Saúde Mental

Description

Trabalho elaborado por: Elizangela Kovacs, Gabriela Nakamura, Hayara Silva, Natalia Szmik, Manoela Lima e Mariana Santos.
Gabriela Florencia Nakamura
Flashcards by Gabriela Florencia Nakamura, updated more than 1 year ago
Gabriela Florencia Nakamura
Created by Gabriela Florencia Nakamura about 4 years ago
35
0

Resource summary

Question Answer
O que é saúde mental? A saúde é um estado de completo bem -estar fisico, mental e social.Não é apenas a ausência de doenças ou enfermidades (OMS)
O que seria um olhar para a doença? A saúde como ausência da doença, visão medicamentalista e tratamentos de transtornos.
O que seria um olhar para a saúde? Saúde como estado natural,visão positiva e preventiva, acolhimento do sofrimento e escuta.
O que seria medicamentalização? "Ao nos depararmos com a quantidade de diagnósticos e sintomas que o DSM traz a cada nova revisão, parece muito dificil qualquer pessoa, ao longo da sua vida não se enquadrar em algum tipo de transtorno" Zanella, M., et al., 2016,. Sendo assim, a medicamentalização são problemas que antes eram tratados em sua complexidade e singularidade e hoje são apresentados como doenças, déficits ou transtornos.
No mundo contemporâneo, que fatores afetam a nossa saúde mental? Alguns exemplos são: Tempo: nos cobramos a sermos produtivos durante 24h por dia; Trabalho: muitas vezes trabalhamos muito além das nossas cargas horárias; Comunicação: ainda que vivamos em uma era digital contendo multiplas plataformas de comunicação, nos sentimos muito sozinhos. Redes Sociais: a quantidade de informações as quais somos expostos através das redes sociais, desde notícias online à padrões de cobrança impostos pela sociedade devem nos fazer questionar se ainda é saudável navegar por estes aplicativos ou não.
Como os efeitos do comprometimento da saúde mental refletem na sociedade? Stress: estressar-se com facilidade e frequentemente; Rendimento: queda de sua produtividade; Pressão: impor metas “impossíveis”, levando ao estresse; Síndrome de Burnout: a doença do Séc. XXI; Crise emocional: Abalar-se com qualquer situação estressante; Isolamento: Isolar-se com maior frequência de amigos/família.
Quais as questões mais comuns da saúde mental que ocasionam absenteismo e rotatividade no ambiente de trabalho? Ansiedade, depressão e estresse.
O que é ansiedade? Ansiedade é um alerta do corpo que nos ajuda em novos desafios, mas atrapalha quando se torna rotina. Dessa forma, é possível que a ansiedade se torne um grande problema, quando ocorre de forma frequente e rotineira. É a partir dessas mudanças emocionais que precisamos ficar alertas para encarar o desafio de superar o incômodo. Segundo Drauzio Varella, “os distúrbios de ansiedade são provocados por desordens do sistema nervoso simpático, que liberam, na circulação, quantidades inadequadamente altas dos hormônios envolvidos na reação de estresse”.Ou seja, essas alterações em nosso bem-estar emocional podem se tornar algo maior e é aí que precisamos buscar a ajuda de especialista para encontrar novas ferramentas de curar a ansiedade e as situações de distúrbio.
Quais os principais sintomas da ansiedade? Sintomas físicos da ansiedade: Respiração ofegante e falta de ar, palpitações e dores no peito, fala acelerada, sensação de tremor e vontade de roer as unhas, agitação de pernas e braços, tensão muscular, tontura e sensação de desmaio, enjoo e vômitos, irritabilidade, enxaquecas, boca seca e hipersensibilidade de paladar e insônia. Sintomas psicológicos da ansiedade: Preocupação excessiva, dificuldade de concentração, nervosismo, medo constante, sensação de que se pode perder o controle ou que algo ruim vai acontecer e desequilíbrio dos pensamentos.
Como controlar e tratar a ansiedade? A adoção de um estilo de vida saudável é altamente recomendado para prevenir e reduzir a ansiedade, assim como a mudança de hábitos diários. E a terapia, seja ela com um psicólogo online ou presencial, é a melhor aliada na iniciativa de diminuir a ansiedade e enfim tratá-la.
Cite alguns exemplos de doenças mentais Ansiedade. Mal-estar psicológico ou stress continuado. Depressão. Dependência de álcool e outras drogas. Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia Atraso mental. Demências.
O que é depressão? Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.
Quais são os sintomas da depressão? A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.
Quais são as causas da depressão Genética: estudos com famílias, gêmeos e adotados indicam a existência de um componente genético. Estima-se que esse componente represente 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão; Bioquímica cerebral: há evidencias de deficiência de substancias cerebrais, chamadas neurotransmissores. São eles Noradrenalina, Serotonina e Dopamina que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor; Eventos vitais: eventos estressantes podem desencadear episódios depressivos naqueles que tem uma predisposição genética a desenvolver a doença.
Qual o tratamento para depressão? A Depressão é uma doença mental de elevada prevalência e é a mais associada ao suicídio, tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada. O tratamento é medicamentoso e psicoterápico. A escolha do antidepressivo é feita com base no subtipo da Depressão, nos antecedentes pessoais e familiares, na boa resposta a uma determinada classe de antidepressivos já utilizada, na presença de doenças clínicas e nas características dos antidepressivos. 90-95% dos pacientes apresentam remissão total com o tratamento antidepressivo. É de fundamental importância a adesão ao tratamento, uma vez interrompido por conta próprio ou uso inadequado da medicação, pode aumentar significativamente o risco de cronificação. O tratamento pode ser realizado na Atenção Primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios especializados.
Show full summary Hide full summary

Similar

Saúde Mental
andreafariae
Saúde Mental
robertabona
Questões de Saúde mental e saúde coletiva
lorranycoelho
Psicologia do Esporte
Thayna Portal
Entrevistas Preliminares
Giselle Fleury
O Milagre da Manhã
Gabriel Areco
O que sustenta a convivência na Diferença?
Pâmela Araujo Bernardo
SAÚDE MENTAL
marioliveira_silva
Flash Card Saúde Mental
marioliveira_silva
Suicídio
Luiz Paulo Miotto
Redução de danos e linhas de cuidado
Pâmela Araujo Bernardo