Biologia

Description

Flashcards on Biologia, created by eng.lucasmariz on 29/09/2013.
eng.lucasmariz
Flashcards by eng.lucasmariz, updated more than 1 year ago
eng.lucasmariz
Created by eng.lucasmariz over 10 years ago
44
2

Resource summary

Question Answer
Quando e como surgiu o planeta Terra? Surgiu a cerca de 4,6 bi anos atrás, através do condensamento de poeira, rochas e gases presentes no disco de matéria que girava em torno do Sol em formação.
Por que o surgimento de vida era impossível nos primórdios da Terra? A Terra era um globo de fogo: o processo de formação da Terra acabou fundindo seus materiais internos, que eram expelidos violentamente através de erupções vulcânicas.
Qual era a concepção das pessoas sobre a vida antigamente? Até meados do séc. XII: Deus criou os seres mais complexos, e os mais simples formavam-se através da abiogênese.
Quais os maiores avanços da Biologia no séc. XIX? Louis Pasteur: biogênese; Charles Darwin: evolucionismo;
O que é a Teoria do Big Bang? É a teoria mais aceita para o começo do Universo. Proposta por Georges Lemaître e George Gamow, diz que o Universo começou como um grão primordial ultradenso que explodiu e deu origem espaço, tempo, matéria e energia que compõem o Universo.
Quais as evidências que sustentam a Teoria do Big Bang? As equações de Einstein em sua teoria da relatividade propunham que o Universo está em expansão. Vesto Slipher e Edwin Hubble perceberam o deslocamento para o vermelho nas galáxias através de telescópios potentes.
Por que a Teoria da Abiogênese prevaleceu por tanto tempo entre os cientistas? Porque um de seus defensores era Aristóteles, que tinha muita influência sobre o pensamento ocidental. Outros defensores famosos são Isaac Newton e René Descartes.
Qual foi o primeiro grande ataque à Abiogênese? Um experimento realizado em meados do séc. XVII pelo médico italiano Francesco Redi, a respeito de vermes em cadáveres. Acabou-se constatando que eles surgiam de ovos depositados por moscas, e não espontaneamente.
O que foi a Abiogênese microbiana? Após Leeuwenhoek observar os micróbios no seu microscópio, surgiram pessoas afirmando que, por serem tão simples, eles surgiam espontaneamente.
O que foi o experimento de Joblot? Realizado em 1711 por Louis Joblot, foi um grande ataque à abiogênese microbiana. Através da observação de dois recipientes contendo caldo nutritivo, um fechado e outro aberto, ele concluiu existirem "sementes" no ar que dariam origem aos micróbios.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos