PATOLOGIA - TUBERCULOSE

Description

Flashcards on PATOLOGIA - TUBERCULOSE , created by Stephanny Werner on 22/06/2020.
Stephanny  Werner
Flashcards by Stephanny Werner, updated more than 1 year ago
Stephanny  Werner
Created by Stephanny Werner almost 4 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Qual a forma de transmissão da Tuberculose? E quais são os sintomas apresentados por esta doença? A Tuberculose é uma doença de transmissão aérea que se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Mas existem outros sintomas como: Febre vespertina; Sudorese noturna; Emagrecimento; Cansaço/fadiga. Indivíduos que apresentem tosse por três semanas ou mais, devem ser investigados para tuberculose. Imagem: Esta imagem retrata um individuo infectado pela tuberculose, sendo que esta com tosse como da para perceber na imagem apresenta os pulmões carregados pelas bactérias.
Qual a diferença entre Diabetes do tipo 1, e Diabetes do tipo 2? E quais são os tratamentos para essa doença? Diabetes tipo 1: Geralmente, acomete crianças e adolescentes e concentra de 5 a 10% do total de pessoas portadoras de diabetes. É chamada de doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo. Diabetes tipo 2: Essa é a apresentação mais comum da doença. Em torno de 90% das pessoas diagnosticadas (normalmente adultos, mas crianças também podem apresentar). Ela surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz. ou o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar glicemia. Fatores genéticos podem interferir. Diabetes do Tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores considerados normais. Diabetes Tipo 2, o tratamento consistem os seguintes medicamentos/técnicas: Inibidores da alfaglicosidase: impedem a digestão e absorção de carboidratos no no intestino;Sulfonilureias: estimulam a produção pancreática de insulina pelas células;Glinidas: agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.
O que é diabete gestacional? Quais os sintomas? O corpo passa a produzir uma maior quantidade de insulina, responsável por transportar a glicose dos alimentos até as células. Isso acontece com intensidade no último trimestre da gravidez Acontece que outros hormônios liberados pela placenta atrapalham esse processo e obrigam o pâncreas, a trabalhar dobrado para manter os níveis da substância em ordem. Muitas vezes, o esforço não é suficiente e sobra açúcar demais na corrente sanguínea. A doença coloca em risco a saúde do bebê, que passa a receber muita glicose por meio da placenta. O pâncreas do feto acaba sobrecarregado: mesmo trabalhando a todo vapor, não há hormônio suficiente para transformar glicose em energia nas suas células. Os sintomas: Sede constante, vontade frequente de urinar e cansaço. Imagem representa a mãe aplicando insulina para conseguir suprir as necessidades do organismo.
O que é o Hipertireoidismo? Quais os principais hormônios envolvidos? E quais são os seus sintomas? É caracterizado pela produção excessiva dos hormônios que auxiliam na manutenção do metabolismo, podendo ser considerado como uma doença autoimune. Hormônios: Há dois principais hormônios envolvidos nesta patologia, são eles hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Sintomas: Perda de peso rápida; Unhas frágeis e quebradiças; Queda de cabelo; Agitação; Impaciência; Depressão Imagem se refere a uma pessoa que apresenta ter hipertireoidismo em um grau bem avançado.
Como podemos perceber hipertireoidismo através de um auto exame? Qual o seu tratamento e a sua prevenção ? Verificação: Através de uma técnica chamada inspeção, podemos observar se em nossa região do pescoço há uma protuberância mais conhecida como “inchaço”, é uma das evidências da falha da tireoide e pode propiciar o hipertireoidismo, o inchaço evidente na região do pescoço é resultado de uma massa que comprime a traqueia e dificulta a respiração, outro modo é a palpação, onde podemos tocar o nosso pescoço em busca de nódulos superficiais na região da tireoide. Tratamento: Remédios de uso oral bloqueiam a liberação exagerada de hormônios pela tireoide. Dependendo do estágio do hipertireoidismo, é possível recorrer à cirurgia para retirar a tireoide ou realizar uma terapia com iodo radioativo, que destrói parte da glândula. Prevenção: O fator alimentar mais importante para a formação dos hormônios T3 e T4 é a ingestão adequada de iodo. Para resguardar a tireoide, são necessários 150 microgramas por dia. Imagem contém algumas informações sobre os sinais e sintomas da doença.
Tuberculose e o HIV A tuberculose em pessoas que vivem com HIV é uma das condições de maior impacto na mortalidade por HIV e por tuberculose no país. Essas pessoas têm maior risco de desenvolver a tuberculose, e muitas vezes, só têm o diagnóstico da infecção pelo HIV durante a investigação/confirmação da tuberculose. Devido ao risco aumentado de adoecimento por tuberculose, em toda visita da pessoa que vive com HIV aos serviços de saúde, deve ser questionada a presença de tosse e de febre, sudorese noturna ou ema­grecimento, os quais associados ou não à tosse, também podem indicar tuberculose. O diagnóstico precoce de infecção pelo HIV em pessoas com tuberculose e o início oportuno do tratamento antirretroviral reduzem a mortalidade. Portanto, o teste para diagnóstico do HIV (rápido ou sorológico) deve ser ofertado a toda pessoa com diagnóstico de tuberculose. Imagem se refere a campanha existente para o combate a tuberculose com HIV.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biological Molecules Definitions
siobhan.quirk
Literature
Emma Madden
Biology Unit 1
hannahsanderson1
CHEMISTRY C1 7
x_clairey_x
Religious Studies Key Concepts
Keera
Utilitarianism
ellie.blythe
Biology (B3)
Sian Griffiths
2.1.4 Data Representation
Lavington ICT
CHARACTERS IN OF MICE AND MEN
jessicasusanevans
Physics P1
themomentisover
SFDC App Builder 1 (26-50)
Connie Woolard