ANEMIA

Description

Flashcards on ANEMIA, created by Mauricio Rebola. on 03/04/2020.
Mauricio Rebola.
Flashcards by Mauricio Rebola., updated more than 1 year ago
Mauricio Rebola.
Created by Mauricio Rebola. about 4 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Qual a vida média das hemácias, plaquetas, granulócitos e linfócitos? HEMÁCIAS: 120 dias PLAQUETAS: 7-10 dias GRANULÓCITOS: 6-8 horas LINFÓCITOS: Até anos
O que é a eritropoetina e onde ela é produzida Substância peptídica produzida no parênquima renal, pelas células tubulares proximais, em resposta a hipóxia tecidual.
O que é o G-CSF presente no Granulokine? Fator estimulador de colônia de granulócitos.
O que é o hematócrito? Fração volumétrica ocupada pelos eritrócitos no sangue, obtido através do processo de centrifugação.
Quais são as principais manifestações clínicas da "Síndrome Anêmica"? Dispneia aos esforços, palpitações, taquicardia, Intolerância ao esforço, cansaço evidente, indisposição (astenia), tontura postural, cefaleia descompensação de doenças cardiovasculares; Descompensação de doenças crônicas.
O que é o índice de anisocitose (RDW)? Cite um exemplo de anemia com RDW aumentado e RDW normal. Indica a variação de tamanho entre as hemácias, sendo normal até 14%. RDW normal: Talassemia minor. RDW aumentado: Anemia ferropriva.
O que são leptócitos e em quais situações podemos encontrá-los? Hemácias em alvo. Talassemia Hepatopatia Esplenectomia
O que são dacriócitos e em quais situações podemos encontrá-los? Hemácias em lágrima. Mielofibrose Metaplasia Mieloide agnogênica
Qual achado hematoscópico da anemia falciforme? Drepanócitos (hemácias em foice)
Qual a característica das hemácias do Mieloma Múltiplo? Hemácias empilhadas (em rouleaux)
Esquizócito. O que é e em qual situação encontramos? Fragmento de hemácia. Anemia Hemolítica Microangiopática.
Correspondem à Hemoglobina precipitada. Para serem detectados, precisam de um corante supravital. Presente na anemia por deficiência de G6PD. Corpúsculo de Heinz
Principal causa de anemia ferropriva? Sangramento crônico
Qual é o exame “padrão-ouro” para o diagnóstico de anemia ferropriva? Aspirado/biópsia de medula óssea e coloração para ferro com o corante azul da Prússia.
Qual a dose recomendada para correção de anemia ferropriva? 60 mg de ferro elementar (o que equivale a 300 mg de sulfato ferroso) três a quatro vezes ao dia.
Qual a melhor forma de absorção do sulfato ferroso? Administrado de estômago vazio, 1-2h antes das refeições, de preferência associado à vitamina C ou ao suco de laranja.
Indicações de ferro parenteral? (1) Síndromes de má absorção duodenojejunais, como a doença celíaca; (2) Intolerância às preparações orais; (3) Anemia ferropriva refratária à terapia oral, apesar da adesão terapêutica; (4) Necessidade de reposição imediata dos estoques de ferro.
Como se apresenta a anemia de doença crônica? Normo-Normo
Qual é a principal causa de anemia microcítica-hipocrômica? Anemia Ferropriva
Qual é a principal causa de anemia normocítica-normocrômica? Anemia ferropriva
Qual é a segunda principal causa de anemia microcítica-hipocrômica? Anemia de doença crônica. *Se microcitose < 72 fL, a segunda causa é talassemia.
Qual é a segunda principal causa de anemia normocítica-normocrômica? Anemia de doença crônica
Qual é a principal causa de anemia em pacientes hospitalizados? Anemia de doença crônica
Qual é a alteração no sangue periférico que mais sugere anemia megaloblástica? Além da macrocitose, existe outra alteração clássica: A hipersegmentação do núcleo dos neutrófilos!
Quando pensamos em anemia megaloblástica, quais são as principais etiologias? Deficiência de vitamina B12 (Cobalamina) e Ácido Fólico.
Qual a anemia que mais eleva o LDH Anemia megaloblástica
Quais são as principais complicações da reposição de vitamina B12? Hipocalemia. Congestão volêmica.
Qual é a razão da diminuição do potássio? As células novas que estão se formando em resposta à vitamina B12 captam potássio para o seu citoplasma – afinal, ele é o principal eletrólito do meio intracelular.
Quais os principais mecanismo compensatórios das anemias? Aumento de 2,3 - difosfoglicerato (DPG) Aumento do DC Redistribuição do fluxo sanguíneo
Aumento na contagem de reticulócitos está relacionado a quais causas de anemias? * Reticulocitose = Reticulócitos >2% Hemólise Sangramento agudo
Quais alterações laboratoriais estão presentes nas anemias hemolíticas? Aumento do DHL Aumento da BI Haptoglobulina consumida
Qual achado caracteriza as anemias hemolíticas auto-imunes? Teste de Coombs direto positivo
Quais as principais causas de anemia hemolitica microangiopática? PTI SHU CIVD
