Está ou estar? Quando devo usar?

Description

Dica de hoje: quando posso usar "está ou estar"?
Lúcia Amaral
Flashcards by Lúcia Amaral, updated more than 1 year ago
Lúcia Amaral
Created by Lúcia Amaral almost 4 years ago
1383
0

Resource summary

Question Answer
Empregamos o verbo estar: Em locuções verbais como verbo principal; Exemplo: O Rômulo ainda não chegou, deve estar atrasado. [verbo principal]
O que vem a ser uma Locução Verbal? ... é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo.
Em sentenças em que o verbo rege preposição. Joana gosta de estar sempre arrumada em seu trabalho. [o verbo “gosta” rege a preposição “de”]
Mas o que vem a ser preposição? Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Exemplo: Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir. [de é preposição].
Empregamos o verbo está: Quando queremos falar de algo no presente, ou que acontece com frequência, como um hábito, ou uma situação permanente..
Exemplos de emprego do verbo está: Exemplos: Está chovendo. [tempo presente] Ela está por aqui todos os dias caminhando com seu cachorro. [hábito] A Terra está girando em torno do Sol. [situação permanente]
Empregamos o verbo está: Como verbo auxiliar em locuções verbais. Exemplos: João está chegando de viagem. Ana já está preparada para a prova de domingo.
Agora observe o exemplo abaixo. Ele está correto? Ela está muito vermelha, deve estar com febre. Se sua resposta foi sim, você acertou! O verbo "está" encontra-se flexionado no presente do indicativo, demonstrando uma constatação no momento da fala. Já o verbo "estar" é o verbo principal da locução verbal deve estar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.