BAQO 23 - Eco

Description

Professional Economia Flashcards on BAQO 23 - Eco, created by Shinji Carvalho on 16/03/2015.
Shinji Carvalho
Flashcards by Shinji Carvalho , updated more than 1 year ago
Shinji Carvalho
Created by Shinji Carvalho about 9 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Modo de financiamento da compra e queima de café por Vargas Emissão monetária
Vargas adota política protecionista industrial, além de queimar café isso aí
Momentos do governo Epitácio Pessoa -1919 -1919 - recuperação mundial pós-guerra. Aumento do preço do café, com maior entrada de dólares, aumenta arrecadação de impostos e expansão dos gastos (Reforma do RJ, centenário da independência, construção de açudes). Os superávits e os gastos causaram aumento da oferta de moedas.
Momentos do governo Epitácio Pessoa 1920 1920 - Inflexão da política econômica europeia. Contracionismo fiscal e monetário para combater a inflação. Queda no preço e na venda de café.
Momentos Epitácio Pessoa 1921 Para enfrentar o novo contexto, há novo plano de defesa do café, com manutenção dos gastos públicos, o que gera déficit fiscal e aumento da inflação.
Momentos Epitácio Pessoa 1922 Grande déficit público, desequilibrios no BP, alta inflação (corroi poder de compra, especialmente das classes urbanas, o que gera diversos movimentos de contestação).
Anos 1906-1912 Forte prosperidade para a economia brasileira, devido aos altos superávits no BP, ocorridos devido a: 1) Suspensão do pagamento da dívida 2) Alta do café - convênio de Taubaté 3) Exportação da borracha 4) IED - Padrão Ouro, com a Caixa de conversão (câmbio fixo) 5) Aumento da arrecadação e dos gastos.
Adoção da Caixa de Conversão, em 1906 Entre 1898 e 1906, a câmbio valoriza, prejudicando o exportador. O cambio fixo era do interesse dos cafeicultores, pois impedia a continua valorização.
Contexto da Política do Encilhamento Durante o império, o Brasil manteve o padrão ouro sempre que possível, deixando pouca moeda em circulação. Sem a expansão monetária, a concentração favorecia às elites. Ao final do império, a falta de moedas impede o crescimento econômico, gerando debate entre papelistas e metalistas.
Encilhamento Política monetária não ortodoxa. Emissão de moedas por bancos privados latreada em títulos públicos para projetos industriais. Esperava-se aumento da oferta, contendo a inflação (não ocorreu, pois dinheiro foi especulativo) Contexto de queda do preço do café
Artur Bernardes Governo de ajustes para conter excessos de Epitácio Pessoa -Contracionismo monetário e fiscal (estadualização da defesa do café) Redução do crescimento, com queda da inflação, diminuição da absorção interna e melhora do BP.
Missão inglesa ao Brasil (1924) -Condição para novo empréstimo é o fim da política de defesa do café pelo Brasil - estadualização da defesa. Esse é um dos motivos do rompimento entre SP e MG.
Fim do governo Artur Bernardes -Excesso de divisas e pressão para valorização do câmbio.
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Panorama econômico da América Latina
Carolina Foganholo
Microeconomia - introdução
Luísa GT
China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES
Nova Ordem Mundial
Ighor Ferreira