Prova analise instrumental

Description

Enologia Flashcards on Prova analise instrumental, created by alexandre soares on 08/10/2019.
alexandre soares
Flashcards by alexandre soares, updated more than 1 year ago
alexandre soares
Created by alexandre soares over 4 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
Qual aplicação da analise instrumental em industria controle de qualidade, controle de processos em bebidas, alimentos, matérias-primas, produto acabado, embalagens, vida-de-prateleira. Desenvolvimento de novos produtos e melhoramento de produtos já existentes.
Qual aplicação da analise instrumental em universidade? desenvolvimento de metodologia, controle de processos em pesquisas, prestação de serviços, etc.
Qual aplicação da analise instrumental em orgãos governamentais? controle de qualidade, fiscalização na produção e distribuição, padronização de novos produtos e registro.
Caracteristica método de analise instrumental -Os mais utilizados atualmente; -Utilizados em alternativa aos convencionais, sempre que possível. -Quantificação de componentes específicos no alimento através de instrumentos (equipamentos sofisticados).
Caracteristica método de analise convencional Alto custo de equipamentos eletrônicos; Não existe equipamento disponível para determinadas análises ; Requer-se um método convencional (sob aspecto legal, por se tratar de um método oficial); Existem casos raros, onde métodos convencionais podem apresentar resultados melhores do que os instrumentais.
Caracteristica método de analise graviométricos Precipitação , volatilização e eletrodeposição Avaliar a presença e quantidade do elemento a partir do peso do produto de uma reaçãp
Caracteristica método de analise volumétricos Neutralização e oxi-redução Mede a capacidade de reação do constituinte desejado, com uma solução reagente adequada e rigorosamente conhecida (solução padrão
Caracteristica método analise optica Interação entre a matéria e energia em forma de luz
Caracteristica método analise eletroquímicos condutividade elétrica dos componentes após ou durante uma reação química
Caracteristica método analise cromatografia Separação seletiva entre uma fase estacionária e uma fase móvel Compostos dissolvidos por uma determinada substância , seja sólida, líquida ou gasosa
Como fazer quarteamento? Rejeitar 2 quadrados opostos; misturar os 2 restantes e repetir o procedimento até chegar ao tamanho de amostra ideal.
O que é exatidão? Mede o quão próximo o resultado de um método analítico se encontra do real. Pode ser determinado pela porcentagem do composto de interesse que foi adicionado a amostra numa quantidade previamente conhecida. Ou então ser comparado com outros métodos analiticos que já são considerados exatos.
O que é precisão? Determinado pela variação de varios resultados obtidos na medida de um determinado componente da mesma amostra.
O que é especificidade? Capacidade do método analítico de medir o composto de interesse, independente da presença de substâncias interferentes. Sendo que o interferente não será computado ou então poderá ser descontado.
O que é sensibilidade? Descreve quanto a resposta varia com a variação da concentração do analito.
O que é curva padrão? A curva-padrão corresponde à relação gráfica entre os valores de absorbância (A) e os de concentração. Com base na análise gráfica é possível verificar a linearidade da reação e calcular um fator de conversão de valores de absorbância em concentração.
O que é e para que serve a extração? Transferência de solutos de uma fase liquida ou solida para um solvente liquido. Retirar, de forma mais seletiva e completa possivel, as substancias de interesse contidas no material a ser analisado, utilizando para isso, um solvente apropiado.
Para a extração o solvente deve ser: Imiscivel Formar duas fases Não reagir quimicamente com o Soluto A substancia a ser extraida deve ser a mais soluvel no segundo solvente. Volatil. Não ser inflamavel ou toxico.
O que é extração Simples? É a extração que é realizada em apenas uma etapa, ou seja, determinamos o volume do solvente extrator e realizamos a extração como todo esse volume uma unica vez.
O que é extração multipla? Envolve duas etapas ou mais extrações simples. Batelada ou continua.
O que é extração quimicamente ativa? Tem como objetivo alterar quimicamente um composto a fim de mudar sua solubilidade. ex: Saponificação.
Show full summary Hide full summary

Similar

CONHECIMENTOS ENÓFILOS
Iaponira Diniz
Quiz - SaporeDiVino
Iaponira Diniz
Enogastronomia aula 2 (N1)
fe ax
Enografia Itália Introdução e Noroeste e Nordeste
fe ax
Vinhos Fortificados
Marcia Amaral
Simulado Enologia
Thalita Dos Santos
Cromatografia - aspectos técnicos
Gab_oliv
Quiz - SaporeDiVino
Iaponira Diniz
AQA AS Biology Unit 2 The Cell cycle
elliedee
A-Level Revision Tips
Alex Declan