A Terra como um sistema capaz de gerar vida

Description

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Flashcards by Weza Ernesto, updated more than 1 year ago
Weza Ernesto
Created by Weza Ernesto over 6 years ago
124
1

Resource summary

Question Answer
O que é um sistema? Um sistema é o conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado, ou seja um conjunto de órgaõs funcionais e suas relações.
Por que razão a Terra é considerada um sistema? A Terra é considerada um sistema fechado porque não ha permuta entre ela e o meio envolvente.
Geosfera ou Litosfera A geosfera é a parte superficial da Terra, encontrada no estado sólido bem como os materiais encontrados no seu interior.
Biosfera É a parte da Terra constituida por todos os seres vivos que ocupam a parte da Geosfera, Atmosfera e Hidrosfera.
Atmosfera A atmosfera é a camada de gases que envolvem a Terra (azoto, oxigênio, argon, dióxido de carbono e vapor de água).
Hidrosfera A hidrosfera é toda água no estado líquido ou sólido que se encontra na superfície da Terra.
Rocha Mãe ou Rocha Matriz A rocha mãe é a rocha que se desapegou para dar origem ao solo, mais interna das três e contém muitos minerais.
Pedrogenese Pedrogenese é o processo na qual os solos sao formados assim como as suas características e a evolução na paisagem.
Pedrosfera A pedrosfera é a camada mais externa da Terra que é composta por solo e sujeita a processos de formaçao de solo.
Solo O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre.
Onde surgiu a Terra? A Terra se formou através de uma grande nuvem de poeira e gás que existia em grande parte do espaço que se formou pela força da gravidade, formando uma nuvem de pedras espaciais, que começou a girar, a matéria que ficou no centro formou o Sol, a que foi para a periféria formou anéis e cada um desses anéis formou um planeta.
A vida veio do espaço? A hipótese baseia-se na ideia de que a vida foi trazida à Terra do espaço em meteoritos, que abrigavam formas de vida primárias. O apoio à ideia reside no fato de que, cientificamente, já foi encontrada matéria de natureza orgânica em meteoroides e meteoritos, e de que há organismos microscópicos conhecidos suficientemente resistentes para, em hipótese, suportar uma viagem espacial até a Terra, mesmo considerado que as condições que esses teriam de enfrentar sejam as mais extremas já cogitadas.
Teoria da Geraçao Espontanea De acordo com a teoria da geraçao espontanea ou abiogenese, a vida poderia surgir espontaneamente e continuamente da materia bruta.
Teoria da Panspermia A Panspermia implica a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuída por meteoros, asteroides e planetoides. Com tudo ela propõe que seres vivos que podem sobreviver aos efeitos do espaço, ao estilo dos extremófilos ou tardígrados, ficam presos nos escombros que são ejetados ao espaço ou por colisões.
Hipotese da Evoluçao Química Também chamada de teoria da evolução química, a teoria da evolução molecular é a mais aceita pela comunidade científica. Conforme tal teoria, a vida é produto de um processo de evolução química em que substâncias orgânicas se arranjam, formando moléculas orgânicas mais simples e essenciais (como carboidratos, aminoácidos,entre outros) e da reação entre essas moléculas mais simples começam a surgir moléculas mais complexas. Depois de combinadas, essas moléculas mais complexas e mais estáveis formam estruturas com aptidões metabólicas e de autoduplicação, dando origem aos primeiros seres vivos.
Teoria da Sopa Primitiva Sopa primordial ou caldo primordial é uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. O termo foi introduzido pelo biólogo soviético Aleksandr Oparin. Em 1924, ele propôs a teoria da origem da vida na Terra, através da transformação, durante a evolução química gradual de moléculas que contêm carbono na sopa primordial.
Hipotese dos Sistemas Hidrotermais Em 1929, os bioquímicos John Haldane e Aleksander Oparin testaram a hipótese de que faltava oxigênio livre na atmosfera da Terra. Nesse ambiente inóspito, eles sugeriram que os compostos orgânicos poderiam se formar de simples moléculas se fossem estimuladas por uma forte fonte de energia , ou radiação ultravioleta. Haldane dizia ainda que os oceanos teriam sido uma "sopa primordial" desses compostos orgânicos. Urey e Miller realizaram em 1953 um experimento para comprovar se que moléculas orgânicas poderiam surgir em atmosferas sem oxigênio, como na Terra primitiva.
Show full summary Hide full summary

Similar

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
Biosfera
joana_pinto_202
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
SUBSISTEMA TERRESTRE
Gutinha Gutinha
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Mafalda Inocêncio
A Terra como sistema
Beatriz Vieira
Subsistemas Terrestres
Ana Loureiro
A Terra como um sistema capaz de gerar a terra
Ana Rita
Interação entre os subsistemas da Terra
Joana Monteiro
Recursos Naturais
Fernanda Azzoni