Correntes Vanguardistas da Arte 1

Description

Correntes Vanguardistas da Arte
Fatima Bessa
Flashcards by Fatima Bessa, updated more than 1 year ago
Fatima Bessa
Created by Fatima Bessa almost 4 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
O impressionismo é tido como o movimento que deu origem a arte moderna. As obras impressionistas transmitem a sensação de alegria e harmonia, isto devido a presença dos contrastes, da luz e da claridade das cores, principalmente. Características: -Ênfase nos temas da natureza, -Uso de técnicas de pintura que valorizam a ação da luz natural. -Valorização da decomposição das cores; -Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosidade. -Pinceladas curtas de cores puras; -Figuras sem contornos bem definidos; Ilusão perfeita da vibração da luz e cor; -Temas do quotidiano; -Impressão do momento; -Pintavam ao ar livre.
Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza.De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento. Características: -substituição da natueza por figuras geométricas; -a representação das partes de um objeto no mesmo plano (sem perspetiva); - elementos de arte africana;
O Fauvismo foi um movimento que teve basicamente dois princípios: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, sem mistura. As figuras não são representadas tal qual a forma real, ao passo que as cores são usadas da maneira que saem do tubo de tinta. Os princípios deste movimento artístico eram: Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com emoções; Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias; Emprego das cores puras; As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens. Características Pincelada violenta, espontânea e definitiva; Ausência de ar livre; Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjectiva, não correspondendo à realidade; Autonomização completa do real; Uso exclusivo das cores puras; Pintura por manchas largas, formando grandes planos.
Show full summary Hide full summary

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
História da Arte: Impressionismo
carlanardesbis
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
Música
Philosophus Rex
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte
GoConqr suporte .
Arte Rupestre
GoConqr suporte .
Dadaísmo
prof_raphael_arte