Direito Processual Penal

Description

Concursos Públicos Direito Processual Penal Flashcards on Direito Processual Penal, created by PRISCILA WOLLENA on 21/05/2019.
PRISCILA WOLLENA
Flashcards by PRISCILA WOLLENA, updated more than 1 year ago
PRISCILA WOLLENA
Created by PRISCILA WOLLENA almost 5 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Defina sistema inquisitivo No sistema inquisitio o processo é sigiloso e as funções de acusar e julgar são atribuídas a uma única pessoa.
Quais fontes formais do processo penal ? * Diretas/Imediatas: - CF/88 (Constituição Federal) - Lei - CPP (Código de Processo Penal) - Súmulas Vinculantes * Indiretas/Mediatas/subsidiárias: (LICC, art. 4º): - Costumes - Doutrina e jurisprudência - Analogia
O que são os princípios? Princípios gerais do Direito: premissas éticas extraídas da legislação, do ordenamento jurídico.
O que são os costumes? Regra de conduta praticada de modo geral, constante e uniforme, com a consciência de sua obrigatoriedade. cInfluência na interpretação e na elaboração da lei penal;
Qual fonte formal? Unico que pode legislar em Processo Penal é a união
Qual sistema vige no processo penal brasileiro? Inquisitivo
Diferencie o sistema inquisitivo e o inquisitivo formal Sistema acusatório ou acusatório puro. É o sistema adotado pelo Brasil, segundo entendimento majoritário. Principal Característica é a separação das funções de julgar, acusar e defender. No acusatório, a acusação é entregue a um terceiro, Ministério Público, enquanto que no formal, a acusação é feita pelo juiz. Atenção: Sistema misto ou acusatório formal (entendimento Minoritário) sobre o tema, o Professor Guilherme de Souza Nucci entende que o Brasil adotou esse sistema. Principal característica: a investigação ocorre dentro do processo e é conduzida por um juiz. No formal a acusação seria feita pelo juiz Então, cuidado para não confundir. Lembrar que não é o adotado pelo Brasil, mas lembrar que o professor Guilherme Nucci (minoritário) leciona que o Brasil teria adotado este sistema.
Show full summary Hide full summary

Similar

FONTES DO D.PENAL
Antonio Huber
Licitações
wesleyscorreia
DIREITO PROCESSUAL PENAL
Joelma Silva
Inquérito policial
Marcelo Llaberia
PRINCÍPIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL
GraSousa
Inquérito Policial
cesar_basso
Características do Trovadorismo
gvitoriaaraujp12
Fontes do Direito do Trabalho
dani ✿
INQUÉRITO POLICIAL
julianodanielp
AÇÃO PENAL
julianodanielp