Acidente Vascular Encefálico

Description

Flash Card produzido para o Projeto Integrador de fisioterapia.
Lucas Ribeiro
Flashcards by Lucas Ribeiro, updated more than 1 year ago
Lucas Ribeiro
Created by Lucas Ribeiro over 4 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
O QUE É ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO? O acidente vascular encefálico é produzido pela oclusão ou ruptura de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro
O QUE É HEMORRAGIA ENCEFÁLICO? O acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH) se caracteriza pelo sangramento em uma parte do cérebro, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo. Pode ocorrer para dentro do cérebro ou tronco cerebral.
O QUE É ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO? Um acidente vascular cerebral isquêmico consiste na morte do tecido do cérebro (infarto cerebral), decorrente de um fornecimento inadequado de sangue e oxigênio a ele em razão de uma obstrução na artéria
QUAIS FATORES AUMENTAM A PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE UM AVE Hipertensão; Diabetes tipo 2; Colesterol Alto; Sobrepeso; Obesidade; Tabagismo; Álcool; Idade Avançada; Sedentarismo; Drogas; Histórico Familiar;
PRINCIPAIS SINAIS DE UM AVE Fraqueza/Formigamento no corpo; Confusão mental; Alteração/Compreensão da fala; Alteração da visão; Alteração equilíbrio/coordenação/motora Dor de cabeça intensa, súbita
CUIDADOS AO CHEGAR NO HOSPITAL Verificar sinais vitais, glicemia, colocar a pessoa deitada, colocar acesso venoso, administrar oxigênio caso necessário e determinar horário de início dos sintomas por meio do formulário.
HIPERTENSÃO, UM DOS MAIORES FATORES PARA O AVE A hipertensão desgasta e provoca lesões nas paredes dos vasos. Não exagere no sal. Capriche no consumo de vegetais. Verifique a pressão continuamente.
PAPEL DA FISIOTERAPIA NO PÓS AVE A fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação de pacientes com AVE em todas as fases da reabilitação, contribuindo para prevenção de quedas, auxilio a marcha e melhora da qualidade de vida por exemplo.
TIPOS DE FISIOTERAPIA PARA O AVE Respiratória; Motora; Aquática.
RESPIRATÓRIA A fisioterapia respiratória para pacientes de AVE tem como objetivo manter a função respiratória e prevenir complicações e a conduta varia de acordo com a fase em que o paciente se encontra.
MOTORA Para manter e ganhar a amplitude de movimento, alongamentos e mobilizações passivas em todos os planos de movimentos são indicados.
AQUÁTICA A água na piscina ajuda a aliviar a espasticidade, enquanto ela está diminuída, o fisioterapeuta pode realizar movimentos passivos com maiores amplitudes de movimento e menor desconforto para o paciente, possibilitando um maior ganho da amplitude articular.
EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO Alongamento, fortalecimento muscular, Treino de sensibilidade e propriocepção, treino de marcha, estimular o reaprendizado motor.
Show full summary Hide full summary

Similar

REVISÃO ULTIMA PROVA URG E EMERG
Karine Bianco
Prevenção secundária de AVE naAtenção Primária à Saúde
Matheus Colares
Acidente Vascular Encefálico
Thais Souza
doenças mais comuns nos idosos
Guilherme Siqueira
Neurulação
Gabriélle Zucaro
AVC,AVE,AIT
michele ribeiro
Via da Coluna Dorsal - Lemnisco Medial
Beatriz Leandro
Sistema Nervoso Central: Anatomia (Unipê)
Dara Lira
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Huerbett de Paula
ENCÉFALO
Ingrid Martins