. As gorduras podem ser classificadas em quatro grupos: Ácido graxos (forma primária de gordura utilizada pelas células para obtenção de energia), Triglicerídeos (os ácidos graxos são armazenados nesta forma
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Endócrino
Mayla Ribeiro
FUNÇÕES E PROCESSOS DIGESTÓRIOS
ADRIELLY MENESES
Sistema nervoso
João Victor
Sistema Urinário
mariana monteiro
Fisiologia do Sistema Renal
Paula Ceccon
Cinesiologia
Alyne Samaniego
Simulado de Fisioterapia Pneumológica
Arantes Cristian
Fisiologia Vegetal
victorgalol13
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
Paula Ceccon