Inquérito Policial

Description

Inquérito Policial
Gabrielle Roth
Flashcards by Gabrielle Roth, updated more than 1 year ago
Gabrielle Roth
Created by Gabrielle Roth about 4 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Quais são as duas fases da persecução penal? Investigação preliminar e ação penal.
Qual a natureza jurídica do IP? Procedimento administrativo pré processual
Quais são os prazos do IP? No CPP, 10 dias indiciado solto e 30 dias indiciado preso. Exceções: Lei de Drogas (30 e 90, podendo ser duplicados); Crimes contra a economia popular (10, ambos); Crimes Hediondos (Prisão Temporária - 30+30)
Quais são as características do IP? Inquisitivo, sigiloso, escrito/formal, dispensável, discricionário e indisponível.
IP serve de prova? Não, o juiz não pode fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos colhidos na investigação. Não existem provas no IP! Porque as provas somente produzidas em juízo, após o contraditório.
O que é a noticia crime? Conhecimento espontâneo ou provocado por parte da autoridade policial (Delegado) de um fato aparentemente criminoso. Com base nesse conhecimento se dá inicio as investigações.
Quais são as três formas da noticia crime (cognições)? COGNIÇÃO DIRETA/IMEDIATA - autoridade toma conhecimento da infração por meio de suas atividades rotineiras. COGNIÇÃO INDIRETA/MEDIATA - provocada, quando toma conhecimento por meio de algum ato formal de comunicação. COGNIÇÃO COERCITIVA/FORÇADA - toma conhecimento com o auto de prisão em flagrante.
Como se inicia o IP na APPública Incondicionada? De ofício pela autoridade policial; requisição pelo MP; requerimento pelo ofendido.
O que deve conter a peça de início do IP? Exposição do fato criminoso, capitulação legal da infração e poderá conter as diligências necessárias para elucidação do fato.
Como se inicia o IP na APPública Condicionada? Depende da representação, é interesse do ofendido manifestar-se ou não.
Quem pode fazer a representação na APPública Condicionada? Vítima ou CADI (cônjuge, ascendente, descendente e irmão).
Como se inicia o IP na APPrivada? Requerimento do ofendido, interesse exclusivo dele.
O que deve conter no requerimento para iniciar o IP na APPrivada? Não se exige formalidade sacramental: deve ser narrado o fato com elementos para auxiliar a investigação, suposta autoria, horário, local, testemunhas, etc.
A denúncia anônima pode dar ensejo ao inicio do IP? Sozinha não, a autoridade policial deve confirmar a informação para dai iniciar o IP.
Quem determina as diligências a serem tomadas? Somente a autoridade policial, e ela pode também deferir (ou não) as requeridas pelas partes.
Quais são as diligências presentes no CPP? Dirigir-se ao local; apreender as coisas; colher todas as provas; ouvir o ofendido; ouvir o indiciado; reconhecimento de pessoas, coisas e acareações; solicitar corpo de delito e outras perícias; solicitar identificação criminal do indiciado; averiguar a vida pregressa do indiciado; colher informações sobre a existência de filhos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Inquérito policial
Marcelo Llaberia
Inquérito Policial
cesar_basso
INQUÉRITO POLICIAL
julianodanielp
AÇÃO PENAL
julianodanielp
PRISÃO EM FLAGRANTE
julianodanielp
Inquérito policial
Nestor Nunes de Souza Filho
FATO DIFÍCIL ILUCIDAÇÃO
julianodanielp
INCOMUNICABILIDADE DO INDICIADO
julianodanielp
REQUERIMENTO DO OFENDIDO
julianodanielp
REQUERER DILIGÊNCIA
julianodanielp
INDICIADO MENOR IDADE
julianodanielp