RENÉ SPITZ

Jessica MILCA
Flashcards by , created 2 months ago

Expõe os três níveis de organização psíquica essenciais para organização da mente integrando a noção de REPRESENTAÇÃO

0
0
0
Tags
Jessica MILCA
Created by Jessica MILCA 2 months ago
Teoria do Crime 2
Marianna Martins
Teoria da Pena
Marianna Martins
Desenvolvimento Organizacional
Mylena Benfeitas
Frankenstein Critic Quotes
Chloe Day
Biology (B2)
Sian Griffiths
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Teoria do Crime
Marianna Martins
Teoria das cores e aplicação do círculo cromático
Myllena Souza
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Revisão TRI
Érika Melo
Question Answer
SPITZ O OBJETIVO DELE: tornar os estudos de FREUD científico ::: na obra "GÊNESE DA COMUNICAÇÃO HUMANA " investiga a afirmação de FREUD referente à ausência do NÃO no inconsciente ... DAI NESSE CAMINHO ele responde a aquisição e o significado da nossa comunicação . ::: "A COMUNICAÇÃO" responde à impossibilidade de acesso ao objeto. PENSAMENTO E COMUNICAÇÃO SÃO SIMILARES , SURGEM COMO IMPOSSIBILIDADE DE ENCONTRAR O OBJETO AOS VISAM ENCONTRAR, SENDO ASSIM, RETARDAM O PROCESSO DE DESCARGA
SPITZ (FREUDIANO) O PRIMEIRO ANO DE VIDA o bebê no corpo orgânico é movido pela necessidade de descarga (choro, fome, frio...) algo no AMBIENTE lhe responde, O OUTRO MATERNO É INTÉRPRETE DO BEBÊ AO responder a necessidade/DESEJO (" aquilo que é do âmbito da falta") considera o bebê como um sujeito e sua subjetividade.
Primeiro ORGANIZADOR : GESTALT DO ROSTO HUMANO. GESTALT DO ROSTO HUMANO : 2° mês de vida inscreve o período pré objetal que se faz acompanhar pela aquisição do traço mnemônico da GESTALT DO ROSTO HUMANO
Segundo ORGANIZADOR: ANGUSTIA DO OITAVO MÊS "lugar outro" abertura ou fenda . A ausência possibilita inscrever a presença da negatividade. Vai se reconhecendo através da ausência. "Chora a ausência do rosto materno , enquanto esse é o seu próprio reconhecimenro e possibilidade de existência de si mesmo". a angustia do oitavo mês assinala a presença de um psiquismo Chora a ausência por não ter capacidade de representa- lo ** A DIMENSÃO DA LINGUAGEM TRABALHA BINARIAMENTE.(É na ausência do objeto que a linguagem serve a sua representação)- USO DO SÍMBOLO testemunha essa ausência - "permanência de OBJETO "
terceiro ORGANIZADOR : a partir do momento "Sensório-motor" a energia que a criança usava para mover-se se desloca para os símbolos "manuseio psiquico" acontece quando o NÃO GANHA SIGNIFICADO SEMÂNTICO E A CRIANÇA REAGE A ELE A criança está vinculada aquele que diz não teme perder seu amor se atender seus desejos/interesses( desconsiderando a realidade)PORÉM não atender seus desejos é "deixar de existir"