JOGO: Verdadeiro ou Falso - sobre SEXUALIDADE

Description

Pedagogia Flashcards on JOGO: Verdadeiro ou Falso - sobre SEXUALIDADE, created by Anna Beatriz on 07/06/2019.
Anna Beatriz
Flashcards by Anna Beatriz, updated more than 1 year ago More Less
Anna Beatriz
Created by Anna Beatriz almost 5 years ago
Anna Beatriz
Copied by Anna Beatriz almost 5 years ago
Anna Beatriz
Copied by Anna Beatriz almost 5 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
O tema 'sexualidade' trata de assuntos como: intolerância e violência entre gêneros, gravidez na adolescência, manifestação de DST'S, entre outros. VERDADEIRO!
A sexualidade está presente na vida dos indivíduos entre a adolescência e o início da vida adulta. FALSO! A sexualidade está presente na vida do ser humano desde o seu nascimento, mas é a partir da adolescência que ela começa a ser percebida mais intensamente.
Tratar de temas relacionados a sexualidade não é papel da escola, mas pode ser feito opcionalmente. FALSO! Esta temática é um tema transversal e, portanto, necessário de ser abordado dentro do ambiente escolar.
As mudanças biológicas da puberdade são universais e visíveis, porém, é necessário que ocorra outras mudanças para que alcancem a maturidade, e estas correspondem ao cognitivo e ao social. VERDADEIRO!
Adolescentes e jovens ainda não precisam conhecer os principais métodos contraceptíveis recomendados pelo Ministério da Saúde. FALSO! Os jovens precisam estar alerta e conhecer os métodos que impedem a concepção indesejada e previne contra as DSTs.
A orientação sexual entrou nos currículos escolares como tema transversal através dos PCN’s (parâmetros curriculares nacionais). VERDADEIRO!
Sexualidade remete apenas a parte biológica dos indivíduos. FALSO! Remete também aspectos históricos e culturais que criam os valores.
A maioria dos pais acham constrangedor conversar sobre sexo com seus filhos, ora pela educação recebida de seus pais, ora pela repressão ou por não saberem como abordar o tema. VERDADEIRO!
A falta de uma reflexão ampla sobre sexualidade não tem relação a persistência da intolerância e da violência, enfraquecendo o combate ao preconceito, ao abuso sexual infantil e à violência contra a população LGBT e contra a mulher. FALSO! Pois ao refletir a temática, aprende-se a respeitar não só a sua própria sexualidade, como também, a do outro.
O sexo é definido biologicamente (macho ou fêmea). Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos. E o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. VERDADEIRO!
Entre os receios mais comuns entre os professores ao falarem sobre sexualidade estão: a forma como os pais encaram o tema, os choques de valores e crenças embutidos no tema e o poder de influenciar a vida sexual de seus alunos. VERDADEIRO!
A ausência de um espaço para discussões sobre assuntos relacionados à sexualidade, ou informações distorcidas sobre o tema, agravam a vulnerabilidade dos adolescentes e prejudicam tomadas de decisão. VERDADEIRO!
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Gestão Educacional
Rafael Balbi
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto