Formação do Estado Moderno

Description

Flashcards on Formação do Estado Moderno, created by Ricardo Silva dos Santos on 21/03/2015.
Ricardo Silva dos Santos
Flashcards by Ricardo Silva dos Santos, updated more than 1 year ago
Ricardo Silva dos Santos
Created by Ricardo Silva dos Santos about 9 years ago
23
1

Resource summary

Question Answer
Explosão comercial urbana iniciada no séc. XI na Europa ocidental (durante a idade Média) propiciou o surgimento de um novo grupo social? Qual o motivo? A Burguesia. A fragmentação política e econômica dos feudos dificultava a expansão dos negócios.
O que motivou a burguesia a aproximação com os reis? Os abusos praticados pelos srs. dos feudos, não havia como calcular o preço das mercadorias: moedas, pesos e medidas em diferentes feudos.
O que motivou os monarcas a adotar medidas em favor desse grupo social? Alguns monarcas, interessados em ter acesso ao dinheiro da burguesia.
Outro tipo situação favorável à formação de um governo centralizado? Ameaçados por constantes revoltas – principalmente na Baixa Idade Média – e a queda da produção agrícola, os senhores feudais recorriam à autoridade real.
Para ter maiores poderes em mãos, o que o Estado monárquico buscou? O rei deveria ter autoridade e legitimidade suficientes para criar leis, formar exércitos e decretar impostos.
Quais os três mecanismos de ação, em que as monarquias foram estabelecendo por meio de ações conjuntas e tinham o apoio tanto da burguesia comerciante, quanto da nobreza feudal. O Estado monárquico buscou o controle sobre questões de ordem fiscal, jurídica e militar.
Em outros termos, o rei deveria ter autoridade e legitimidade suficientes para criar? Criar leis, formar exércitos e decretar impostos.
Qual foi o passo importante para que os limites territoriais fossem fixados e para que fosse possível a imposição de uma autoridade de ordem nacional? A formação de exércitos.
Quais mudanças personalizaram a supremacia política dos Estados europeus na figura individual de um rei. > Instituir tributos que sustentariam o Estado; > regulamentar os impostos a serem cobrados em seu território; > as moedas novo padrão de valor, peso e medida capaz de calcular antecipadamente os ganhos obtidos com o comércio e a cobrança de impostos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mercantilismo
Professor Junior
Absolutismo e Mercantilismo
Professor Junior
MAPA MENTAL - ABSOLUTISMO
Abelardo Lopes Monteiro Neto
Estados Modernos
Bruna Machado
Revolução Francesa - 1789 - 1799
Nedson Coelho Nedson
Revolução Inglesa
Israel Rienzo
revolução francesa: das origens à revolução burguesa
Leticia Magalhaes
MERCANTILISMO
VITORIA CANCELLI
ECONOMIA
William Batista
absolutismo francês
Leticia Magalhaes
Monarquia Absolutista Inglesa
Débora Rodrigues