Qual é o principal agente infeccioso responsável pela SHU típica? E. coli
Qual doença hematológica tem melhor resposta á esplenectomia? Esferocitose hereditária
Qual a principal causa das crises de anemia com reticulócitos baixos em pacientes com anemia falciforme? Infecção por parvovírus B19
Quais as premissas do tratamento da crise álgica na anemia falciforme? -Hidratação. -Analgesia escalonada (incluindo opioides). -Identificação e remoção do fator desencadeante.
Quais as principais medidas no tratamento ambulatorial de anemia falciforme? -Folato. -Hidroxiureia. -Vacina para influenza e germes encapsulados.
A hidroxiureia proporciona quais benefícios no tratamento da anemia falciforme? -Reduzir o número de leucócitos. -Aumentar a concentração de Hb fetal.
Quais alterações renais estão associadas ao traço falciforme? Isostenúria , Hematúria , Necrose de papila
Onde é produzida a hepcidina e qual sua função? Hormônio sintetizado no fígado e seu papel central é na regulação do metabolismo do ferro.
Quais fatores estimulam a produção de hepcidina? e qual inibe? Estimulam: -Ferro sérico elevado -Citocinas inflamatórias - IL-I, IL-VI e TNF É inibida pela hipóxia.
Explique a ação da hepcidina. A Hepcidina inibe a ação da ferroportina, que, dessa forma, não permite a entrada do ferro para o plasma. Portanto, o ferro é eliminado pelas fezes. Além disso, impede a liberação de ferro dos seus depósitos (deixa "preso" o ferro no macrófago).
Qual a principal causa de deficiência de vitamina B12? Anemia perniciosa
Quais as principais características da anemia perniciosa? Acomete mais mulheres; 7º década de vida; Associada a doenças autoimunes (Hashimoto); H. pilory pode estar associado; 90% apresentam anticorpos contra células parietais; 50% anticorpos inibidores da ligação do fator intrínseco à B12.
Como é o quadro de neuropatia progressiva por deficiência severa de B12? Degeneração subaguda combinada da medula espinhal em que são afetados os nervos sensoriais periféricos e cordões posterior e lateral da medula. Neuropatia simétrica dos MMII; Formigamento dos pés e dificuldade para deambular.
Como é a forma hereditária mais comum da anemia sideroblástica? Ligada ao X. Deficiência de ácido aminolevulínico-sintetase (ALA-S); QC = na infância ou início da vida adulta.
Como é o diagnóstico da anemia sideroblástica? Mielograma com corante azul da Prússia! Evidencia o ferro medular; Presença de mais que 15% de sideroblastos em anel na medula óssea.
Como é chamado o sinal patognomônico do blasto mielóide? Bastonetes de Auer
O que é o cromossomo Filadélfia? Translocação entre cromossomos 9 e 22
Como é feito o diagnóstico das leucemias aguda? Presença de mais de 20% de blastos na medula óssea (mielograma)
Qual a deficiência mais comum da Esferocitose Hereditária? Anquirina (40-50%)
Qual a principal causa de crise aplásica? Parvovírus B19
Quais as causas de Anemia Hemolítica Hereditária? Hemoglobinopatias (An. Falci. e talassemias); Defeitos do citoesqueleto (Esferocitose, eliptocitose); Defeitos enzimáticos (Deficiência de G6PD e Piruvato quinase); Outras (Abetalipoproteinemia, estomatocitose hereditária, xerocitose hereditária).
Quais as causas de Anemia Hemolítica Adquirida? Anemia Imuno-hemolítica; Hiperesplenismo; Insuficiência hepática grave; Hemoglobinúria paroxística noturna; Anemia hemolítica microangiopática; Outras...
Como é feito o diagnóstico de esferocitose hereditária? Encontro de anemia hemolítica crônica (laboratorialmente confirmada), na presença de reticulócitos e microesferócitos no sangue periférico e na ausência de um teste de Coombs direto positivo (afastando anemia imuno-hemolítica).
Como é a clínica do paciente com deficiência de G6PD? Clinicamente, o paciente se apresenta com hemólise intravascular aguda, associada a febre, lombalgia, palidez e icterícia, precipitada por uma infecção (ex.: Escherichia coli, estreptococo beta hemolítico, hepatite viral) ou pela administração de certas drogas. O quadro clínico se instala geralmente 2-4 dias após o fator precipitante.
Quais as principais drogas que iniciam hemólise no paciente com deficiência de G6PD? Dapsona, fenazopiridina (Pyridium), primaquina, nitrofurantoína, azul de metileno, azul de toluideno e rasburicase.
Show full summary Hide full summary

Similar

Hemograma
Jerusa Sousa
Flash Cards Anemias
Amanda Malheiros8015
Anemias - Propedêutica
Amanda Malheiros8015
Sais Minerais
Matheus Oliveira
SANGUE 2 (Morfologia eritrocitaria, anemia, eritrocitose)
David Melo
SANGUE 1 (Composição, hematopoiese, eritropoiese, hemolises)
David Melo
Anamnese 7 - Sintomas
Thayse Brito
anemia hemolitica
leuma leão
CARACTERIZAÇÃO DAS ANEMIAS
ALINE FRANCA DA SILVA SOUZA