Diagnóstico de Gravidez

Description

Flashcard de Práticas funcionais, sobre diagnóstico de gravidez. 4ºPeríodo, maio 2020
Déborah Clemente
Flashcards by Déborah Clemente, updated more than 1 year ago
Déborah Clemente
Created by Déborah Clemente almost 4 years ago
21
0

Resource summary

Question Answer
Diagnóstico de Gravidez Ainda que uma gestação não seja um quadro patológico propriamente dito, esta possui tanto sinais e sintomas característicos, como critérios diagnósticos para avaliar sua progressão e possíveis complicações.
Sinais e sintomas de gravidez -aumento dos seios; -enjoos/vômitos; -mais sono; -mais fome; -aumento da frequência urinária; -maior sensação de cansaço.
Qual é o primeiro exame que a mulher pode fazer caso suspeite de uma gestação? O Teste Rápido de Gravidez (TRG) é disponibilizado na Atenção Básica, pela Estratégia Rede Cegonha; também pode ser encontrado em farmácias. O TRG, através da urina, detecta HCG em aumento; pode ser realizado na própria UBS, ou em casa.
O que é HCG? Porque é útil para detectar gravidez? HCG é o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana.Produzido na placenta (por cél. trofoblásticas), mantém o corpo lúteo e o estradiol e progesterona. Pode ser detectado no sangue e na urina a partir de 6 a 12 dias pós concepção, por isso serve no diagnóstico da gestação
Qual a relevância das subunidades do HCG, se são produzidas de maneira independente? A presença do alfa HCG pode gerar falsos positivo p/ gravidez, por sua semelhança ao LH,FSH e TSH; está + ligado a carcinomas, climatério ou uso de psicotrópicos. Já o beta HCG tem < reação cruzada c/ LH, > sensibilidade na dosagem plasmática e dá estimativa para a idade gestacional
Indicadores para os distintos níveis de HCG relacionados à gravidez -HCG eleva níveis em 2x ou mais : 80% de prob. de implantação de embrião; HCG > 1.500- 2kµUI/mL: saco gestacional visível no USG; Ausência desse saco ou presença de massa adnexa: Gravidez ectópica; Duplicação de níveis de HCG não mais detectável: perda da gravidez; aumento sustentado após 10º sem: gestação múltipla ou neoplasia trofoblástica gestacional..
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro