ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Description

ORAÇÕES ADVERBIAIS a) Causais b) Consecutivas c) Comparativas d) Concessivas e) Conformativas f) Condicionais g) Temporais h) Proporcionais i) Finais
alexandremusashi .
Flashcards by alexandremusashi ., updated more than 1 year ago More Less
trackerian
Created by trackerian over 9 years ago
alexandremusashi .
Copied by alexandremusashi . about 4 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
1. ADVERBIAIS CAUSAIS - São aquelas que estabelecem a causa, o motivo para o fato (efeito) contido na oração principal. As principais conjunções subordinadas causais são: que, porque, já que, uma vez que, visto que, visto como, pois, como (= já que, visto que), porquanto. * Como o dinheiro não foi liberado a tempo, usei o cheque especial. * Ele foi duramente punido porquanto a falta foi comprovada pelos peritos.
2. ADVERBIAIS CONSECUTIVAS - Estas orações indicam a consequência, o efeito de um fato (causa) contido na oração principal. As principais conjunções adverbiais consecutivas são: que (precedido dos termos intensificadores “tão, tal, tanto, tamanho”), que (= sem que), sem que, de modo que, de forma que, de sorte que, de maneira que. * Falou tanto que ficou rouco. * Não vai a um baile de formatura sem que não dance a noite toda.
3. ADVERBIAIS CONCESSIVAS - São as orações que indicam uma oposição, um óbice, um empecilho, um “algo” que poderia impedir a realização do fato contido na oração principal. As principais conjunções subordinadas concessivas são: embora, apesar de que, mesmo que, ainda que, que, sem que (=embora não), conquanto, ainda quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que. * Fez todo o exercício sem que ninguém o ajudasse. * O conhecimento, que fosse muito, não atenuava, naquele momento, a angústia do rapaz.
4. ADVERBIAIS CONDICIONAIS - São orações que estabelecem uma condição para a realização do fato expresso na oração principal. As principais conjunções condicionais são: se, caso, a não ser que, desde que, contanto que, salvo se, sem que (= se não), a menos que. * A não ser que a taxa de juros caia consideravelmente, não adquiriremos mais produtos importados. * Caso o Governador não se manifeste sobre o caso, levaremos o problemas às raias judiciais.
5. ADVERBIAIS CONFORMATIVAS - São orações que expressam uma conformação (correspondência, concordância, analogia ou identidade de forma, modo, tipo ou caráter) com um fato expresso na oração principal. As principais conjunções conformativas são: como, segundo, conforme, consoante. * Elaboramos todo o projeto como nos orientava o manual. * A vida tem sempre seus perigos, segundo já nos dizia Guimarães Rosa.
6. ADVERBIAIS COMPARATIVAS - São orações subordinadas que estabelecem um processo de comparação entre dois elementos — um elemento estará na oração principal e o outro, na oração subordinada. A comparação poderá ser de igualdade, de superioridade ou de inferioridade. As principais conjunções comparativas são: 6. ADVERBIAIS COMPARATIVAS  São orações subordinadas que estabelecem um processo de comparação entre dois elementos — um elemento estará na como, assim como, tal e qual, tal qual, mais que ou do que, menos que ou do que, tanto quanto, feito (= como). * Não sei por que saiu correndo desesperadamente, feito um louco. * Ele deixou a sala sorrateiramente, como uma serpente que se esgueira no meio dos arbustos.
7. ADVERBIAIS FINAIS - São orações que indicam a finalidade, o objetivo, o alvo do fato contido na oração principal. As principais conjunções finais são: que, para que, a fim de que, porque (= para que, a fim de que). * A fim de que ela passasse mais rápido em um concurso, comprei inúmeros livros e apostilas.
8. ADVERBIAIS TEMPORAIS - São as orações subordinadas que expressam o tempo, o momento do fato contido na oração principal. As principais conjunções finais são: enquanto, quando, assim que, logo que, mal (=logo que, assim que), desde que, antes que, agora que, depois que, sem que (=antes que). * Todos o aplaudiram mal terminou sua palestra. * Desde que chegou, não parou de falar.
9. ADVERBIAIS PROPORCIONAIS  São orações que indicam uma concomitância, uma simultaneidade, uma proporção com o fato expresso na oração principal. As principais conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais ... mais, quanto mais... menos, quanto menos... mais, quanto menos... menos. * Quanto mais ela estuda mais dúvidas surgem. * À medida que o progresso avança, o meio-ambiente sofre com o uso excessivo de seus recursos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .