Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino

Description

Diz respeito sobretudo aos ciclos ovárico e uterino: fase folicular, ovulação, fase luteínica, fase proliferativa, fase secretória, fase menstrual, estrogénios, progesterona, LH, FSH, GCH
Ana Inês Kruecck Quintas
Flashcards by Ana Inês Kruecck Quintas, updated more than 1 year ago
Ana Inês Kruecck Quintas
Created by Ana Inês Kruecck Quintas about 9 years ago
1759
34

Resource summary

Question Answer
Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino
Ciclo ovárico e ciclo uterino - - Mecanismos de retroalimentação positiva e negativa. GnRH é produzida pelo hipotálamo e actua na hipófise anterior, estimulando a secreção de LH e FSH que actuam nos ovários.
A FSH (folículoestimulina) atua ao nível do desenvolvimento dos folículos; A LH (luteoestimulina) estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo/amarelo
O aumento progressivo da concentração de estrogénios (no mecanismo de retroalimentação positiva) até à altura da ovulação, induz a proliferação das células do endométrio uterino (fase proliferativa) e estimula a síntese de moléculas receptoras de progesterona.
Após a ovulação, a LH, com valor elevado, estimula o desenvolvimento do corpo lúteo (que produz grandes quantidades de progesterona) e de estrogénios, embora mais baixas. A progesterona liga-se aos receptores do endométrio uterino que se hipertrofiam e se tornam secretoras (fase secretora).
As hormonas produzidas pelo corpo lúteo têm efeito de retroalimentação negativa, fazendo baixar LH e FSH. A diminuição da LH causa a degeneração do corpo amarelo.
A diminuição das concentrações de estrogénios e progesterona estimulam as contracções uterinas e o desprendimento do endométrio - início da fase menstrual. Faz aumentar FSH e estimula um novo desenvolvimento folicular.
Resumindo: - as fases de síntese de FSH e LH são antagónicas; - feedback + (FSH); feedback - (LH); - FSH atua sobre os folículos; - LH atua sobre o corpo lúteo. Ovulação
- A evolução do corpo amarelo depende da ocorrência ou não de gravidez; - Se ocorre gravidez, o corpo produz Gonadotrofina Coriónica Humana (GCH); - A fim de manter os níveis de estrogéneos e progesterona, que por sua vez impedem a menstruação.
- Se não ocorrer fecundação há degenerescência do corpo amarelo, om consequente diminuição dos níveis de estrogéneos e progesterona e subsequente menstruação.
Ciclo uterino Fase proliferativa - Devido à elevada concentração de estrogéneos, há a divisão rápida de células epiteliais remanescentes - formam-se glândulas espirais
Fase Secretora - As glândulas espirais continuam a desenvolver-se; - (nidação só pode ocorrer após o 21º dia)
Fase Menstrual (ñ gravidez) - A diminuição dos níveis de progesterona e estrogénios; - As artérias espirais contraem-se; - Causa isquemia das glândulas espirais; - Necrose das glândulas espirais.
células necróticas + secreções musocas + sangue (artérias espirais) = Fluxo Menstrual
Ciclo ovárico - Subdivide-se em três fases: fase folicular, ovulação e fase luteínica - 14º Dia ocorre a ovulação; - Aumento de estrogénios na fase folicular; aumento de progesterona na fase luteínica.
Fase Folicular
Ovulação
Fase Luteínica
Resumindo: - Ciclo ovárico (fase folicular & fase luteínica); - Ciclo uterino (fase proliferativa, secretória e menstrual); - A evolução do corpo lúteo depende da ocorrência de fecundação; - A ovulação ocorre ao 14º dia.
Menopausa
- Período fisiológico caraterizado pela amenorreia e cessação da ovulação; - Processo gradual; - < sensibilidade a FSH e LH, menos folículos e corpos lúteos, diminuição de estrogénios e progestrona; - 45-55 anos; Quadro clínico: - Irritabilidade fácil; - Humor deprimido; - Ansiedade; - Astenia/cansaço.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
ANATOMIA
flavio.paulo
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Patologias dos rins
Celi cs
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas
Terminologia Cirúrgica
lion.elsuffi
Processo de Cicatrização
Letícia Silva