Flashcards sobre membrana plasmática

Description

Membrana Plasmática, capítulo 3, Biologia 1.
Júlia Moreira
Flashcards by Júlia Moreira, updated more than 1 year ago
Júlia Moreira
Created by Júlia Moreira almost 4 years ago
18
1

Resource summary

Question Answer
O que são microvilosidades na membrana plasmática? São expansões da membrana que permitem maior contato entre as células e o alimento.
O que são desmossomos? Estruturas formadas por proteínas que mantém as células unidas entre si, permitindo que estiquem sem que se desprendam.
Como ocorre o transporte passivo? A substância passa de um meio mais concentrado para um menos, sem gasto de ATP.
Como ocorre o transporte ativo? Átomos, moléculas e/ou íons passam do meio menos concentrado para o mais (contra o gradiente de concentração), assim, gasta energia/ATP.
O que é o gradiente elétrico? É gerado pela diferença de cargas negativas e positivas na membrana plasmática.
O que é difusão simples? É a passagem passiva de solutos a favor do gradiente de concentração. Geralmente, ocorre com moléculas apolares, pois são capazes de se difundir nos lipídios da membrana.
Como ocorre a difusão facilitada? O transporte de algumas substâncias ocorre com a ajuda de uma proteína canal, que atravessa a membrana, e de proteínas permeases que se conectam a substância permitindo que esta atravesse para o meio intra ou extra celular sem gasto de ATP, e a favor do gradiente de concentração.
Dentro do conceito de difusão facilitada, o que é especificidade, saturação, e competição? Especificidade: para cada soluto existe uma permease específica. Saturação: a velocidade do processo dependerá da quantidade de transportadores disponíveis. Competição: existem substâncias que bloqueiam ou inibem o transporte de determinado soluto através de sua permease específica.
O que é meio hipertônico e hipotônico? Hipertônico: meio com maior quantidade de soluto (substância). Hipotônico: meio com menor quantidade de soluto.
O que é osmose? Como ocorre? Osmose é a passagem de moléculas de água através de um membrana semipermeável (permeável ao solvente, mas não ao soluto). Ocorre através de proteínas aquaporinas, e do meio hipotônico para o hipertônico.
O que é endocitose? Na endocitose a célula engloba microrganismos, e substâncias do meio extracelular.
Quais são os dois tipos de endocitoses? Fagocitose e pinocitose
Como ocorre a fagocitose? Nesse processo, a célula cria expansões de seu citoplasma, chamadas de pseudópodos, que englobam substâncias ou microrganismos do meio extracelular, e estes ficaram presos em vacúolos (fagossomos), até serem digeridas.
Como ocorre a pinocitose? Na pinocitose, célula engloba líquidos e macromoléculas dissolvidas em água, a partir da formação de invaginações, que envolveram o material formando pequenas vesículas, chamadas de pinossomos.
O que é exocitose? Fusão de vesículas intracelulares com a membrana, resultando na eliminação de substâncias para o meio extracelular.
Onde está localizada a parede celular? Em que seres é possível encontrá-la? Em volta da membrana plasmática. Encontrada em bactérias, fungos, algas e plantas.
O que são plasmodesmos? São poros localizados entre células adjacentes e que permitem a comunicação e o movimento de pequenas células.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos