Cadeia Alimentar e Teias Tróficas

Description

Enem Biologia (Ecologia) Flashcards on Cadeia Alimentar e Teias Tróficas, created by Helena Macedo on 29/05/2020.
Helena Macedo
Flashcards by Helena Macedo, updated more than 1 year ago
Helena Macedo
Created by Helena Macedo almost 4 years ago
100
0

Resource summary

Question Answer
Qual a diferença entre cadeia e teia alimentar? A cadeia é linear e a teia é um conjunto de cadeias.
Quem ocupa o primeiro elo de uma cadeia alimentar? Os seres produtores ou autotróficos, capazes de produzir seu próprio alimento.
Quem ocupa o último elo de uma cadeia alimentar? Os decompositores, que se alimentam da decomposição de todos os outros seres. São eles: fungos e bactérias.
Como funcionam os níveis tróficos?
Um mesmo consumidor pode ser primário e secundário ao mesmo tempo? Sim, em teias tróficas, seres vivos podem ser vários tipos de consumidores ao mesmo tempo, ocupando diferentes níveis tróficos.
O que representam as setas nas teias tróficas? Representam a passagem de energia e matéria, portanto, apontam daquele que foi consumido para aquele que o consumiu.
Qual a diferença entre seres detritivos e seres decompositores? Seres detritivos comem carniça, como o urubu e as hienas. Seres decompositores são necessariamente fungos e bactérias.
A matéria se perde ao longo da cadeia alimentar? Não, a matéria é cíclica, portanto pode ser reciclada. Substâncias inorgânicas se tornam orgânicas através dos produtores e substâncias orgânicas se tornam inorgânicas através dos decompositores.
A energia se perde ao longo da cadeia alimentar? Sim, a energia é dissipada, reduzindo ao longo da cadeia alimentar. Quanto mais no topo da cadeia, menor é a energia existente.
O que é a Bioacumulação, biomagnificação ou Magnificação trófica? É o acumulo de poluentes não biodegradáveis ao longo da cadeia alimentar, como metais pesados e agrotóxicos. Isso ocorre porque estas substâncias não são digeridas pelos organismos e, enquanto em uma planta há uma quantidade X de agrotóxicos, o homem que come 5 plantas acumulará uma quantidade 5X destes agrotóxicos, seguindo assim ao longo da cadeia.
O que são pirâmides ecológicas? São representações gráficas e quantitativas das cadeias alimentares.
O que são as pirâmides de número? Elas podem ser invertidas? São pirâmides que demonstram o número de indivíduos presentes em cada nível trófico de uma cadeia. Podem ser invertidas.
O que são pirâmides de biomassa? Elas podem ser invertidas? São pirâmides que mostram a biomassa em cada nível trófico da cadeia. Podem ser invertidas em um único caso, do fitoplâncton e do zooplâncton.
O que são pirâmides de energia? Elas podem ser invertidas? São pirâmides que medem a energia presente em cada nível trófico. Nunca podem ser invertidas, já que a energia se dissipa ao longo da cadeia alimentar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr