PATOLOGIA - TUBERCULOSE

Description

Flashcards on PATOLOGIA - TUBERCULOSE , created by Stephanny Werner on 06/22/2020.
Stephanny  Werner
Flashcards by Stephanny Werner, updated more than 1 year ago
Stephanny  Werner
Created by Stephanny Werner about 4 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
Qual a forma de transmissão da Tuberculose? E quais são os sintomas apresentados por esta doença? A Tuberculose é uma doença de transmissão aérea que se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Mas existem outros sintomas como: Febre vespertina; Sudorese noturna; Emagrecimento; Cansaço/fadiga. Indivíduos que apresentem tosse por três semanas ou mais, devem ser investigados para tuberculose. Imagem: Esta imagem retrata um individuo infectado pela tuberculose, sendo que esta com tosse como da para perceber na imagem apresenta os pulmões carregados pelas bactérias.
Qual a diferença entre Diabetes do tipo 1, e Diabetes do tipo 2? E quais são os tratamentos para essa doença? Diabetes tipo 1: Geralmente, acomete crianças e adolescentes e concentra de 5 a 10% do total de pessoas portadoras de diabetes. É chamada de doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo. Diabetes tipo 2: Essa é a apresentação mais comum da doença. Em torno de 90% das pessoas diagnosticadas (normalmente adultos, mas crianças também podem apresentar). Ela surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz. ou o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar glicemia. Fatores genéticos podem interferir. Diabetes do Tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores considerados normais. Diabetes Tipo 2, o tratamento consistem os seguintes medicamentos/técnicas: Inibidores da alfaglicosidase: impedem a digestão e absorção de carboidratos no no intestino;Sulfonilureias: estimulam a produção pancreática de insulina pelas células;Glinidas: agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.
O que é diabete gestacional? Quais os sintomas? O corpo passa a produzir uma maior quantidade de insulina, responsável por transportar a glicose dos alimentos até as células. Isso acontece com intensidade no último trimestre da gravidez Acontece que outros hormônios liberados pela placenta atrapalham esse processo e obrigam o pâncreas, a trabalhar dobrado para manter os níveis da substância em ordem. Muitas vezes, o esforço não é suficiente e sobra açúcar demais na corrente sanguínea. A doença coloca em risco a saúde do bebê, que passa a receber muita glicose por meio da placenta. O pâncreas do feto acaba sobrecarregado: mesmo trabalhando a todo vapor, não há hormônio suficiente para transformar glicose em energia nas suas células. Os sintomas: Sede constante, vontade frequente de urinar e cansaço. Imagem representa a mãe aplicando insulina para conseguir suprir as necessidades do organismo.
O que é o Hipertireoidismo? Quais os principais hormônios envolvidos? E quais são os seus sintomas? É caracterizado pela produção excessiva dos hormônios que auxiliam na manutenção do metabolismo, podendo ser considerado como uma doença autoimune. Hormônios: Há dois principais hormônios envolvidos nesta patologia, são eles hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Sintomas: Perda de peso rápida; Unhas frágeis e quebradiças; Queda de cabelo; Agitação; Impaciência; Depressão Imagem se refere a uma pessoa que apresenta ter hipertireoidismo em um grau bem avançado.
Como podemos perceber hipertireoidismo através de um auto exame? Qual o seu tratamento e a sua prevenção ? Verificação: Através de uma técnica chamada inspeção, podemos observar se em nossa região do pescoço há uma protuberância mais conhecida como “inchaço”, é uma das evidências da falha da tireoide e pode propiciar o hipertireoidismo, o inchaço evidente na região do pescoço é resultado de uma massa que comprime a traqueia e dificulta a respiração, outro modo é a palpação, onde podemos tocar o nosso pescoço em busca de nódulos superficiais na região da tireoide. Tratamento: Remédios de uso oral bloqueiam a liberação exagerada de hormônios pela tireoide. Dependendo do estágio do hipertireoidismo, é possível recorrer à cirurgia para retirar a tireoide ou realizar uma terapia com iodo radioativo, que destrói parte da glândula. Prevenção: O fator alimentar mais importante para a formação dos hormônios T3 e T4 é a ingestão adequada de iodo. Para resguardar a tireoide, são necessários 150 microgramas por dia. Imagem contém algumas informações sobre os sinais e sintomas da doença.
Tuberculose e o HIV A tuberculose em pessoas que vivem com HIV é uma das condições de maior impacto na mortalidade por HIV e por tuberculose no país. Essas pessoas têm maior risco de desenvolver a tuberculose, e muitas vezes, só têm o diagnóstico da infecção pelo HIV durante a investigação/confirmação da tuberculose. Devido ao risco aumentado de adoecimento por tuberculose, em toda visita da pessoa que vive com HIV aos serviços de saúde, deve ser questionada a presença de tosse e de febre, sudorese noturna ou ema­grecimento, os quais associados ou não à tosse, também podem indicar tuberculose. O diagnóstico precoce de infecção pelo HIV em pessoas com tuberculose e o início oportuno do tratamento antirretroviral reduzem a mortalidade. Portanto, o teste para diagnóstico do HIV (rápido ou sorológico) deve ser ofertado a toda pessoa com diagnóstico de tuberculose. Imagem se refere a campanha existente para o combate a tuberculose com HIV.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography - Unit 1A
NicoleCMB
English Literary Terminology
Fionnghuala Malone
AQA GCSE Physics Unit 2.2
Matthew T
Characters in Lord of the Flies
lowri_luxton
Maths Revision- end of year test
hannahsquires
Cells - Biology AQA B2.1.1
benadyl10
Forms of Business Ownership Quiz
Noah Swanson
Plant and animal cells
Tyra Peters
Whole Number Glossary L1
Lee Holness
Forces and motion
Catarina Borges
Procedimientos Operacionales
Adriana Forero